Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Na raça e na luta, o Palmeiras sagrou-se tricampeão consecutivo do Paulista Sub-20! O time alviverde venceu o Red Bull Brasil por 3 a 0 no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP, e reverteu a vantagem de dois gols aberta pelo rival no jogo de ida da final. Gabriel Veron, de volta ao Sub-20, marcou dois neste domingo (24) e foi decisivo mais uma vez – assim como o goleiro Magrão, que fez ótimas defesas, e Gabriel Silva, herói ao marcar o gol do título no último minuto.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Gabriel Veron fez 2 dos 3 gols do VerdãoO Palmeiras tem agora dez títulos do Paulista Sub-20: 1976 (Juvenil A), 1977 (Juvenil A), 1992, 1998, 2002, 2004, 2009, 2017, 2018 e 2019 (com isso, tornou-se o maior campeão estadual isolado da categoria). O clube também é o terceiro a conseguir um tricampeonato consecutivo na história – somente São Paulo (1954/1955/1956) e Ponte Preta (1981/1982/1983) haviam conseguiram tal feito no estadual Sub-20.

> Clique aqui e veja as fotos da decisão!

Precisando de três gols para reverter no tempo regulamentar, o Verdão partiu com tudo ao ataque no primeiro tempo. Após duas boas chances desperdiçadas pela equipe, Veron recebeu dentro da grande área e chutou no canto esquerdo do goleiro para inaugurar o placar aos 22 minutos. O Red Bull apostava na velocidade de seus atacantes e parou em Magrão, que fez defesa milagrosa à queima-roupa aos 30.

O Palmeiras teve um jogador expulso logo no início da segunda etapa e, ainda assim, seguiu na raça em busca do segundo gol. Melhor jogador do Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira, Veron foi decisivo mais uma vez. Aos 16 minutos, o atacante aproveitou boa arrancada de Vitor pela direita e apareceu livre na pequena área para anotar o segundo.

A vontade palmeirense foi recompensada já nos acréscimos. As duas equipes partiram ao ataque em busca de um gol salvador e, em um contra-ataque mortal aos 50 minutos, Gabriel Silva estufou a rede do Red Bull e partiu para o abraço. A campanha campeã do Verdão foi de 20 vitórias, sete empates e cinco derrotas, com 56 gols marcados e 28 sofridos.

Vale lembrar que a equipe palestrina também está na final do Campeonato Brasileiro Sub-20 e pode levantar mais um troféu importante nos próximos dias. Em busca do bi nacional consecutivo, o Verdão disputa o jogo de ida contra o Flamengo nesta quinta-feira (28), às 18h30, no estádio do Pacaembu, com entrada gratuita para a torcida. A partida de volta está marcada para o domingo (1), ainda sem local e horário definidos.

Em momento histórico na base, o Palmeiras chegou a quatro de cinco finais do Campeonato Paulista. O Sub-15 também foi campeão na última semana depois de bater o Santos na decisão, por 5 a 0, e o Sub-17 e Sub-11 ficaram com o vice-campeonato. Somando todas as categorias, o clube conquistou 32 títulos na temporada até agora e já superou a marca de 23 taças obtida no ano passado.

Palmeiras Sub-20: Magrão (Lucas Bergantin); Vitor Ricardo (Ramon), Helder, Kaique Mafaldo (Hiago) e Esteves; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Danilo e Alan; Gabriel Veron (Gabriel Silva) e Lucas Cordeiro (Fabricio). Técnico: Wesley Carvalho.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_ Com o tricampeonato, o Verdão se tornou o maior vencedor do Paulista Sub-20