Departamento de Comunicação

A estreia do colombiano Iván Angulo no jogo de ida da final do Campeonato Paulista de 2020, na noite da última quarta-feira (05) na Arena Corinthians, fez aumentar a lista de estrangeiros que jogaram pelo Palmeiras em todos os tempos: agora, são 113 gringos que já vestiram a camisa do Maior Campeão do Brasil. Considerando apenas os colombianos, o atacante de 21 anos é o oitavo – os outros são Rincón, Lozano, Asprilla, Muñoz, Armero, Mina e Borja.

O Verdão é o clube paulista com o maior número de estrangeiros na história. Além dos oito colombianos, já fizeram ao menos uma partida pelo time principal alviverde mais 45 jogadores argentinos, 20 uruguaios, 12 italianos, 12 paraguaios, três chilenos, dois espanhóis, dois poloneses, dois portugueses, dois venezuelanos, um boliviano, um húngaro, um japonês, um peruano e um tcheco – leva-se em conta o local de nascimento, por isso o chileno naturalizado Valdivia entra como venezuelano e o paraguaio naturalizado Barrios entra como argentino.

Iván Angulo veio por empréstimo, impressionou no Sub-20 e foi contratado em definitivo em junho de 2019 (Cesar Greco/Palmeiras)

Esta foi a segunda vez na história do Palmeiras (e a primeira considerando um atleta vindo da base) que um jogador estreou em um Derby de final de campeonato – a primeira foi com um atual companheiro de clube, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que debutou no dia 31/03/2018, na vitória por 1 a 0 do Palmeiras sobre o Corinthians no duelo de ida do Campeonato Paulista.

Revelado pelo Envigado-COL, Angulo chegou à base do Palmeiras por empréstimo em fevereiro de 2019. Teve grande desempenho no primeiro semestre e se tornou um dos destaques da equipe Sub-20 no título inédito da Copa do Brasil da categoria, sendo adquirido em definitivo no começo de junho e, dias depois, integrado ao Profissional, passando a treinar com o grupo na Academia de Futebol.

O atacante foi relacionado pela primeira vez para uma partida do time principal no ano passado, mas ficou somente no banco de reservas (empate em 1 a 1 contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, no dia 17/08, pelo Brasileirão). Em março de 2020, pouco antes da paralisação do futebol por conta da pandemia de Covid-19, foi emprestado para o Cruzeiro, mas, após apenas uma partida pela equipe mineira, retornou ao Verdão em julho por solicitação do clube – em seu contrato de empréstimo, havia uma cláusula que autorizava o Palmeiras a pedi-lo de volta a qualquer momento. O atleta, então, foi relacionado para os jogos das quartas de final do Paulista (Palmeiras 2×0 Santo André) e da semifinal (Palmeiras 1×0 Ponte Preta) antes de seu debute na decisão.

O atacante Iván Angulo durante partida válida pela final do Campeonato Paulista, na Arena Corinthians (Cesar Greco/Palmeiras)

Rápido e habilidoso, Angulo atua pelos lados do campo e já teve diversas convocações para as seleções de base da Colômbia (disputou a Copa do Mundo Sub-20 e o Sul-Americano Sub-20 de 2019), inclusive no início de 2020. “O Angulo é ainda muito menino, estreou numa decisão, meio que se assustou, mas é normal. Eu queria manter a velocidade, o Rony cansou, e eu não queria colocar o time para trás, queria prender o Fagner. Ficamos com qualidade e velocidade”, comentou o técnico Vanderlei Luxemburgo na entrevista pós-jogo.

Outros estrangeiros do elenco atual

Além de Angulo, o plantel profissional do Palmeiras conta também com a presença de mais dois jogadores de diferentes nacionalidades: o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez e o lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña.

Gómez chegou ao Verdão em 2018, soma 74 partidas pelo clube, nove gols e um título brasileiro (2018). O defensor, que veio do Milan-ITA, é figura constante na Seleção Paraguaia e, inclusive, disputou a Copa América Centenário, em 2016, e a Copa América de 2019, além de ter participado de grande parte das partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.

Já Viña foi contratado pelo Verdão em 2020, após se destacar no Nacional-URU como o melhor jogador da posição no Campeonato Uruguaio de 2019, vencido pela sua equipe, e de passar a ser constantemente convocado para a seleção de seu país. Fez sua estreia pelo Palmeiras em 16/02, contra o Mirassol (vitória alviverde por 3 a 1) e já soma oito partidas pelo clube, todas como titular.