Fora de casa, Sub-13 vence a Portuguesa e Sub-11 empata em rodada do Paulista

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

As equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras entraram em campo pelo Campeonato Paulista contra a Portuguesa, na manhã deste domingo (12), no CT do adversário, em São Paulo-SP. O Sub-11 empatou em 1 a 1 e manteve a liderança do Grupo 5 da primeira fase, enquanto o Sub-13 venceu por 2 a 0 e segue invicto no estadual.

O gol do Sub-11 foi marcado por Érick. O Verdão tem seis vitórias, dois empates e uma derrota, com 20 pontos – mesma pontuação do vice-líder Audax, que tem um gol a menos de saldo. No próximo domingo (19), às 9h, a equipe disputa o clássico contra o São Paulo, com mando palmeirense no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos-SP.

O Sub-13 venceu a Portuguesa com gols de Gustavo Lima e Luis Guilherme. A equipe está na segunda colocação da chave, com 21 pontos (seis vitórias e três empates), e também terá um clássico contra o São Paulo pela frente, no domingo (19), às 10h30, no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos-SP.

Nesta edição, os 46 clubes participantes foram divididos em seis grupos, sendo eles compostos por oito ou sete equipes. O Alviverde está no Grupo 5 e terá pela frente Portuguesa, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Audax, Nacional, Oeste e São Paulo. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra nesta conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato do Paulista na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. Já o Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. As duas categorias já levaram taças em 2018: o Sub-11 venceu a GO Cup e o tri da Copa Bellmare, no Japão, e o Sub-13 conquistou a Mito HollyHock Cup, no Japão.