Dudu valoriza marca histórica pelo Palmeiras e sonha com título da Libertadores

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Autor dos dois gols do Palmeiras no empate por 2 a 2 com o Bahia, no último domingo (11), o atacante Dudu registrou mais um feito histórico com camisa palestrina. Com os tentos diante dos baianos, o camisa 7 igualou Ademir da Guia na terceira colocação dos maiores artilheiros palmeirenses na história do Campeonato Brasileiro (36 gols) e ultrapassou Paulo Nunes na lista de artilharia geral do clube em todos os tempos (63 gols).

Com 36 gols só em Brasileiros, Dudu está atrás apenas de Leivinha (2º do ranking com 40 bolas na rede) e de César Maluco (maior artilheiro do Verdão em Brasileiros com 61 gols). Ademir da Guia, Leivinha e César Maluco (nomes que aparecem neste top 3) atuaram na equipe paulista entre os anos 60 e 70.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O atacante Dudu marcou os dois gols do Palmeiras na partida do último domingo (11), contra o Bahia

“É muito importante para o jogador marcar o nome na história do clube. Fico feliz por isso, por tudo o que estou vivendo no Palmeiras. Mas sabemos que o que deixa mais marcado são os títulos. Tenho de procurar ganhar títulos para, no futuro, olhar para trás e ver que fiz uma bonita carreira no clube”, afirmou o palmeirense, que também passou a ser o 34º maior goleador do Alviverde em todos os tempos, ao lado de Romeiro e Mirandinha.

Campeão da Copa do Brasil (2015) e do Campeonato Brasileiro (2016 e 2018), Dudu mira outra competição para ficar marcado de vez na vida do clube: a Conmebol Libertadores. “É o título máximo da América do Sul, é o título que todo torcedor sonha, não somente do Palmeiras como dos outros clubes também. Se ganharmos esse título, ficaremos marcados para o resto da vida do clube. Sabemos como é difícil ganhar a Libertadores, tantos jogadores passaram por aqui e só um elenco conseguiu ganhar. A gente está batendo na trave, passando perto. Está na hora de chegarmos até a final e ganhar esta competição. Sabemos que é muito difícil, há muitas equipes boas. Estamos cada vez mais maduros nesta competição. Trabalharemos para, quem sabe, ser neste ano”, declarou o atleta, que vê um aprendizado após a eliminação para o Boca Juniors-ARG, em 2018.

“No ano passado, faltou atenção naquele jogo. Fizemos um jogo controlado quase todo o tempo e nos minutos finais tomamos dois gols. Depois, em casa, também tomamos gols que não tomávamos. Em alguns momentos, é falta de atenção. Acho que passamos por um momento difícil, mas nos reencontramos de novo. A gente vem fazendo boas partidas. Nos jogos contra o Grêmio, temos de ter a maior atenção possível para não darmos nenhuma bobeira. Estaremos jogando contra uma equipe de muita qualidade. Se tivermos um minuto de desatenção, será muito ruim para a gente”, avisou.

O primeiro encontro entre Palmeiras e Grêmio, pelas quartas de final da Conmebol Libertadores, acontecerá na terça-feira (20), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS. Uma semana depois, na terça (27), novamente às 21h30, os times decidem a vaga para a semifinal do torneio no estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP. Contudo, antes dos embates pela Libertadores, os clubes medirão forças pelo Campeonato Brasileiro, em confronto marcado para o próximo sábado (17), às 21h, em solo gaúcho.

“A gente sabe que é difícil jogar lá (em Porto Alegre), mas a gente faz bons jogos contra o Grêmio. Espero que a gente consiga fazer três grandes jogos contra eles e passar para a semifinal da Libertadores. Mas, antes, sabemos do compromisso de sábado pelo Brasileiro. Precisamos retomar a nossa caminhada com vitória. Sabemos que será difícil, o Grêmio é uma equipe boa, jogando há muito tempo junto. Tenho certeza que serão três grandes jogos”, falou Dudu, comentando sobre a atual situação do Palmeiras no Nacional.

“A gente sabe que todo time passa por esse momento de oscilação no Campeonato Brasileiro. Estamos passando por este momento, agora é trabalhar no dia a dia para voltarmos a vencer no Brasileiro. As outras equipes encostaram, perdemos a gordura que tínhamos. Agora é continuar focado, trabalhando para vencer o mais rapidamente possível e as coisas voltarem ao normal”, concluiu o atacante.

> Clique aqui e confira as fotos da coletiva.

Marcas de Dudu pelo Palmeiras

Contratado em 2015, Dudu é o maior artilheiro palmeirense do século XXI com nove gols a mais do que o segundo colocado, Vágner Love, que balançou as redes 54 vezes pelo Verdão.

Além disso, o camisa 7 chegou a 268 jogos pelo Maior Campeão do Brasil e entrou para o top 40 de jogadores com mais partidas pelo clube na história, igualando Julinho Botelho (capitão palmeirense nos anos 50 e 60) na 40ª posição – o próximo alvo é Toninho Catarina, que defendeu o Palmeiras nos anos 70, com 270 jogos, isolado na 39ª posição. Dudu, aliás, é o jogador de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras no século XXI (e se não for levar em conta a posição, está atrás apenas dos goleiros Fernando Prass, com 271, e Marcos, com 392).

Com 155 vitórias no total pelo Palmeiras, Dudu também ocupa o segundo posto dentre os jogadores que mais venceram no século XXI, somente atrás de Marcos, com 182 – portanto, levando em conta apenas jogadores de linha, ele é o número 1 no quesito. Já se for considerar a lista dos que mais venceram pelo clube em todos os tempos, o atacante ocupa a 37ª posição isolado (o próximo alvo é Del Nero, que defendeu o Alviverde nos anos 40, com 156 vitórias) – este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos nos anos 60 e 70.

>Craque do Allianz Parque

Dudu também ampliou a sua hegemonia no Allianz Parque. Desde que a arena palmeirense foi inaugurada, em 2014, ele é recordista absoluto em diversos aspectos: é o jogador que mais atuou (116 jogos), que mais venceu (83 vezes), que mais marcou gols (31 tentos) e que mais concedeu assistências (30 passes). Esses 31 gols de Dudu na casa palmeirense, aliás, lhe colocam no top 20 dos maiores artilheiros da casa palmeirense de todos os tempos, desde 1917 (independentemente da forma física pela qual o Parque Antarctica já passou anteriormente): ele ultrapassou Luiz Imparato, que havia balançado as redes por 29 vezes na década de 30. Os próximos alvos são Oséas (anos 90) e Rodrigues Tatu (anos 50), empatados na 19ª posição com 32 tentos cada.

>Mais partidas e minutos em 2019

O atacante possui ótimos números na atual temporada: ele é o jogador mais assíduo do Alviverde em 2019 (participou de 40 das 43 partidas possíveis), além de ser o recordista em minutos, de forma isolada, com 3449 ao todo, somando todas as competições e amistosos (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem). Vale ressaltar ainda que o atleta também ocupa o segundo posto da artilharia do time neste ano, com oito bolas na rede (atrás apenas de Gustavo Scarpa, com nove).

>Garçom do Brasileirão 2019

Dudu se destaca não só pelos gols, mas também pelas participações ofensivas: ele é quem possui mais assistências no Brasileirão com cinco ao todo, assim como o meia De Arrascaeta, do Flamengo. Os passes a gol de Dudu neste certame nacional foram para o gol de Deyverson, na 3ª rodada (Internacional); para o gol de Bruno Henrique, na 4ª rodada (Atlético-MG); e para os gols de Gustavo Gómez, Deyverson e Hyoran, na 5ª rodada (Santos).