Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Dois atletas do time Sub-18 de futsal do Palmeiras chegaram ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos de Juventude. O goleiro Mateus Barbosa e o ala Matheus Moura faturaram a medalha de ouro inédita da modalidade para o Brasil na tarde desta quinta-feira (18), em Buenos Aires, na Argentina, após vitória sobre a Rússia por 4 a 1.

FIFA/Getty Images/Divulgação _ Em sua primeira competição pela Seleção Brasileira, Mateus faturou o ouro olímpico

Os jogadores alviverdes tiveram participação importante na campanha invicta do time brasileiro. Moura, por exemplo, marcou um dos gols da final após jogada errada dos russos e goleiro-linha fora de sua meta. Além disso, ele foi para as redes contra o Irã, na fase de grupos. Ao todo, a Seleção teve os melhores números de forma disparada ao anotar 32 gols e sofrer apenas sete em seis partidas disputadas (100% de aproveitamento).

Barbosa, por sua vez, também chegou ao Verdão neste ano e, em menos de um semestre, já emplacou um lugar entre os dez atletas que disputaram o torneio pelas suas grandes atuações no Campeonato Metropolitano. Sob os olhares de Marta, seis vezes eleita melhor jogadora de futebol do mundo, os meninos brilharam e fizeram jus ao título de “país do futsal”.

Além do Brasil, participaram da competição as seleções de Argentina (anfitriã), Rússia, Irã, Costa Rica, Ilhas Salomão, Egito, Panamá, Eslováquia e Iraque – este último, inclusive, fez amistoso histórico contra o time Sub-18 do Verdão em São Paulo (SP) antes de embarcar ao torneio.

Atletas do Verdão têm participação importante nas seleções de base

Além de fazer parte do primeiro título olímpico da história do futsal, o Palmeiras tem contribuído diretamente para as campanhas vitoriosas da base brasileira nos últimos anos. Em 2016, por exemplo, o Alviverde teve três atletas campeões do Sul-Americano Sub-17 – um deles, Rafael “Papagaio”, hoje artilheiro do Brasileirão Sub-20 de campo e presença constante em convocações para o Profissional do Verdão.

Neste ano, dois jogadores do Sub-18 palestrino faturaram o troféu continental de futsal pelo Brasil. Além de Matheus Moura, o também ala João Victor Farias contribuiu para o título da equipe verde e amarela diante da Argentina, na casa do adversário. Ambos são treinados no Verdão por Valdir de Freitas, o Val, multicampeão pela base do clube.  

“É uma grande conquista para os garotos e para nós. O Palmeiras tem melhorado a estrutura ano após ano e ter dois campeões olímpicos em nosso elenco só reforça o quão importante é este processo de formação deles. Os meninos são essenciais ao nosso time e serão fundamentais nessa retomada do Estadual. Vão chegar com moral, vamos recebê-los de braços abertos. Estou muito orgulhoso principalmente pela evolução deles desde o início da temporada”, elogiou o treinador palestrino.

Base alviverde é referência em São Paulo

Uma das principais escolas de futsal de São Paulo, o Palmeiras tem se destacado nos últimos anos com inúmeras finais e títulos dos campeonatos Metropolitano e Estadual em diversas categorias: ao todo, são 38 pódios e 21 taças de campeão desde 2015, além do título inédito e invicto da Taça Brasil Sub-9 conquistado recentemente.

Confira a campanha do futsal brasileiro nos Jogos Olímpicos da Juventude

FINAL

Brasil 4 x 1 Rússia (um gol de Matheus Moura)

Semifinal

Brasil 3 x 2 Argentina

Fase de grupos

Rússia 1 x 6 Brasil
Brasil 4 x 0 Irã (um gol de Matheus Moura)
Brasil 6 x 2 Costa Rica
Ilhas Salomão 1 x 9 Brasil