Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras goleou o Botafogo por 5 a 0 na tarde desta quarta-feira (11), no Allianz Parque, pela rodada de estreia do Campeonato Brasileiro Sub-17. Os gols palestrinos foram marcados por Giovani (três vezes), Carlos e Ruan Santos.

No primeiro tempo, o Verdão criou muito, mas não conseguiu converter as chances em gols. O Botafogo, por sua vez, apostou nos contra-ataques e assustou a meta defendida por Natan em pelo menos duas oportunidades.

Se na etapa inicial a chance alviverde veio dos pés do atacante Márcio, que acertou o travessão em belo chute de fora da área, o segundo tempo foi mais feliz para a linha ofensiva do Verdão.

As alterações promovidas por Artur Itiro surtiram efeito, e quatro dos cinco gols palmeirenses foram marcados por atletas suplentes. Logo após entrar, o atacante Giovani precisou de três minutos para marcar duas vezes em duas assistências pela esquerda. Em seguida, deu passe para Carlos driblar o goleiro e ampliar.

O domínio permaneceu palmeirense. O zagueiro Ruan Santos, de cabeça, marcou o quarto após cobrança de escanteio de Abimael pela esquerda. Por fim, ainda deu tempo para Giovani marcar um hat-trick – o segundo no Allianz Parque em menos de 24 horas, já que Luiz Adriano, pela Libertadores, foi para as redes três vezes contra o Guaraní-PAR nesta terça-feira (11).

O Palmeiras não tem data de retorno ao Brasileiro Sub-17 devido à paralisação de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como medida preventiva para frear o avanço de casos de COVID-19 no país.

Assim como em sua primeira edição, em 2019, o torneio nacional será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez em cada, classificando-se para a fase seguinte os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos dentro da chave e em turno único. Das quartas de final em diante a competição passa a ser disputada em mata-matas com partidas de ida e volta.

Participam os 20 melhores clubes no ranking da CBF. O Palmeiras encara Botafogo, América-MG, Atlético-MG, Bahia, Chapecoense, Corinthians, Grêmio, Sport e Vasco da Gama. Já o outro grupo reúne Athletico-PR, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Internacional, Santos, São Paulo e Vitória. Vale lembrar que o Verdão é o atual campeão da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil Sub-17.

Palmeiras Sub-17: Natan; Thiago, Ruan Santos, Michel (Carlos) e Ian; Guilherme (Pedro Lima), Robinho (Clebson), Abimael (Serafim), Allan (Wendell) e Marcio (Giovani); Ruan Ribeiro. Técnico: Artur Itiro.