Departamento de Comunicação

Fundamental para que o Palmeiras não chegue em desvantagem à partida do próximo sábado (08), no Allianz Parque, pela final do Campeonato Paulista 2020, Weverton completou nesta quarta-feira (05) dez partidas sem sofrer gols em 15 disputadas no torneio estadual – é o líder no quesito, seguido por Cássio, do Corinthians, com sete, e Oliveira, do Novorizontino, com seis.

Na Arena Corinthians, o arqueiro palmeirense fez pelo menos duas defesas difíceis no primeiro tempo, sendo uma delas praticamente um milagre, esticando-se por completo para defender o tiro de Mateus Vital e salvar o Palmeiras.

“Muito forte a defesa (em chute de Mateus Vital). Fico feliz, porque a gente executa no jogo o dia a dia. Treinamos explosão, chute rápido, e graças a Deus explodi no tempo certo. Time está se comportando bem”, declarou, em entrevista ao deixar o gramado no intervalo da partida.

O lance salvador aconteceu aos 30 minutos de bola rolando. Após o corintiano Luan cruzar e Jô resvalar na bola, Mateus Vital aproveitou a sobra para chutar de pé direito, com força, e ver o camisa 1 do Verdão se esticar completamente para, no tempo perfeito, espalmar a bola com a ponta dos dedos, evitando o que seria um gol certo. Poucos minutos antes, o guarda-metas já havia feito uma difícil defesa à queima-roupa no chute de Ramiro.

“Goleiro de time grande é aquele que defende aquela única bola do jogo. Goleiro de time aparece nos momentos difíceis. No primeiro tempo, ele fez duas defesas muito boas e evitou o gol. É um goleiro de nível, está crescendo bastante com o trabalho que estamos fazendo de saída de bola, de bola parada. Está evoluindo bastante”, comentou o técnico Vanderlei Luxemburgo na entrevista pós-jogo.

Não é à toa, portanto, que Weverton ostenta a segunda menor média de gols sofridos na história do clube. Após passar mais um jogo em branco no quesito gols sofridos contra o Corinthians, na final, a exemplo de como já havia sido diante da Ponte Preta, na semifinal, e Santo André, nas quartas de final, Weverton melhorou ainda mais um número expressivo que possui pelo Verdão: vazado apenas 65 vezes em 108 jogos pelo Palmeiras, o atual camisa 1 detém a segunda menor média de gols sofridos na história do clube: 0,60, atrás só do paraguaio Benítez, com 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos em 1978); na terceira colocação, aparece o também paraguaio Gato Fernández, com 0,62 (22 gols em 35 jogos em 1994). São considerados somente goleiros com ao menos dez jogos disputados pelo Verdão.

Além disso, Weverton não sofreu gols em 59 partidas dessas 108 que jogou pelo Verdão, número que o coloca na terceira colocação do ranking de goleiros com mais jogos sem ser vazado no Século XXI, atrás apenas de Marcos (107 jogos) e Fernando Prass (101). Em uma única temporada, o atual camisa 1 é o recordista do Século XXI com 26 jogos sem sofrer gols em 2019.

Vale lembrar ainda que o atual camisa 1 fechou o ano de estreia, em 2018, com 21 jogos sem sofrer gols. Em 2019, foram 26. E neste ano, já são 12 partidas intransponível em 19 disputadas. Se sair de campo mais 8 vezes sem ser vazado nesta temporada, ele alcançará uma marca que não é atingida há 23 anos – o último goleiro a ficar três temporadas consecutivas sem sofrer gols em 20 ou mais jogos foi Velloso, em 1995 (28), 1996 (24) e 1997 (27).

CAPITÃO PELA SEGUNDA VEZ NA TEMPORADA

Com Felipe Melo fora, devido a dores musculares no posterior da coxa esquerda, foi Weverton quem vestiu a braçadeira de autoridade máxima do time na noite desta quarta-feira (05), algo que se repete pela segunda vez desde que o jogador está no Verdão: a outra também foi neste ano, no empate por 1 a 1 diante da Ferroviária, em 07/03, pelo Campeonato Paulista.

LÍDER EM NÚMERO DE JOGOS E MINUTOS EM CAMPO EM 2020

Atleta com mais minutos em campo em 2020 (1451), Weverton atuou em todos os 19 jogos do Palmeiras neste ano, assim como Willian e Zé Rafael.

QUATRO PÊNALTIS DEFENDIDOS PELO VERDÃO

Desde que chegou ao Palmeiras, Weverton já defendeu quatro penalidades, todas elas no ano de 2019: em amistoso diante do Guarani; pela Copa do Brasil diante do Internacional; pela Libertadores contra o Godoy Cruz-ARG; e ante o Ceará pelo Brasileirão.

O atual goleiro alviverde também tem histórico de fazer defesas importantes em momentos decisivos. Pela Seleção Brasileira Olímpica, por exemplo, Weverton defendeu uma cobrança na vitória por 5 a 4 nos pênaltis contra a Alemanha na final, ajudando a garantir o então inédito ouro olímpico ao Brasil em 2016.