Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Os alas João Victor Farias e Matheus Moura, da equipe Sub-18 de futsal do Palmeiras, faturaram o título do Campeonato Sul-Americano da categoria pela Seleção Brasileira na última quinta-feira (29), em torneio disputado em Assunção, no Paraguai. E o troféu não poderia vir em melhor oportunidade: vitória por 3 a 2 diante da Argentina na final.
[album]

Autor de um dos gols da decisão, Matheus, que vestiu a número 9 da Canarinho pela primeira vez na carreira, foi responsável por cinco dos 45 tentos marcados pelo time na competição. O atleta do Verdão comemorou a conquista. “A palavra que vem à mente é gratidão, pois vivi momentos únicos e inesquecíveis com meus companheiros. Ajudar com um dos gols na final foi marcante para mim, e espero poder repetir esse feito nos torneios estaduais pelo Palmeiras”, falou.

Além do ótimo desempenho do ataque, a Seleção Brasileira sofreu apenas um revés: contra o Uruguai, logo na estreia. Nas demais partidas, quatro vitórias (Peru, Chile, Venezuela e Argentina) e um empate – na semifinal, diante da Colômbia.

Responsável pelo pênalti que classificou o Brasil para a final e para os Jogos Olímpicos da Juventude, em outubro – a Argentina, adversária na decisão, garantiu vaga por sediar o torneio –, João Victor destacou a importância do título para a temporada nos campeonatos estaduais de base.

“Estou muito feliz não só por ganhar a final da Argentina, mas em fazer parte da conquista desta vaga inédita para a Seleção ainda mais por ter batido o pênalti decisivo. Foi uma experiência incrível para mim, pois aproveitei a oportunidade da melhor maneira possível. Espero fazer parte novamente da equipe lá em Buenos Aires e trazer outro título para cá”, celebrou.

Treinados pelo técnico Valdir de Freitas no Verdão, a conquista de João Victor e Matheus reforça o forte trabalho do futsal palestrino nos últimos anos: melhor clube de base de São Paulo desde 2015, o Verdão soma 33 pódios e 19 títulos no período. Nesta temporada, o Verdão disputa o Campeonato Metropolitano e o Estadual em sete categorias: Sub-8, Sub-9, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Além das inúmeras conquistas, a modalidade rendeu revelações para o futebol de campo, como o meio-campista Alan, campeão sul-americano Sub-15 e Sub-17 com a Seleção Brasileira, o atacante Papagaio, campeão paulista Sub-20 (2017), e o zagueiro Patrick, vencedor da Copa do Brasil Sub-17 (2017).

Confira a campanha da Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-18:

1ª fase

Brasil 2 x 3 Uruguai
Brasil 6 x 3 Peru
Brasil 24 x 0 Chile (Dois gols de João Victor e três de Matheus)
Brasil 8 x 1 Venezuela (Dois gols de João Victor e um de Matheus)

Semifinal

Brasil 2 (2) x (0) 2 Colômbia

Final

Brasil 3 x 2 Argentina (Um gol de Matheus)