Boca Juniors-ARG x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Boca Juniors x Palmeiras
Competição:
Conmebol Libertadores
Data e horário: 24/10/2018 – 21h45 (de Brasília)
Estádio: La Bombonera
Transmissão: Globo / Sportv / Fox

O Palmeiras realizou na tarde desta terça-feira (23), no estádio do San Lorenzo, na Argentina, o último treino antes de encarar o Boca Juniors, nesta quarta-feira (24), na primeira partida da semifinal da Conmebol Libertadores 2018. O jogo decisivo acontecerá no Allianz Parque, dia 31.

O técnico Luiz Felipe Scolari realizou um treino tático e orientou bastante os 11 atletas que devem iniciar o duelo com os argentinos. Ele ensaiou cobranças de bolas aéreas e trabalhos de posse e saída de bola. Na sequência, os jogadores participaram de um recreativo.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Grupo palmeirense treinou sob o comando de Felipão e da comissão técnica na Argentina

Atual artilheiro da Conmebol Libertadores, com nove gols, ao lado de Morelo, do Santa Fé, o atacante Miguel Borja precisa de apenas mais um tento para se isolar na liderança dos goleadores desta edição dos goleadores sul-americanos, já que o rival já foi eliminado do torneio.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja é artilheiro do time no ano, com 19 gols, e da Libertadores de forma geral, com nove tentos

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA 2018
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 40 ao todo (em 64 partidas) – oito a mais do que Grêmio, com 32. No percentual de vitórias, isso representa 62,5%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Flamengo, 2º no quesito, com 54,24%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA 2018
O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 102 ao todo, à frente do Grêmio, com 98. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,59 gol por jogo, o que isola o Verdão como primeiro colocado neste quesito, à frente do Grêmio, que possui média de 1,56. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA 2018
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 64 (devido ao fato de ter marcado 102 tentos e sofrido apenas 38); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 51. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,59 por partida, contra 0,66 do Flamengo, segundo da lista. O time de Felipão, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas sete gols nos últimos 23 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até as partidas válidas pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Willian é o atleta que mais atuou pelo time neste ano: foram 60 partidas7ª VEZ NAS SEMIFINAIS DA LIBERTADORES
O Palmeiras volta a figurar entre os quatro melhores da Libertadores pela 7ª vez na história (as outras semifinais foram alcançadas em 1961, 1968, 1971, 1999, 2000 e 2001). Portanto, um feito inédito alcançado pela primeira vez em 17 anos – a última havia sido em 2001.

1º BRASILEIRO FINALISTA DA LIBERTADORES
O Verdão carrega ainda a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971 e 2001.

BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS FORA DE CASA NA LIBERTADORES
Em 2018, o Verdão se isolou como o brasileiro com mais vitórias fora de casa na Libertadores. Agora são 33 triunfos fora de seus domínios no Continental, dois a mais do que o Cruzeiro, com quem antes o Alviverde dividia a primeira posição – a equipe mineira contabiliza 31 vitórias no certame como visitante.

BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA LIBERTADORES
O Maior Campeão do Brasil é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores: o time alviverde marcou 307 vezes. Com isso, a equipe palestrina ocupa a décima colocação do ranking geral de clubes, considerando times estrangeiros. Neste quesito, o líder é o River Plate-ARG, com 544 bolas na rede.

BRASILEIRO COM MAIS GOLS FORA DE CASA NA LIBERTADORES
Vale ressaltar que o Alviverde também é o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, com 127 tentos anotados fora de seus domínios ao longo de suas participações no torneio continental.

1º BRASILEIRO A VENCER EM 6 PAÍSES DIFERENTES EM UMA ÚNICA EDIÇÃO DA LIBERTADORES
O Palmeiras venceu todos adversários que enfrentou fora de casa na Libertadores 2018. Com isso, além do retrospecto 100% fora de casa no Continental, o time conseguiu, de quebra, uma façanha história: se tornou o primeiro brasileiro a vencer em seis países diferentes em uma mesma edição da mais importante competição das Américas, acumulando triunfos na Colômbia (contra o Junior Barranquilla), Argentina (Boca Juniors), Peru (Alianza Lima), Paraguai (Cerro Porteño), Chile (Colo Colo) e no próprio Brasil (Alianza Lima. Junior Barranquilla e Colo-Colo). Antes, o Verdão estava empatado com outros cinco times nacionais que já conseguiram vencer em cinco países diferentes na Libertadores. São eles: Cruzeiro (1976), Flamengo (1981), Vasco (2001), Santos (2007) e Grêmio (2009).

CAMPEÕES DA LIBERTADORES NO ATUAL ELENCO
Experiência não falta ao atual elenco palmeirense, afinal, cinco atletas já foram campeões do mais importante torneio das Américas. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Miguel Borja e Alejandro Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

GUSTAVO GÓMEZ NUNCA PERDEU PELO PALMEIRAS
Seguro no sistema defensivo, o zagueiro palestino não sabe o que é perder desde sua chegada ao Palmeiras. Até aqui, são 11 partidas disputadas com a camisa alviverde, com nove vitórias (Vasco da Gama, Vitória, Chapecoense, Corinthians, Colo-Colo-CHI, Sport, Cruzeiro, São Paulo e Grêmio) e dois empates (Internacional e Bahia). Figura constante nas convocações da seleção do Paraguai, o jogador pertence ao Milan, da Itália, e está emprestado ao Verdão.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Gómez chegou ao Verdão neste ano após empréstimo junto ao Milan-ITA

WILLIAN: PALMEIRENSE COM MAIS JOGOS NO ANO
Willian segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 60 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com nove bolas na rede.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu é o garçom do time em 2018, com 15 assistências concedidasDUDU: SEGUNDO COLOCADO NA ARTILHARIA DO PALMEIRAS NO SÉCULO
Com 52 dois gols desde que chegou ao clube em 2015, Dudu é o atual segundo maior goleador do Palmeiras neste século. Apenas Vágner Love, com 54, balançou as redes adversárias pelo Alviverde mais vezes do que o atual camisa 7 considerando jogos a partir de 2001. Mais dois gols, portanto, serão suficientes para que o Baixinho iguale o número do ex-centroavante alviverde que jogou no clube de 2002 a 2004 e, depois, em 2009, para, desta forma, dividir o posto de maior goleador do Século XXI, ou então mais três gols para se isolar como dono desta emblemática marca.

FELIPÃO: 20 JOGOS EM SUA 3ª PASSAGEM
O técnico palmeirense chegou ao seu 20º jogo no comando do Verdão no último domingo (21), diante do Ceará. O treinador gaúcho acumula um retrospecto impressionante desde a sua volta: 15 vitórias, três empates e apenas dois reveses, com o time vivo na Libertadores (semifinais) e líder do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos de vantagem para o 2º colocado, Flamengo.

FELIPÃO: ÚNICO TÉCNICO A CHEGAR A 3 SEMIFINAIS DE LIBERTADORES PELO PALMEIRAS
Não é novidade que Luiz Felipe Scolari coleciona marcas e recordes pelo Palmeiras. A classificação diante do Colo-Colo, nas quartas de final, para enfrentar o Boca nas semifinais, fez com que Felipão se tornasse o único treinador na história do Verdão a chegar em três semifinais de Libertadores – as outras foram em 1999 e 2001.

FELIPÃO: TREINADOR COM MAIS JOGOS E VITÓRIAS PELO VERDÃO NA LIBERTADORES
Além disso, o técnico palmeirense também segue como o treinador que por mais vezes esteve à frente do time no torneio continental (32 jogos) e que mais venceu (17 triunfos). Vale lembrar que Felipão dirigiu o Alviverde em sua única conquista da competição, em 1999, diante do Deportivo Cali-COL, nos pênaltis, em duelo disputado no antigo Palestra Italia. Agora, o ídolo visa repetir o feito em 2018.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Felipão é o técnico que mais dirigiu o Verdão em jogos de Libertadores: 32 partidas até aqui

>>> Dudu completará 220 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Thiago Santos completará 140 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Bruno Henrique completará 75 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Deyverson completará 55 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Mayke completará 55 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Luan completará 40 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors
>>> Vitinho completará 10 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Boca Juniors

PALMEIRAS X BOCA: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras irá encarar o Boca Juniors pela 24ª vez na história, considerando todas as competições já disputadas anteriormente entre as duas equipes. O retrospecto estatístico contabiliza oito vitórias do Verdão contra três do time xeneize – os outros 12 confrontos terminaram empatados. Ao todo, o Alviverde balançou as redes adversárias em 37 ocasiões, enquanto foi vazado em outras 26 oportunidades.

PALMEIRAS X BOCA: RETROSPECTO PELA LIBERTADORES
Se computadas apenas as partidas válidas pela Libertadores, a vantagem também é palestrina: das oito vezes que os caminhos dos times se cruzaram no torneio continental, foram duas vitórias palmeirenses, cinco empates e um único triunfo do Boca. Foram, ao todo, 16 gols marcados e 10 sofridos.

PALMEIRAS X BOCA JUNIORS NA ARGENTINA
A vantagem palmeirense sobre a equipe xeneize, aliás, se estende até em território hermano: na Argentina, o Verdão possui mais triunfos do que o próprio Boca Juniors. São três vitórias esmeraldinas contra uma dos donos da casa, além de outros cinco empates – o Alviverde vazou as redes adversárias 13 vezes e sofreu nove tentos.

PALMEIRAS JÁ GOLEOU BOCA POR 6 A 1 NA LIBERTADORES
A maior goleada da história de Palmeiras e Boca aconteceu justamente no primeiro encontro entre as duas equipes pela Libertadores, por 6 a 1 a favor do Verdão. O jogo aconteceu em 09 de março de 1994, e os gols esmeraldinos foram anotaos por Cléber, Roberto Carlos, Edílson, Evair (duas vezes) e Jean Carlo. Além dos autores dos gols, também foram a campo naquele dia os seguintes jogadores: Sérgio, Cláudio, Antônio Carlos, César Sampaio, Tonhão, Amaral, Mazinho e Zinho. Naquela ocasião, o treinador palmeirense foi o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Acervo Histórico/SE Palmeiras_Verdão goleou Boca Juniors por 6 a 1 na Libertadores de 1994

1º CLUBE BRASILEIRO A VENCER O BOCA POR 2 GOLS DE DIFERENÇA EM LA BOMBONERA
O Palmeiras alcançou um feito inédito em sua história ao vencer o Boca Juniors na casa do rival, pela fase de grupos da Libertadores 2018, no último duelo com a equipe xeneize. São poucos os times brasileiros, aliás, que superaram o Boca em plena La Bombonera. Antes do Verdão, apenas quatro equipes nacionais haviam vencido do time argentino pela Libertadores: o Santos de Pelé (1963), o Cruzeiro (1994), o Paysandu (2003) e o Fluminense (2012). Nenhuma destas agremiações, porém, superou o rival por dois gols de diferença – este, portanto, é um privilégio exclusivo do Verdão.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Lucas Lima marcou um dos gols na vitória sobre o Boca na Bombonera pela fase de grupos