Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-16 de basquete do Palmeiras entrou para a história da modalidade no clube! Na noite da última sexta-feira (16), os garotos superaram o São José pelo placar de 78 a 48 (parciais 17×10, 21×14, 22×08 e 18×16), em Belo Horizonte (MG), e se sagraram campeões invictos do Campeonato Brasileiro Interclubes pela primeira vez na categoria.

Divulgação _ Em cinco jogos na temporada, o Sub-16 alviverde venceu o São José quatro vezes

Os cestinhas do Verdão na decisão do torneio nacional foram o pivô Bruno Cardoso, com 15 pontos, o ala Arthur Vitorino, com 12, e o ala Lucas Lima, com 10. Absoluto nos números do campeonato, o time palestrino encerrou o torneio com 100% de aproveitamento e 88,3 pontos de média em seis partidas disputadas.

Esta é a primeira vez em 34 anos que a base alviverde fatura um título brasileiro. O último havia sido conquistado pelo Sub-19, em 1984. Na visão do técnico Adriano Geraldes, o prêmio reforça o posto palmeirense de grande clube formador da modalidade no país.

“A conquista é mais que merecida aos garotos. Tiveram os melhores números do início ao fim, e isso só enaltece a importância do trabalho realizado no Palmeiras para o basquete nacional. Somos tradicionalmente um clube descobridor e formador. Daqui saíram e saem grandes atletas a nível nacional e internacional. Eles estão de parabéns pelo título”, elogiou.

Divulgação _ João Pedro e João Victor, atletas do Sub-15, reforçaram o time no torneioAlém do Palmeiras, participaram do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 os times ASBAVI-RO, Botafogo-RJ, São José-SP, Círculo Militar-PR, Vasco da Gama-RJ, Álvares Cabral-ES, Flamengo-RJ, Remo-PA, CFCSN-RJ, Duque de Caxias-RJ, Esperia-SP, Náutico-PE, Ginástico-MG, Minas-MG, Mackenzie-MG, Praia Clube-MG, Bauru-SP, Sport Recife-PE, Tijuca Tênis Clube-RJ, Sociedade Thalia-PR, AEGB-GO, Internacional de Regatas-SP e Olympico-MG. Esta foi a segunda edição do torneio organizada pelo Comitê Brasileiro de Clubes em conjunto com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Se o Verdão obteve grande campanha na competição nacional, no Estadual não é diferente. O Sub-16 já está classificado ao final four e decide o mando de quadra das partidas finais com o Pinheiros nesta terça-feira (20), às 10h, na casa do adversário.

Além disso, a base alviverde chegou forte aos torneios estaduais e briga pelos principais títulos em quase todas as categorias nesta temporada: Sub-12 (vice-campeão da GSP e classificado ao quadrangular estadual), Sub-14 (campeão da GSP e classificado ao quadrangular estadual), Sub-15 (garantido no final four da GSP com a melhor campanha) e Sub-19 (semifinalista do Paulista).

Confira os jogos do Verdão no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 de Basquete:

– Final

Palmeiras 78 x 48 São José – Ginásio do Mackenzie

– Semifinal

Palmeiras 73 x 49 Mackenzie EC – Ginásio do Mackenzie

– Quartas de Final

Palmeiras 92 x 56 Internacional de Regatas – Ginásio do Mackenzie

– 1ª Fase – Grupo F (Minas Tênis Clube)

Palmeiras 83 x 26 Sociedade Thalia
AEGB 17 x 117 Palmeiras
Palmeiras 87 x 40 Olympico Club