Crias da Academia do Verdão renovam contrato e ganham espaço na temporada 2020

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Ganhando cada vez mais espaço no elenco profissional, as #CriasDaAcademia Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Esteves e Alan estenderam seus vínculos com o Palmeiras ao longo desta semana (os quatro primeiros até 2024 e o último até 2023). Somados, os atletas formados no clube estiveram em campo por 2349 minutos na temporada – ao menos um deles foi utilizado em cada uma das 14 partidas em 2020, seja como titular ou saindo do banco.

Gabriel Menino, Patrick de Paula, Gabriel Veron, Lucas Esteves, Wesley e Alan (da esquerda para a direita) renovaram com o Verdão (Cesar Greco/Palmeiras)

O primeiro a abrir as renovações foi o atacante Gabriel Veron, em novembro. Contra o Goiás, no Brasileiro de 2019, o garoto marcou dois gols e deu uma assistência logo em seu segundo jogo como profissional. De quebra, tornou-se o segundo mais jovem a marcar pelo Verdão – com 17 anos, três meses e dois dias, desbancando Mazzola, cujo gol de estreia em 1956 foi com 17 anos, seis meses e cinco dias. Apenas Juliano, com 16 anos, 11 meses e 23 dias em 1998, está à frente.

Em 2020, Veron disputou nove jogos e somou até o momento 469 minutos em campo. O camisa 27 está no clube desde o Sub-15 e ganhou títulos por todas as categorias da base em que jogou. Ele também acumula prêmios individuais, como os troféus de artilheiro e melhor jogador no Mundial de Clubes Sub-17 de 2018, vencido pelo Palmeiras, e a Bola de Ouro da Copa do Mundo Sub-17 de 2019, competição que conquistou com a Seleção Brasileira.

Dentre os garotos promovidos no início deste ano, quem mais atuou foi Gabriel Menino – nove jogos e um total de 668 minutos. O volante foi captado pela base do Palmeiras em 2017 e ajudou o Sub-17 a conquistar o título inédito da Copa do Brasil em seu primeiro ano. Pelo Sub-20, decolou e recebeu convocações para a Seleção Brasileira da categoria – chegou a disputar o Sul-Americano de 2019. Tem a polivalência como uma de suas características e atuou como lateral-direito nas partidas contra Mirassol, Guarani, Santos e Tigre-ARG.

Outro a ganhar destaque também atua no meio de campo: Patrick de Paula, que tem oito jogos e 400 minutos em campo pelo profissional. O camisa 5 alviverde foi captado pela base enquanto atuava no futebol amador do Rio de Janeiro em 2017, onde chegou a disputar a Taça das Favelas e o Campeonato Carioca Amador. Fazia inicialmente a função de meia-armador e assumiu o protagonismo no Sub-20 quando foi recuado para volante, sua atual posição.

Atacante de velocidade, Wesley também disputou dois jogos do Paulista, além de dois na Florida Cup (tem 160 minutos em campo). Ele foi emprestado ao Vitória em 2019, após participar da campanha vencedora do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-20, e teve bom desempenho: terminou a Série B do Brasileiro como o segundo maior driblador e o sexto jogador mais caçado, além de ter anotado cinco gols e dado três assistências em 28 jogos.

Alan esteve em campo por 13 minutos contra o Atlético Nacional-COL e por 28 minutos contra o New York FC-EUA, na Florida Cup. Apesar de ainda não ter atuado em 2020, Esteves estreou como profissional no Paulista do ano passado, quando jogou os últimos minutos da partida contra a Ponte Preta, no Allianz Parque. Ambos estão no clube há mais de cinco anos e fizeram parte de uma geração muito vencedora das categorias de base do clube, que conquistou títulos inéditos e quebrou inúmeros recordes.

Além deles, outro atleta formado nas categorias de base do clube a jogar em 2020 foi o lateral-esquerdo Victor Luis, com 597 minutos em oito jogos. Aos 26 anos, o jogador ganhou boa experiência em empréstimos ao Porto, Ceará e Botafogo entre os anos de 2013 e 2017 – situação parecida à vivida pelo zagueiro Pedrão, que atuou por 27 minutos pelo Palmeiras em 2020 e está atualmente emprestado ao Athletico-PR até o final desta temporada.