Pugilista palmeirense fatura ouro em torneio internacional pela Seleção Brasileira

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Cosme é o atual campeão paulista e disputará o Brasileiro nesta temporadaCosme Nascimento, pugilista superpesado (+91kg) da Sociedade Esportiva Palmeiras, conquistou seu primeiro título no retorno à Seleção Brasileira. No último domingo (21), o atleta faturou a 12ª edição da Copa del Pacífico, sediada na cidade de Durán, no Equador, com chancela da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA).

No primeiro combate da competição, Cosme derrotou o equatoriano Yorkael Zambrano por 4 a 1 na decisão dos juízes. Nas semifinais, o palmeirense levou a melhor sobre David Hurtado, da Costa Rica, após abandono do adversário no primeiro minuto de luta. Já na decisão do ouro, triunfo unânime (5 a 0) do brasileiro sobre Luiz Muñoz, do Peru.

Após o combate, o atleta enalteceu seu retorno à Seleção e comemorou mais um título internacional na carreira. “Só tenho a agradecer a todos da CBBoxe, sem exceção, por todo o trabalho realizado. A nosso técnico, Leonardo Macedo, que foi eleito o melhor treinador do torneio. Ao Palmeiras, em especial ao treinador Paco, por todo o aprendizado destes anos. E à Marinha do Brasil, pelo suporte dado para defender o país. Esta conquista não é só minha, e espero que a evolução seja constante para poder um dia, quem sabe, participar de uma Olimpíada”, celebrou.

Natural de Santana de Parnaíba, interior de São Paulo, Cosme começou a praticar boxe em sua cidade natal aos 15 anos. Em 2012, após conquistar alguns títulos regionais de pouca importância, parou de se dedicar ao boxe por estar sem apoiadores e desiludido com o esporte. Neste momento, o atleta de 1,98m de altura foi convidado pela equipe técnica do Palmeiras a integrar a então recém-inaugurada equipe de boxe.

Sob o comando do experiente técnico Paco Garcia desde então, o atleta se sagrou hexacampeão estadual e tricampeão brasileiro. Com apenas 24 anos de idade, Cosme é considerado por muitos o melhor pugilista superpesado do país, alcunha que o colocou novamente na Seleção Brasileira após alguns anos. Seu principal título defendendo o país foi a medalha de ouro da Copa La Romana, na República Dominicana, em 2014.

Confira a luta final de Cosme Nascimento pelo torneio do Equador: