Heron Ledon
Departamento de Comunicação

A equipe sub-19 do basquete do Palmeiras é comandada dentro de quadra por três atletas que integram o elenco profissional palestrino. Após a experiência no Novo Basquete Brasil 6 (NBB6), o ala-pivô Cadu, o armador Murilo e o ala Victor Egon voltam as suas atenções totalmente para a disputa do Campeonato Estadual. Pela sexta rodada da primeira fase, o Verdão encara às 18h deste domingo (27) o Vivo/Franca, no ginásio Pedrocão, em Franca (SP).

Crédito: Fabio Menotti/Agência Palmeiras/Divulgação _ Egon (esq.), Cadu (centro) e Murilo (dir.) fizeram parte do elenco do Palmeiras/Meltex na disputa do NBB6

Os garotos fizeram parte do Palmeiras/Metex na disputa do NBB6 e, além treinarem com os jogadores experientes, atuaram em alguns duelos – com exceção de Egon. Eles ainda são uns dos principais atletas do sub-19 verde e branco no Estadual – depois de uma vitória e duas derrotas, o time conseguiu dois triunfos na última semana e se recolocou na briga pela parte de cima da tabela.

Técnico do juvenil e auxiliar de Betão no profissional, Vinicius Ribeiro vê de forma positiva o desempenho do trio no conjunto adulto. “É uma responsabilidade muito grande para eles. Todos evoluíram bastante no time profissional, principalmente o Cadu, que veio do sub-17. Quando tivemos o Marcão e o Tyrone machucados, precisamos do Cadu nos jogos contra Minas, Espírito Santo e Liga Sorocabana, e ele correspondeu muito bem”, relatou ao Site Oficial.

O ala-pivô fez cinco partidas pelo Verdão na competição nacional, enquanto Murilo teve uma participação a menos, e Egon não chegou a atuar. Vinicius reconhece a importância dos jovens para o sub-19 palestrino. “Eles são uns dos que estão comandando o juvenil. Pela experiência no profissional, eles acabam tendo mais percepções e são um pouco de líderes em quadra. Eles olham para mim e já entendem o que eu quero, conseguem responder e até repassa ao demais. Isso também acontece com o Léo e com o Douglas, que vieram do Flamengo e foram campeões do NBB no ano passado”.

O Alviverde não terá vida fácil nas próximas rodadas, pois irá encarar os quatro primeiros colocados e únicos invictos no torneio. Além de Franca, o Palmeiras enfrentará Pinheiros fora, Paulistano em casa e Paschoalotto/Bauru fora. “O time foi montado em pouco mais de um mês, e agora estamos mais focados e nos acertando. Essa sequência de jogos será difícil, mas faremos de tudo para buscar as vitórias”, disse Vinicius. Nas cinco rodadas iniciais, o sub-19 palestrino encarou o Santo André/APABA (65 a 59), o Barueri (49 a 52), o Rio Claro (58 a 68), o Taubaté/TCC (62 a 61) e o CCP/XV/SELAM (74 a 57).