Departamento de Comunicação

O gol de Felipe Melo colocou o Palmeiras à frente do marcador nas quartas de final do Paulistão (jogo único), diante do Santo André, aos 42 minutos do segundo tempo. Depois, Marcos Rocha marcou novamente aos 48, mas o Verdão só foi ter sossego mesmo, após uma partida tensa, depois que saiu o gol do Pitbull, que dedicou o triunfo à sua esposa, que nesta quarta-feira (29/07), completa 38 anos.

“Estou muito feliz. É um dia muito especial, porque minha esposa está fazendo 38 anos e pude fazer um gol para ela. As pessoas costumam dizer que, atrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher. Eu costumo dizer que, do lado de um grande homem, existe uma grande mulher”, declarou Felipe Melo após a partida.

Os gols de cunho decisivo para o resultado da partida não são novidades para o camisa 30. Este foi o 12º marcado pelo jogador com a camisa do Palmeiras (em 154 jogos), sendo que, dos 11 tentos anteriores a este, é possível destacar alguns com certo grau de importância, como aquele sobre o Bahia, pelo segundo turno do Brasileirão de 2018.

O tento sobre o Tricolor Baiano foi determinante para que o Alviverde somasse um ponto e seguisse na ponta da tabela, torneio do qual estava brigando ponto a ponto com o Flamengo e, no final, sagrou-se campeão – pelo Tricolor Baiano, Gilberto abriu o marcador na etapa inicial e o Pitbull deixou tudo igual no segundo tempo.

Outro gol fundamental foi contra o Corinthians, mais recentemente, no jogo de ida do Brasileirão deste ano: Felipe Melo empatou no segundo tempo, na arena do rival, após o zagueiro Manoel inaugurar o placar – o gol do volante alviverde foi importante para manter a autoestima do grupo e engordar sua pontuação na tabela, da qual é o atual vice-líder com 53 pontos.

Na temporada passada houve um caso semelhante. Aos 54 minutos do segundo tempo, em 17/10/2019, os times empatavam por 0 a 0 quando o então volante palmeirense guardou o seu e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, pela 26ª rodada do Brasileirão, aos 54 minutos do segundo tempo, registrando, assim, o gol que mais demorou a sair na história do Allianz Parque. Ou seja: também não é novidade o fato de Felipe Melo balançar as redes nos minutos finais de um jogo no Allianz Parque, a exemplo do que fez nesta noite.

O recorde de gol mais tardio do Allianz Parque, aliás, foi igualado ao do ex-lateral Fabiano, que já era detentor da marca, antes, de forma isolada: o gol do loiro garantiu o triunfo por 3 a 2 sobre o Peñarol no dia 12/04/2017, pela fase de grupos da Copa Libertadores daquele ano.

E quando o assunto se restringe a gols de Felipe Melo pelo Verdão, não poderia deixar de ser lembrado o mais bonito deles, marcado diante do Fluminense. Foi uma obra de arte em um feliz chute de sem-pulo de fora da área, aos 37 do 2º tempo, pelo Brasileirão de 2018 – campanha campeã –, em 14/11 daquele ano. Aquele foi o segundo tento do Alviverde na partida, que venceria por 3 a 0 (o terceiro fora marcado pelo zagueiro Luan).

Outro fato curioso está diretamente ligado ao desempenho do time alviverde em partidas em que o atleta deixa sua marca. Todas as vezes que Felipe Melo balançou as redes pelo Maior Campeão do Brasil, o Palmeiras jamais saiu de campo derrotado. Foram oito vitórias e quatro empates.

CAPITÃO

Graças a sua representatividade e identificação com o clube, Felipe Melo passou a ser o principal capitão do Palmeiras desde que o técnico Vanderlei Luxemburgo assumiu o time em 2020. Dede então, capitaneou o time em todas as partidas que jogou na temporada: 15 vezes, sendo 11 pelo Paulista, duas pela Libertadores e outras duas pela Florida Cup. Das duas únicas partidas possíveis que não jogou na temporada (3ª rodada do Paulista, contra o Oeste, poupado, e 9ª rodada do Estadual, contra a Ferroviária, suspenso), os capitães foram Willian e Weverton.

Ao todo, contando também as outras temporadas, Melo começou um jogo vestindo o adereço de autoridade máxima por 24 vezes, sendo que em 2018 usou a braçadeira de capitão duas vezes (uma no Campeonato Brasileiro e outra no amistoso diante do Deportivo Árabe Unido, na excursão para a América Central no meio daquele ano), e em 2019 por sete vezes (três no Paulista, duas na Copa do Brasil, uma na Libertadores e outra no Brasileiro).

CARREIRA

Após um ciclo vitorioso de mais de dez anos na Europa, incluindo convocações para a Seleção Brasileira e participação na Copa do Mundo da África do Sul de 2010 como titular, Felipe Melo escolheu o Palmeiras para o seu retorno ao Brasil em 2017. E foi recompensado. Além de uma estrutura igual ou superior às encontradas por ele no Velho Continente, o Pitbull contou com a torcida que canta e vibra ao seu favor desde o começo, principalmente pelo talento e pela raça que demonstra em campo.

Após um 2017 de adaptação, com 32 jogos e dois gols, o jogador foi protagonista como volante em 2018 e terminou o ano com 58 jogos, três gols e o título do Brasileirão. Em 2019, novamente foi um dos destaques, com 49 jogos e seis gols. Já na atual temporada, já recuado para a zaga, são 15 partidas e uma bola na rede. Ou seja: em nenhum dos anos que jogou pelo Alviverde, passou em branco no quesito gols marcados.

LISTA: TODOS JOGOS EM QUE FELIPE MELO MARCOU GOL PELO PALMEIRAS

22/03/2017– Palmeiras-2 x 0 – Mirassol-SP-Palestra Italia – Allianz Parque-São Paulo-Campeonato Paulista

22/04/2017– Palmeiras-1 x 0 – Ponte Preta-SP-Palestra Italia – Allianz Parque-São Paulo-Campeonato Paulista

16/09/2018– Bahia-BA-1 x 1 – Palmeiras-Arena Fonte Nova-Salvador-Campeonato Brasileiro

26/09/2018– Cruzeiro-MG-1 x 1 – Palmeiras-Mineirão-Belo Horizonte-Copa do Brasil

14/11/2018– Palmeiras-3 x 0 – Fluminense-RJ-Palestra Italia – Allianz Parque-São Paulo-Campeonato Brasileiro

12/03/2019– Palmeiras-3 x 0 – Melgar-Peru-Palestra Italia – Allianz Parque-São Paulo-Copa Libertadores da América

26/03/2019– Palmeiras-5 x 0 – Grêmio Novorizontino-Pacaembu – São Paulo – Campeonato Paulista

23/07/2019– Godoy Cruz-Argentina -2 x 2 –Palmeiras -Wilmar Roldan (Colômbia) – Mendoza-ARG-Copa Libertadores da América

04/08/2019– Corinthians-SP 1 x 1- Palmeiras – Arena Corinthians – São Paulo – Campeonato Brasileiro

16/10/2019– Palmeiras – 1 x 0 – Chapecoense-SC – Palestra Italia – Allianz Parque – São Paulo -Campeonato Brasileiro

30/10/2019– Palmeiras 3 x 0 – São Paulo-SP – Palestra Italia – Allianz Parque – São Paulo -Campeonato Brasileiro