Na estreia de Ricardo Gareca, Verdão não evita revés na Vila Belmiro

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Wendel divide bola com o defensor santistaNo retorno da Copa do Mundo e com a estreia do treinador Ricardo Gareca, o Palmeiras não evitou o revés e foi derrotado para o Santos, na Vila Belmiro, pelo placar de 2 a 0. O confronto foi válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em homenagem ao ex-goleiro e ídolo eterno alviverde Oberdan Cattani, falecido no dia 20 de junho, a equipe alviverde entrou em campo vestindo camisas azuis com o rosto do arqueiro estampado na frente e com seu nome na parte posterior do uniforme.

A primeira etapa do clássico foi marcada pelo jogo truncado, onde os setores defensivos dos dois times neutralizavam as jogadas com facilidade pela ausência de criatividade dos jogadores em campo. O único gol da primeira etapa veio em lance de bola parada, após Bruno Uvini desviar de cabeça e abrir o placar para os mandantes.

O segundo tempo começou semelhante ao primeiro: jogo amarrado e pouca criatividade. O Verdão até marcou o gol de empate, mas o bandeira anulou o tento por conta de posição irregular de Tobio. Aos 23 minutos do segundo tempo, o Santos fez o segundo gol com o volante Alison. Após o gol, com as substituições de Ricardo Gareca, a equipe palestrina buscou reagir com lances de perigo, mas não evitou o revés.

O próximo compromisso alviverde será contra o Cruzeiro, neste domingo (20), às 16h, no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão.

O jogo

O clássico começou sem muitos perigos para o Verdão, que neutralizava com facilidade as jogadas de linha de fundo da equipe santista, principalmente com o auxílio dos três volantes alviverdes escalados inicialmente (Josimar, Renato e Wesley). Nos quinze primeiro minutos de jogo, com muita disputa no meio de campo, as equipes pecavam no passe final e não usavam de criatividade nos lances de ataque.

O primeiro chute a gol da partida foi do Santos, mas Geuvânio não levou perigo ao goleiro Fábio, que defendeu seguramente. No lance seguinte, aos 23 minutos, após cobrança de falta de Lucas Lima na área, Bruno Uvini anotou para os mandantes (Santos 1×0 Palmeiras).

Após fazer o gol, o Santos passou a pressionar o Palmeiras com maior intensidade, mas a zaga alviverde afastava as bolas paradas alçadas na área do goleiro Fábio. Aos 25 minutos, após falta em Lucas Lima, Wellington recebeu cartão amarelo.

A resposta alviverde veio aos 31 minutos: após cruzamento de Wesley, Aranha saiu errado do gol e a bola ficou livre na área. Após o bate-rebate, a defesa santista afastou o perigo. Buscando o empate, a equipe alviverde atacava pelas pontas. Aos 36, após boa jogada, Diogo invadiu a área e chutou para fora. Três minutos depois, após cruzamento de Wesley, Marcelo Oliveira cabeceou para fora.

O último lance de perigo alviverde no primeiro tempo veio aos 40 minutos: após desatenção da defesa santista, Leandro roubou a bola e finalizou para a boa defesa do goleiro Aranha.

Sem alterações, as equipes voltaram para o segundo tempo protagonizando lances semelhantes ao primeiro: muita força e pouca criatividade. Logo aos dois minutos, Marcelo Oliveira recebeu cartão amarelo por falta em Gabriel.

As oportunidades alviverdes vinham em maior número pelo lado esquerdo do campo, com jogadas de linha de fundo. Aos 13 minutos, após bola alçada na área, Tobio cabeceia para dentro da pequena área e Marcelo Oliveira completa para o gol, mas o auxiliar assinalou impedimento e anulou o gol do Verdão.

Um minuto depois, Gareca sacou Josimar para colocar Mendieta, colocando a equipe alviverde para o ataque. No lance seguinte à alteração, Wesley cometeu falta no defensor santista e recebeu o terceiro cartão amarelo, desfalcando o Verdão na próxima rodada.

Aos 20 minutos, a resposta santista veio com o chute de fora da área de Mena, desviado por Gabriel dentro da grande área, mas o lance foi parado pelo bandeirinha, que assinalou impedimento.

O Verdão efetuou sua segunda alteração no minuto seguinte: Bruno César deu lugar ao atacante Érik, estreante da noite. No entanto, aos 23, após boa jogada do ataque santista feita por Gabriel, Alison completou para o fundo das redes (Santos 2×0 Palmeiras).

Após sofrer o tento, o Palmeiras buscava a reação pelas pontas. Em uma dessas jogadas, aos 28 minutos, o jovem estreante Érik invadiu a área pela direita e chutou forte. Aranha rebateu a bola e, no rebote, Leandro não conseguiu dominar a bola.

Gareca promoveu sua última alteração aos 33 do segundo tempo: Leandro deu lugar ao jovem Eduardo Junior, segundo estreante da noite.

Aos 36, o Santos chegou com o atacante Gabriel, mas Fábio fez grande defesa e botou para escanteio. Desde então, o Verdão continuou a estabelecer reação e apertar a zaga santista, mas pecava no passe final. A equipe santista explorava somente os contra-ataques.

A última chance alviverde na partida veio com o volante Wesley, após cobrança de falta, mas o goleiro Aranha encaixou a bola.

Escalação: Fábio; Wendel, Tobio, Wellington, Marcelo Oliveira; Renato, Josimar (Mendieta), Wesley, Bruno César (Érik); Diogo e Leandro (Eduardo Junior).

Cartões Amarelos: Wellington, Marcelo Oliveira e Wesley

Gols:

Santos: Bruno Uvini (23’ – 1º Tempo) e Alison (23’ – 2º Tempo)