Alviverdes são vice-campeãs mundiais por equipes pela Seleção Sub-21 de Judô

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Duas judocas do Palmeiras subiram ao pódio no Campeonato Mundial Sub-21, disputado na última semana em Nassau, nas Bahamas. Ketelyn Nascimento, dos pesos leves (-57kg), e Ellen Froner, dos médios (-70kg), faturaram a medalha de prata na modalidade por equipes pela Seleção Brasileira no último domingo (21) e coroaram a boa fase na temporada.

Marina Mayorova/IJF.org _ Ellen (azul) derrotou nas quartas da disputa por equipes a russa Madina Taimazova

A competição coletiva reuniu sete países. O Brasil estreou diante da Rússia e, com o placar apertado de 5 a 4, avançou às semifinais contra o Cazaquistão. Nesta fase, vitória expressiva por 5 a 1, com direito a grande exibição das palmeirenses, e vaga na final diante do Japão, que levou o ouro.

As meninas do judô palestrino também lutaram pelas suas respectivas categorias. Ellen, que ficou na quinta colocação, é a melhor atleta Júnior do mundo em sua faixa de peso, e Ketelyn é a número dois entre judocas Sub-21 de peso leve.

Mesmo com idades para disputas Júnior, as atletas palestrinas têm aparecido com frequência em torneios adultos organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) como parte do processo de transição para a categoria Sênior. Elas, inclusive, podem figurar na Seleção Brasileira que disputará o Grand Prix em Haia, na Holanda, e o Grand Slam em Osaka, no Japão – ambos em novembro.

Atuais campeãs do Pan-Americano Sub-21, as meninas também conquistaram neste ano o Campeonato Brasileiro, a Taça Brasil e o Estadual em suas faixas etárias nesta temporada. O próximo compromisso pela categoria será o Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional, marcado para os dias 1 e 2 de dezembro, em Curitiba (PR).

Gabriela Sabau/IJF.org _ Com um ippon, Ketelyn (branco) venceu a cazaque Aiida Karchayeva nas semifinais por equipes