Alexandre Mattos apresenta novos reforços e explica planejamento para 2019

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Mattos atendeu jornalistas nesta sexta (04)Um dia depois da reapresentação oficial do elenco do Palmeiras após o período de férias, o diretor de futebol Alexandre Mattos concedeu entrevista coletiva, na Academia de Futebol, para falar sobre o planejamento do clube para 2019. Antes da conversa com os jornalistas, que ocorreu nesta sexta-feira (04), o dirigente também entregou a nova camisa do Alviverde, com o número 10 e a palavra decacampeão nas costas, a cada um dos cinco reforços do time para este ano: Matheus Fernandes, Zé Rafael, Felipe Pires, Carlos Eduardo e Arthur Cabral. As contratações não conversaram com a imprensa, mas darão coletiva nos próximos dias.

Durante a entrevista, Mattos comentou sobre a possível vinda de outros jogadores, a situação do atacante Dudu e valorizou as competições que o Verdão disputará ao longo do ano.

>Confira abaixo os principais trechos da coletiva de Mattos:

Possível chegada de Ricardo Goulart

“A gente não fala sobre jogador que não está aqui. Especificamente sobre o Goulart, até pela euforia criada, o Palmeiras hoje tem um grupo bem sacramentado e definido por sua comissão técnica. O Ricardo é um excepcional jogador e um grande amigo meu, mas, no momento, ele ainda está se recuperando de uma lesão, inclusive fazendo o tratamento aqui. Sinceramente, não tem conversa com o time dele para entender o que pode ser feito. Se por um acaso após a lesão tivermos viabilidade financeira, podemos estudar o caso. Nem a diretoria e nem a comissão técnica estão nessa ansiedade. Neste momento, não tem qualquer avanço com relação a isso, até porque ele está em uma fase de recuperação.”

Prioridade para Copa Libertadores?

“No início de 2018, durante a primeira coletiva do ano, eu também estive aqui e disse ao nosso torcedor que o Palmeiras vinha forte como protagonista, mas isso não significa que o Palmeiras é único e sozinho. Há grandes equipes no Brasil. Tem um Cruzeiro com um treinador que irá para o terceiro ano de trabalho e com um elenco forte, tem o São Paulo e o Corinthians que se reforçaram bastante, o Flamengo tentando se reforçar e com um time muito forte, o Inter e o Grêmio muito fortes também… O Palmeiras é uma das forças. Não é a única e nem a favorita. Temos uma obrigação com o nosso torcedor, que é ser protagonista e uma equipe que vai atrás de seus sonhos. E o sonho sempre é buscar títulos, independentemente de qual seja a competição. O Palmeiras vem trabalhando nos últimos quatros anos e conseguindo fazer equipes para conquistar títulos. Às vezes consegue, às vezes não. A Libertadores é um dos campeonatos que queremos, mas não tem essa obsessão desenfreada. O segredo para ganhar a Libertadores é sempre estar jogando. E, pela primeira vez na história, o Palmeiras jogará a Libertadores pela quarta vez seguida.”

Situação do atacante Dudu

“Ele tem contrato até 2022. Ele teve um contato no meio de 2016, foi o período mais crítico de uma quase saída do Dudu e não se criou toda essa situação. Em janeiro de 2017, a China veio, no meio de 2017 também. No começo de 2018, a China veio de novo e, no meio do ano,

vieram do jeito que todos sabem. Não tivemos proposta neste ano, mas, se tivermos, tentaremos mantê-lo pelo planejamento do clube. Entendemos o lado de todos, mas o que queremos é a manutenção do Dudu e tentaremos de todas as formas.”

Número de jogadores no elenco para 2019

“No ano passado, tivemos 28 jogadores. Eu via muita gente falando que o Palmeiras tinha um elenco muito grande, mas não era verdade, tínhamos apenas 28. Tivemos dificuldade durante o ano e ficamos limitados em algumas posições. Queremos aumentar um pouco esse número. Um ou outro jogador ainda deve sair, mas o Felipão pediu para observar todos. Ele tomará a decisão futuramente, mas sem pressa. Quem analisa o projeto do Palmeiras vê que o Palmeiras prioriza muito os jovens que estão em evolução. O Palmeiras faz o Palmeiras de agora e o Palmeiras do futuro, e assim conseguiremos manter o nível de competição que a gente projeta.”

Novos reforços

“Não citarei nomes, mas grandes jogadores pelo mundo estão tomando a iniciativa de ligar para o Palmeiras para jogar aqui, mas às vezes não temos a necessidade pelas características dos jogadores. Isso mostra que o Palmeiras está fazendo coisas boas. A gente está sempre aberto, não podemos fechar um elenco. Às vezes, a gente quer manter um jogador e ele sai. Tomara que não, mas tem a possiblidade de uma lesão também e temos que repor. Estamos abertos, mas a comissão técnica está feliz com o que tem nas mãos, nós conseguimos atendê-los. Mas podemos ter alguma mexida.”

Pressão no clube

“Desde 2015, é pressão atrás de pressão. Eu tomei pressão até dando volta olímpica com torcedor reclamando que estava passando muito rápido. A pressão aqui é constante, é característica do clube. A pressão é muito forte em alguns momentos, mas a alegria de conviver com vitórias aqui é maior do que qualquer outra situação. A gente sabe que o palmeirense é exigente. Digo aos jogadores e funcionários que fomos campeões, mas passou. Eu me cobro bastante também, passou, já comemoramos muito. O que está em primeiro lugar agora é o Campeonato Paulista, tentaremos vencer as partidas e conquistar mais um título.”

Utilizar atletas da base ao invés de contratar

“Não tem (jogadores com as características dos reforços). Se tivesse, não faríamos as contratações. A avaliação não é minha, é técnica. Quem avalia se o jogador está em condição e com maturidade de atuar é a comissão técnica, ninguém melhor do que eles para dizer se o jogador está apto para jogar. O Palmeiras é o atual campeão brasileiro e mesmo assim tem essa cobrança pela base, pois temos no Palmeiras um projeto de excelência. Ninguém faz transição como o Palmeiras, todos os dias há meninos da base treinando aqui, mas quem avalia se o menino está pronto é a comissão técnica.”

Time no Campeonato Paulista

“O Palmeiras jogará com o que tem de melhor. A ideia de limitar as inscrições em 26 jogadores no Paulista é boa, mas se fosse o último campeonato do ano ou o principal campeonato do ano. Isso faz com que o planejamento do ano sofra um pouco porque às vezes tem de deixar um ou outro jogador de fora por 1 mês e meio. O Palmeiras jogará com o que tem de melhor por respeito à sua camisa, aos torcedores e aos atletas. Agora quem escalará é o Felipão.”

CONFIRA A COLETIVA DE ALEXANDRE MATTOS E A APRESENTAÇÃO DOS REFORÇOS PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: