Departamento de Comunicação

O lateral-esquerdo Matías Viña retornou ao time titular do Palmeiras na última quarta-feira (05), no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, na arena de Itaquera. Desfalque nas três rodadas anteriores do estadual em decorrência de uma concussão sofrida em 22 de julho (também contra o Corinthians, pela primeira fase), ele utiliza agora um capacete especial para proteção contra possíveis choques na cabeça.

Com o empate em 0 a 0 na partida de ida, o Verdão precisa de uma vitória no jogo de volta, neste sábado (08), às 16h30, no Allianz Parque, para ficar com a taça – nova igualdade no placar leva às disputas de pênaltis. Apesar dos portões fechados, o camisa 17, que busca de seu primeiro título com a camisa alviverde, sabe que conta com o apoio à distância da torcida e promete entrega máxima da equipe.

“Foi difícil ficar fora. Todo jogador quer estar dentro de campo, obviamente é difícil. Mas fico contente pelo esforço que meus companheiros fizeram para estar onde estamos. Tivemos bons momentos na partida de ontem, é um campo difícil, mas vamos decidir em casa, o que é importante. Mesmo sem a torcida presente, sabemos que temos o apoio deles. Vamos dar o nosso melhor”, disse Viña, em entrevista às mídias oficiais do Palmeiras.

O jogador Matías Viña durante treinamento na Academia de Futebol (Cesar Greco/Palmeiras)

Contratado no início desta temporada junto ao Nacional-URU, Viña disputou oito jogos pelo Verdão até aqui – todos como titular. No clube uruguaio, ele participou de três finais contra o rival Peñarol-URU e venceu todas (Supercopa do Uruguai de 2019, vencida nos pênaltis após empate em 1 a 1; duelo desempate do Torneio Clausura de 2019, vencido no por 2 a 0 após os clubes empatarem no número de pontos; e a decisão do Campeonato Uruguaio de 2019, vencida por 1 a 0 no confronto entre os vencedores dos Torneios Clausura e Apertura).

“Todos me receberam muito bem aqui no Palmeiras, a torcida e meus companheiros sempre me trataram muito bem. É um sonho poder disputar uma final, todo jogador quer sair campeão. Vamos dar o nosso máximo e ainda mais em busca do nosso objetivo”, completou o atleta.

Viña é o 20º uruguaio a atuar pelo Palmeiras – os últimos haviam sido Victorino (zagueiro, em 2014, com um total de nove duelos) e Eguren (volante, entre 2013 e 2014, com 28 embates e três gols), enquanto o de maior sucesso no clube foi Segundo Villadoniga, meio-campista da década de 40 (entre 1942 e 1946) conhecido como El Architeto por sua genialidade em criar jogadas.

O lateral defende a Seleção Uruguaia desde o Sub-20, tendo atuado no Sul-Americano (campeão) e no Mundial da categoria em 2017. Pelo time principal da Celeste Olímpica, foi convocado pela primeira vez em setembro do ano passado e continuou sendo chamado desde então. Já no Palmeiras, foi convocado para defender seu país na estreia das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, em março, mas os jogos acabaram adiados em razão da pandemia do novo coronavírus.