M. Rocha sai de campo como líder em passes, cruzamentos e desarmes no Paulista

Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

O lateral-direito Marcos Rocha saiu de campo como líder em três fundamentos no Paulista: assistências, cruzamentos e desarmes (Cesar Greco/Divulgação)

Marcos Rocha é um atleta que merece destaque individual. Após a goleada por 4 a 0 sobre o Oeste, pela 3ª rodada do Paulista, no Pacaembu, na noite desta quarta-feira (29), o lateral-direito, de acordo com dados do Footstats, saiu de campo como líder em três fundamentos no Campeonato Paulista: assistências, cruzamentos e desarmes.

Assistências

Se Willian fez gol bonito, pode se dizer que o lateral-direito palmeirense deu uma assistência bonita no duelo: fez lindo lançamento de rosca, lembrando um passe de trivela e, com maestria, serviu Willian, que saiu cara a cara com Caíque França e tirou do goleiro para marcar o terceiro do Alviverde. Belo gol de Willian e belíssima assistência do camisa 2!

Com duas assistências em 2020 (uma para o gol de Zé Rafael no jogo contra o Ituano pela 1ª rodada do Paulista e, agora, para o gol de Willian, contra o Oeste, na 3ª rodada), Marcos Rocha é o garçom do Campeonato Paulista de acordo com dados do Footstats até o fim da partida do Verdão na rodada, ao lado de Douglas Baggio, do Santo André, e de Bidu, do Guarani.

Além disso, Rocha é também o assistente máximo do Verdão em 2020, ao lado de Zé Rafael (o camisa 8 também acumula dois passes a gol no ano: um na Florida Cup, contra o New York City-EUA, e outro no próprio duelo diante do Ituano, ambos os passes foram para Willian Bigode).

Vale lembrar que, em 2019, o lateral-direito já havia sido o vice-assistente do elenco, com sete passes a gol, ao lado de Gustavo Scarpa – ambos ficaram atrás apenas de Dudu (líder disparado, com 18). Em 2018, também não ficou pra trás no quesito: somou oito assistências, ficando na quarta posição (atrás apenas de Willian, com nove, Lucas Lima, com 12, e de Dudu, com 19).

Cruzamentos

Ainda de acordo com dados do Footstats – atualizados até o final da partida entre Palmeiras e Oeste desta quarta-feira (29) –, Marcos Rocha é também líder em outro fundamento: cruzamentos certos no certame (ou seja, quando a bola é cruzada, recebida e dominada pelo companheiro de time). Foram sete toques na medida para deixar seus companheiros em chance real de marcar um gol. Neste quesito, está seguido de Claudinho meia do Red Bull, e de Luan, do Corinthians, ambos com seis.

Desarmes

E se você acha que para por aí, está enganado! Não são só as assistências e os cruzamentos. Marcos Rocha é um jogador completo, pois, levando em conta também os desarmes certos (ou seja, quando um jogador rouba a bola de seu adversário e a pelota continua sob posse de seu time), o camisa 2 do Alviverde também lidera o Paulistão segundo o Footstats: foram nove ao todo, ao lado de Baralhas (Ituano), Ferreira (Botafogo), Aderlan (Red Bull), Daniel Alves (São Paulo), Zé Rafael (Palmeiras) e Matheus Jussa (Oeste).

Inclusive, neste quesito, Rocha fechou o Brasileirão de 2019 como o atleta que mais atravancou jogadas rivais ao longo do campeonato nacional, com 103 desarmes, enquanto o ala-esquerdo Diogo Barbosa aparece na 3ª posição com 80, isolado. Gregore, volante do Bahia, ficou na 2ª colocação do ranking, com 102 lances coibidos.