Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O atacante é uma das promessas da base alviverde (Foto: Cesar Greco)

Um dos principais nomes da base do Palmeiras nas últimas temporadas, o atacante Gabriel Silva, promovido ao elenco Sub-20 em janeiro deste ano, renovou contrato com o clube nesta quinta-feira (09) até 30 de junho de 2025.

Com apenas 18 anos, Gabriel chama a atenção pela técnica e pelo poder de decisão. Em 2019, somadas as partidas disputadas com as equipes Sub-17 e Sub-20 do Verdão, o atacante marcou 40 gols em 46 jogos. Mais do que isso: balançou as redes em todas as finais nacionais que disputou pelas duas categorias na temporada: Paulista Sub-17 (vice-campeão), Copa do Brasil Sub-17 (campeão), Supercopa do Brasil Sub-17 (campeão), Paulista Sub-20 (campeão), Brasileiro Sub-20 (vice-campeão) e Supercopa do Brasil Sub-20 (vice-campeão) – ver detalhamento abaixo.

Gabriel deixou sua marca também na final do Mundial de Clubes Sub-17, em junho do ano passado, quando o Verdão se sagrou bicampeão ao bater o Leganés-ESP por 2 a 1, na Espanha – o outro tento foi do lateral Garcia. Tanto em 2019 como em 2018, ele foi campeão mundial ao lado de Gabriel Veron, outra cria palmeirense, promovido ao Profissional no final de 2019 – ambos fizeram um gol cada na vitória por 4 a 2 sobre o Real Madrid na decisão de 2018, também na Espanha.

“Estou muito feliz com essa renovação. O Palmeiras é a minha casa e ter a chance de retornar às atividades ao lado da equipe profissional mostra que estou no caminho certo. Quero tirar o máximo proveito desta oportunidade e fazer história com essa camisa”, declarou o atacante, que chegou ao Verdão com 13 anos de idade, em 2015, e desde a semana passada integra o grupo formado por jovens do Sub-20 que dá apoio aos treinos do elenco principal na Academia de Futebol.

Além de Gabriel Silva, estão no grupo de apoio ao elenco profissional o goleiro Mateus Oliveira, o zagueiro Henri, o lateral-esquerdo Ramiro, os meio-campistas Erick Pluas e Jean Quiñonez e o atacante Valdenilson. Ainda não há previsão para o retorno das atividades presenciais das equipes palmeirenses de base devido à pandemia da Covid-19.

O atleta tem participado de atividades com o time profissional (Foto: Cesar Greco)

Confira os números de Gabriel Silva em 2019:

Paulista Sub-17: 13 gols (artilheiro do Palmeiras na competição)

> Marcou 3 gols e deu uma assistência no jogo de volta da final contra o São Paulo (Palmeiras vice-campeão após derrota na ida por 2 a 0, no Morumbi, vitória na volta por 4 a 2, no Pacaembu, e revés nos pênaltis)

Copa do Brasil Sub-17: 7 gols (vice-artilheiro do Palmeiras na competição)

> Marcou um dos gols do jogo de volta da final contra o São Paulo, no Pacaembu. Com o placar de 2 a 0 após perder na ida por 3 a 2, o Palmeiras foi campeão do torneio pela segunda vez na história.

Supercopa do Brasil Sub-17: 1 gol

> Em pleno Maracanã, marcou um dos gols que deu o título ao Palmeiras (campeão da Copa do Brasil) diante do Flamengo (campeão brasileiro) – o Verdão venceu a primeira partida por 2 a 0, no Pacaembu, e perdeu por 3 a 2 na volta.

Brasileiro Sub-17: 5 gols (vice-artilheiro do Palmeiras na competição)

> Foi titular na campanha que levou o time às quartas de final.

Mundial Sub-17: 3 gols (artilheiro do Palmeiras no torneio ao lado do atacante Fabricio)

> Marcou um dos gols do título na final contra o Leganés-ESP – vitória do Palmeiras por 2 a 1.

Gabriel foi bicampeão do torneio mundial Sub-17 (Foto: Divulgação)

Paulista Sub-20: 1 gol

> Alçado do Sub-17 ao Sub-20 para jogar a decisão do Paulista, anotou o gol mais importante do time no torneio: ele marcou nos acréscimos do segundo tempo o tento do título contra o Red Bull Brasil, em Bragança Paulista-SP, na vitória por 3 a 0 – o Palmeiras havia perdido o primeiro jogo da final por 2 a 0.

> Os três gols daquela partida, aliás, foram marcados por atletas do Sub-17: Gabriel Veron (2) e Gabriel Silva.

Brasileiro Sub-20: 1 gol

> Também alçado do Sub-17 à decisão do torneio Sub-20, marcou no primeiro duelo da decisão do torneio contra o Flamengo – vitória do Palmeiras por 1 a 0, no Pacaembu. O Verdão foi vice-campeão da competição após revés por 3 a 0 na volta.

Supercopa Sub-20: 1 gol

> Fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo (campeão brasileiro) na partida de volta, em Araraquara – o Palmeiras (campeão da Copa do Brasil) foi vice-campeão porque tinha perdido o duelo de ida por 3 a 0.

Outras informações e curiosidades:

– Em 2017, foi campeão de diversas competições pela categoria Sub-15: Paulista, Copa Nike, Copa do Brasil, entre outros torneios menores.

– Também em 2017, foi artilheiro do Verdão no título paulista Sub-15 com 27 gols em 22 jogos. O jogo do título foi um empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Allianz Parque, para mais de 20 mil palmeirenses.

– Em seu primeiro ano de Sub-17, em 2018, foi vice-artilheiro do Campeonato Paulista Sub-17 com 28 gols, e o Palmeiras foi campeão do torneio,

– Também em 2018, ao fazer seis gols, Gabriel Silva se tornou o jogador com maior número de bolas na rede em uma única partida pelo Sub-17 palmeirense, ao lado de Cardoso (1962), Souza (1964), Vicentinho (1965) e Aníbal (2017). A chuva de gols foi diante do São José Esporte Clube, com goleada alviverde por 16 a 1 (uma das maiores goleadas da história palmeirense na categoria).

– Já fez parte das seleções brasileiras Sub-15 e Sub-17.