Luxemburgo detalha período com Covid-19 e projeta retorno do Campeonato Paulista

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Luxemburgo concedeu entrevista coletiva virtual nesta sexta-feira (17) (Cesar Greco/Palmeiras)

Perto do reinício do Campeonato Paulista, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a conversar com os jornalistas de forma virtual, nesta sexta-feira (17), em mais uma entrevista coletiva feita durante o período da pandemia de Covid-19 – a primeira aconteceu no último dia 06 de maio. O comandante, que testou positivo para o vírus da Covid-19 no começo deste mês e permaneceu afastado dos trabalhos por 14 dias,comentou sobre o período em que esteve em casa se recuperando. O retorno dele às atividades na Academia de Futebol ocorreu na quarta (15).

“Eu não tive nenhum sintoma, fui assintomático. A única coisa que incomoda é que parece que você está preso. A minha mulher chegava na porta do quarto e falava: ‘Almoço’. Depois chegava e falava: ‘Janta’. Depois: ‘Café’ (risos). Isso era deprimente, mas de resto não tive problema nenhum. Passei muito bem, parece que não tive a doença. Os médicos do Palmeiras me deram alguns remédios, vitaminas, e é muito importante estar com a imunidade boa. Se você estiver com imunidade boa, com certeza esse negócio vem e passa batido”, declarou o palmeirense, recordando o momento em que foi informado sobre a doença.

Após 14 dias afastado por conta da Covid-19, o comandante retornou à Academia na última quarta (15)

“Quando eu testei positivo, eu já liguei para a minha casa e mandei todo mundo sair. Cheguei em casa, tirei a roupa, fui direto para o quarto e não sai mais de lá para não deixar a minha família exposta. Entrei e fiquei 14 dias naquele quarto”, contou.

Apesar da distância, Luxemburgo se manteve ativo no trabalho diário da Academia. “Eu treinei com a cabeça (risos), fiquei falando com o meu assistente. Os treinamentos foram todos feitos por mim. O pessoal da TV Palmeiras me ajudou bastante. Você acha que eu consigo fazer isso aqui sozinho? (risos). Eu tenho a ideia, passo para eles e eles fazem”, afirmou o palestrino, que também falou sobre o clássico contra o Corinthians, a ser realizado na quarta (22), às 21h30, na Arena Corinthians, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O duelo marcará a retomada do Estadual após a paralisação do futebol por conta da pandemia de Covid-19.

Veja também: Palmeiras atinge maior intervalo sem jogos de sua história

 “Será diferente de tudo, olha como eu estou fazendo a entrevista (risos). Foram basicamente quatro meses sem treinar. Por mais que a gente fizesse o treinamento on-line, que foi muito bom, mas é totalmente diferente. Todo mundo estranhará, será sem público, sem torcedor, tudo será diferente. Ninguém sabe o que poderá acontecer. É um Corinthians e Palmeiras que ninguém nunca viu, mas ainda assim é um Corinthians e Palmeiras”, disse.

Por falar no Derby, Luxa tem números positivos no comando do Verdão: são 16 confrontos, com sete vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Além disso, foi diante do Corinthians que o comandante palestrino foi campeão paulista em 1993, do Torneio Rio-São Paulo do mesmo ano e do Campeonato Brasileiro de 1994.

Contudo, neste retorno ao Campeonato Paulista, Vanderlei Luxemburgo terá um desfalque muito importante: o atacante Dudu, que negocia a sua transferência para Al Duhail, do Catar. O comandante, por sua vez, já trabalha com outras opções para suprir a saída do atleta.

“Terei de encontrar um substituto. Colocarei um reforço no meio de campo ou continuarei com quatro atacantes. Uma coisa que acontecerá é que teremos todos os jogadores à disposição e jogando. Teremos cinco substituições e definirei como e quando fazê-las”, explicou. “Isso faz parte. Em um clube como o Palmeiras, surgirá outro jogador, pode ser até na base. Aqui mesmo estava sem ninguém e do nada explodiu o Gabriel Jesus, essas coisas acontecem naturalmente. Eu mesmo já passei por isso no Palmeiras (na década de 90). Isso é normal para mim”, completou.

Atualmente em sua quinta passagem pelo clube, Luxemburgo soma 387 partidas à frente do Maior Campeão do Brasil, com 234 triunfos, 86 empates e 67 derrotas. Tetracampeão paulista pelo Verdão (1993, 1994, 1996 e 2008), ele é o treinador que mais levantou canecos estaduais da história do Palmeiras, ao lado de Oswaldo Brandão (campeão em 1947, 1959, 1972 e 1974).

MARCAS E RECORDES DE LUXEMBURGO PELO PALMEIRAS

  • 3º treinador que mais comandou o Verdão (387 jogos), atrás só de Luiz Felipe Scolari (484) e Oswaldo Brandão (586)
  • 3º treinador que mais venceu pelo Verdão (234 vitórias), atrás só de Luiz Felipe Scolari (237) e Oswaldo Brandão (342)
  • Treinador com mais jogos no estádio Palestra Italia (147 jogos), seguido de Oswaldo Brandão (130)
  • Treinador com mais vitórias no estádio Palestra Italia (116 jogos), seguido de Oswaldo Brandão (96)
  • 2º treinador que mais comandou o Verdão em Libertadores (22 partidas), atrás só de Luiz Felipe Scolari (43)
  • 2º treinador que mais venceu pelo Verdão em Libertadores (11 triunfos), atrás só de Luiz Felipe Scolari (23)
  • 2º treinador que mais comandou o Verdão em Brasileiros (132 partidas), atrás só de Luiz Felipe Scolari (203)
  • 2º treinador que mais venceu pelo Verdão em Brasileiros (76 triunfos), atrás só de Luiz Felipe Scolari (85)
  • 2º treinador que mais comandou o Verdão em Paulistas (128 partidas), atrás só de Oswaldo Brandão (250)
  • 2º treinador que mais venceu pelo Verdão em Paulistas (92 triunfos), atrás só de Oswaldo Brandão (149)

Confira abaixo na íntegra a entrevista coletiva do técnico Vanderlei Luxemburgo: