Departamento de Comunicação

De volta ao time titular após acertar a renovação de contrato com o clube, o zagueiro Gustavo Gómez fez duas partidas (contra Santo André, pelas quartas de final, e Ponte Preta, pela semifinal) nesta retomada do Campeonato Paulista e saiu de campo sem ser vazado em ambas – nas duas ocasiões, começou jogando ao lado de Felipe Melo e terminou ao lado de Luan, que entrou no andamento dos jogos.

“Eu trabalho muito para isso. Quando nós, defensores, não tomamos gol, ficamos tranquilos porque o trabalho foi bem feito. Nosso objetivo é sempre ajudar o Palmeiras. E gosto de me cuidar e trabalhar bastante no dia a dia para estar à disposição (da comissão técnica) e somar minutos (em campo) sempre”, afirmou o paraguaio, que no último domingo (02), contra a Ponte, alcançou Willian na segunda posição da lista de atletas com mais tempo de jogo pelo Palmeiras em 2020: já são 1057 minutos em campo, atrás somente do goleiro Weverton, com 1352. Das 18 partidas do Maior Campeão do Brasil na temporada, Gómez atuou em 15.

Desfalque da equipe no fim da primeira fase do torneio estadual, o camisa 15 alviverde fará nesta quarta-feira (05), contra o Corinthians, às 21h30, na arena de Itaquera, seu primeiro clássico com portões fechados para o público. “É um jogo especial, é uma final e estou muito ansioso. Estamos nos preparando bem e mentalizando que teremos de fazer um jogo inteligente. Não haverá torcida lá, mas jogaremos por nossa família, pela instituição e por todos os palmeirenses”, disse.

O zagueiro Gustavo Gómez tem 1057 minutos em campo nesta temporada (Cesar Greco/Palmeiras)

Em 2019, ao lado de Luan na zaga, Gómez atingiu a expressiva marca de 1081 minutos consecutivos sem sofrer gols (sem considerar os acréscimos) – a série começou na quinta rodada do Paulista, contra o Corinthians, e terminou nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Internacional. Esta é a segunda maior sequência de uma dupla de zagueiros sem ser vazada na história do Palmeiras. O recorde ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel, que, em 1987, garantiram que o time ficasse por exatos 1.148 minutos intransponível (sem acréscimos).

Durante a campanha do decacampeonato brasileiro de 2018, Gómez e Luan já haviam contribuído para a equipe a estabelecer o recorde palmeirense de menos gols sofridos na história do Brasileirão de pontos corridos: apenas 26 tentos tomados (a marca anterior era de 32, na caminhada do título de 2016). O retrospecto geral da dupla é de 41 jogos, 26 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, com apenas 19 gols sofridos (média de 0,46 por partida).

Contratado no segundo semestre de 2018, Gómez tem 73 jogos e nove gols pelo Verdão. E ele nunca passou uma temporada sem balançar as redes no clube – em 2018, foram 17 jogos e três gols; em 2019, 41 partidas e cinco gols; e em 2020, 15 jogos e um gol, no dia 16/02, na vitória por 3 a 1 sobre o Mirassol, no Allianz Parque.

Gómez marcou nove gols com a camisa do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras)

Os cinco gols marcados em 2019, aliás, fizeram com que Gómez fosse o zagueiro-artilheiro do time no ano e entrasse em um seleto grupo de defensores que mais balançaram as redes adversárias em uma única temporada pelo Verdão: ele está na 6ª posição ao lado de Bianco (cinco tentos em 1916), Luís Pereira (cinco gols em 1971 e outros cinco em 1972), Vitor Hugo (que fez cinco gols em 2016) e Yerry Mina (que fez cinco gols na temporada de 2017) – atrás só de Luis Pereira e Nen (com seis gols em 1974 e 2004, respectivamente), Cléber e Vitor Hugo (com oito tentos em 1996 e 2015, respectivamente) e Vágner Bacharel (com nove gols em 1983).