Palmeiras promove Semana da Saúde com diversas palestras aos atletas da base

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Departamento de Serviço Social da Sociedade Esportiva Palmeiras promoveu entre os dias 25 de agosto e 9 de setembro a Semana da Saúde para jogadores e funcionários do Centro de Formação de Atletas do clube. Realizada anualmente, a Semana consiste na realização de palestras e atividades com o objetivo de informar, esclarecer e contribuir para o processo de conscientização acerca de importantes cuidados com a saúde.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _  Semana da Saúde contou com palestras de diversos profissionais atuantes na área

Realizadas de forma dinâmica e interativa, as palestras contaram com profissionais de diversas áreas ligadas à saúde, como odontologia, podologia, psicopedagogia, enfermagem e nutrição. A intenção era a de promover diálogos e fortalecer debates sobre os assuntos relacionados à saúde, mobilizando os atletas sobre o exercício de bons hábitos de vida.

Neste ano, as palestras foram divididas nos seguintes temas: sexualidade e DST, higiene bucal, cuidados com os pés e alimentação saudável. Participaram atletas das categorias Sub-11 a Sub-20, que também foram orientados sobre a disponibilidade de benefícios e serviços de saúde disponibilizados pelo clube e também pela rede pública.

O Palmeiras disponibiliza, por exemplo, convênio médico e odontológico – neste quesito, foi feita orientação completa de utilização do beneficio. Sobre a rede pública, foi divulgada a importância do cadastro no SUS, como direito do cidadão, e os serviços disponíveis a partir deste, inclusive o preservativo que pode ser retirado no posto de saúde.

A Semana da Saúde promovida pelo Serviço Social contou com apoio do Instituo Kaplan, que desde 1991 especializou-se em capacitar educadores na área de sexualidade, além de propiciar atendimento à população conciliando ensino e prática profissional no atendimento das dificuldades individuais e coletivas ligadas à sexualidade. Sua principal missão é disseminar o conhecimento sobre o exercício dos direitos e da responsabilidade sexual, por meio da educação, visando à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O Instituo Kaplan desenvolve projetos voltados para jovens e jogos educativos criados por nós mesmos. Foi um desses trabalhos que desenvolvemos com o Palmeiras. A gravidez e as DSTs são democráticas, não eliminam ninguém. É importante os atletas se cuidarem e saberem como se cuidar. Fazer esse tipo de trabalho de educação sexual é de extrema importância para que esses jovens possam tomar decisões mais assertivas e, assim, evitarem situações de vulnerabilidade”, disse Maria Helena Vilela, diretora-executiva do Instituto Kaplan. 

Além do Instituto Kaplan, o clube agradece o apoio e o excelente trabalho realizado pelos parceiros: Grupo Saúde e Vida, Brasil Insurance, Disque prevenção DST- Secretaria da Saúde e Aldil Miranda.