Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Alexandre Schneider/EXEMPLUS/CPB _ Alana foi ao pódio em todos os torneios internacionais da carreiraAlana Maldonado, judoca do Palmeiras, conquistou a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, neste domingo, na disputa da categoria feminina até 70kg. Vice-líder do ranking global e atual campeã mundial, a palmeirense foi ao pódio do torneio pela segunda vez na carreira, já que também foi prata nos Jogos de Toronto, no Canadá, em 2015.

Logo no primeiro combate, Alana teve pela frente a mexicana Lenia Alvarez, algoz nos últimos campeonatos. O duelo, um dos mais aguardados do Parapan, foi bastante equilibrado nos primeiros instantes. No entanto, a arbitragem viu falta de combatividade da brasileira durante a luta, e, por conta disso, a paratleta levou três punições, fato que deu a vitória à adversária.

Nos embates seguintes, a palmeirense derrotou por ippon logo nos primeiros segundos de luta as adversárias Christella Garcia, dos Estados Unidos, Nadia Boggiano, da Argentina, e Cynthia Simon, também dos EUA. Ela, inclusive, levou menos de um minuto para vencer os combates.

A judoca compete pela categoria B2 para deficientes visuais (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão) e, desde sua chegada à Seleção Brasileira, em 2015, ela nunca ficou de fora do pódio em competições internacionais. A escrita foi mantida, e seu próximo compromisso com a Seleção Brasileira será o Grand Prix IBSA, em setembro, no Uzbequistão.

Com o encerramento das competições de judô, o Palmeiras foi ao pódio com seus dois representantes nos Jogos Parapan-Americanos. Além de Alana, Thiego Marques, dos pesos ligeiros masculinos (até 60kg), foi medalhista de bronze em sua primeira participação no torneio.