Palmeiras x Atlético Nacional-COL: informações, curiosidades e retrospecto do confronto

Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Palmeiras x Atlético Nacional-COL l Florida Cup 2020
Data e hora: 
15/01/2020 l 22h30 (horário de Brasília)
Local: Exploria Stadium, em Orlando (EUA)
Transmissão: SporTV

O torcedor do Palmeiras poderá matar a saudade da equipe nesta quarta-feira (15). O time alviverde estreia na Florida Cup 2020 e entra em campo pela primeira vez na temporada às 22h30 (horário de Brasília), contra o Atlético Nacional-COL, no Exploria Stadium, em Orlando (EUA). O torneio amistoso marca o início da quinta passagem do treinador Vanderlei Luxemburgo pelo Verdão – técnico com o maior número de títulos pelo clube (sete).

Esta é a primeira participação do Palmeiras no torneio norte-americano. Quatro times participam e cada um jogará duas partidas – o campeão será definido por pontos corridos. Em caso de empate, será realizada cobrança de pênaltis com um ponto extra dado ao vencedor. Além dos colombianos, o Verdão enfrenta ainda o New York City FC-EUA, no sábado (18), às 16h (horário de Brasília). O Corinthians é o outro participante do torneio.

Os jogadores do Palmeiras durante treinamento em Orlando, Flórida

Horas antes da estreia na competição amistosa, o Palmeiras treinou no Omni Resort at ChampionsGate, na Flórida-EUA, na manhã desta quarta (15), dando sequência à pré-temporada, período em que os jogadores trabalham majoritariamente duas vezes por dia. Assim como na terça (14), o técnico Vanderlei Luxemburgo esboçou o time titular (contra 11 reservas) e aprimorou posicionamentos, bolas aéreas, jogadas ensaiadas, transições etc. Na parte final, os atletas aperfeiçoaram ainda cobranças de pênaltis.

RETROSPECTO CONTRA O ATLÉTICO NACIONAL

Foram três jogos na história contra o Atlético Nacional-COL e três vitórias palestrinas. O primeiro embate aconteceu em duelo amistoso no dia 28 de janeiro de 1960 e terminou com vitória por 2 a 1, no estádio Atanásio Girardot, em Medellín (COL). Os outros dois foram disputados na primeira fase da Copa Libertadores de 2006: no Palestra Italia, o Alviverde venceu por 3 a 2, com gols de Marcinho, Edmundo e Douglas. No Atanásio Girardot, Corrêa e Leonardo Silva anotaram os gols da vitória por 2 a 1.

PALMEIRAS X TIMES COLOMBIANOS

O Palmeiras já disputou 24 jogos contra equipes colombianas, e o retrospecto é de 17 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 49 gols e 23 sofridos. O duelo mais recente foi um triunfo por 3 a 0 no Allianz Parque sobre o Júnior Barranquilla, em abril do ano passado. O primeiro foi justamente o amistoso de 1960 contra o Atlético Nacional.

PALMEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS

O Palmeiras faz a pré-temporada nos Estados Unidos pela primeira vez. O clube esteve nos EUA anteriormente em julho de 1997, na intertemporada, para a disputa da Taça Amizade, contra o New England Revolution-EUA (o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari venceu por 1 a 0, gol de Euller, e ficou com a taça). Na sequência, o time disputou também a Rebook Cup contra o Junior Barranquilla-COL e Necaxa-MEX, mas ficou com o terceiro lugar da competição, que também contava com o Borussia Mönchengladbach-ALE.

TORNEIOS INTERNACIONAIS

A participação mais recente do Palmeiras em um torneio amistoso internacional aconteceu no início da temporada de 2016, em Montevidéu, quando participou da Copa Antel. O time foi vice-campeão após superar o Club Libertad-PAR e empatar sem gols com o anfitrião Nacional na decisão (foi superado nos pênaltis por 4 a 3). A última excursão internacional foi realizada em 2018, na parada da Copa do Mundo, com amistosos disputados no Panamá e na Costa Rica contra Árabe Unido, Independiente Medelín e Liga Alajuelense.

MELHOR DEFESA DO BRASIL NO ANO PASSADO

O Palmeiras encerrou 2019 como o time de Série A que menos sofreu gols na temporada: foi vazado 44 vezes em 68 jogos (sem contar amistosos). O Alviverde ainda teve a menor média de gols sofridos (0,65 – sexta melhor média do Verdão na história) e o maior índice de jogos sem ser vazado (não sofreu gol em 52,94% de seus jogos).

O Palmeiras teve a melhor defesa do país em 2019

VANDERLEI LUXEMBURGO

Esta é a quinta passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras. Terceiro treinador com mais jogos (374) e mais vitórias (227) à frente do clube na história, também é o comandante com o maior número de títulos pelo Verdão (sete). Teve sua primeira passagem em 1993 e encerrou um jejum de quase 17 anos sem títulos com uma histórica goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians na final do Paulista. Também venceu o Campeonato Brasileiro naquele ano, diante do Vitória, pondo fim a um período de 20 anos sem conquistas nacionais. Repetiu o feito no ano seguinte e foi bicampeão paulista e nacional. Em 1996, venceu o Paulista com campanha avassaladora – o jogo bonito e ofensivo da equipe ficou conhecido como “ataque dos 100 gols”, tendo anotado 102 gols com 27 vitórias, dois empates e somente um revés. Em seu último trabalho à frente do Alviverde, em 2008, o treinador acabou com mais um jejum de oito anos sem títulos ao vencer o Paulista diante da Ponte Preta.

GABRIEL VERON E JOVENS DA BASE

O atacante Gabriel Veron, de apenas de 17 anos, se tornou o segundo jogador mais novo a marcar um gol pelo Palmeiras na história. Ele está atrás de Juliano, que marcou aos 16 anos, em 1998. Veron entrou aos 11 minutos do segundo tempo contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 8 de dezembro, marcou dois gols e concedeu uma assistência (foi o segundo jogo do garoto no Profissional). Semanas antes, ele foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo FIFA Sub-17, conquistada pela Seleção Brasileira em 2019. Além dele, outros oito jogadores oriundos da base são novidades no elenco principal em 2020: Vinicius Silvestre, Pedrão, Wesley (retornando de empréstimos), Esteves, Alan, Gabriel Menino, Patrick de Paula e Iván Angulo.

Além de Veron, diversos jogadores da base foram promovidos ao time principal em 2020

DUDU

Com 68 gols pelo Palmeiras, Dudu é o maior artilheiro do clube no século XXI, à frente de Vágner Love, com 54. No ranking geral da história alviverde, é o 32º colocado dois atrás de Nei, o 31º com 70 gols – líder é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931. Desde 2015 no Maior Campeão do Brasil, o dono da camisa 7 está perto de alcançar a expressiva marca de 300 jogos pelo Verdão: são atualmente 293 jogos.

O atacante também está na lista dos jogadores que mais venceram pelo Palmeiras, com 168 vitórias. No século XXI, apenas o goleiro Marcos tem mais triunfos, com 182. Já se for considerar a lista dos que mais venceram pelo clube em todos os tempos, Dudu ocupa a 31ª posição, isolado, logo atrás de Cesar Maluco, com 170. Este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos entre os anos 60 e 70.

Com 13 gols na temporada 2019, Dudu fechou o ano de 2019 como artilheiro do time ao lado de Gustavo Scarpa. O atacante também foi o principal garçom do Verdão no ano (18 assistências), quem mais partidas disputou (65) e quem mais minutos jogou (5747).

Dudu acumula marcas positivas com a camisa do Palmeiras

WEVERTON: 2ª MENOR MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS NA HISTÓRIA PALMEIRENSE

O goleiro Weverton chegou ao final de 2019 com uma importante marca: a de ser, no momento, o segundo goleiro menos vazado dos 105 anos de história da agremiação palestrina levando em consideração a média de tentos sofridos: em 89 jogos pelo Palmeiras até hoje, são 57 gols tomados, média de 0,6 por partida – igual a de Gato Fernández, que em 1994 atuou no Alviverde por 35 partidas e sofreu 22 gols. Já a melhor média de um guarda-metas na história esmeraldina pertence ao paraguaio Benítez, com apenas 13 gols sofridos em 24 jogos (média de 0,5). Os dados computam apenas goleiros que atuaram pelo menos 10 vezes pelo Verdão.

BRUNO HENRIQUE: 5º VOLANTE COM MAIS GOLS NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS

Autor de 28 gols em 143 partidas desde que chegou ao clube, em 2017, Bruno Henrique já é o quinto volante com mais gols na história do Palmeiras, atrás apenas de Dudu (29 gols nos anos 60 e 70), Magrão (29 tentos nos anos 2000), Marcos Assunção (31 gols entre 2010 e 2012) e Zequinha (41 gols nos anos 50 e 60). Com as dez bolas na rede neste ano, Bruno superou nomes como o de Waldemar Fiume (27 gols), Og Moreira (também 27) e Cesar Sampaio (25).

Quando o assunto se restringe às médias, o meio-campista salta para a segunda posição, atrás apenas de Marcos Assunção (média de um gol a cada 5,10 jogos, contra 4,67 de Assunção).

GUSTAVO GÓMEZ: ZAGUEIRO-ARTILHEIRO

Gustavo Gomez marcou cinco gols em 2019 e entrou para um grupo seleto formado por Yerry Mina (que fez cinco gols na temporada de 2017), Vitor Hugo (que fez cinco gols em 2016), Luís Pereira (cinco gols em 1971 e outros cinco em 1972) e Bianco Gambini (cinco tentos em 1916).

O maior zagueiro-artilheiro do Verdão em todos os tempos é Loschiavo, que marcou 11 gols em 1923 e, depois, repetiu o feito em 1925. Em seguida, está Vágner Bacharel, que em 1983 guardou nove bolas na rede, seguido de Cléber e Vitor Hugo, ambos com oito em 1996 e 2015, respectivamente, de Luis Pereira, com seis em 1974, e Nen, com seis em 2004.

DADOS GERAIS DO ELENCO EM 2019

Atletas com mais jogos disputados:

Dudu (65); Bruno Henrique (60); Weverton (52).

Gols:

Gustavo Scarpa, Dudu (13); Bruno Henrique (10); Deyverson (8); Luiz Adriano, Zé Rafael (7); Felipe Melo (6); Borja, Gustavo  Gómez, Raphael Veiga (5); Ricardo Goulart, Willian (4); Marcos Rocha (3); Gabriel Veron, Moisés, Hyoran (2); Luan, Mayke, Felipe Pires, Edu Dracena, Carlos Eduardo, Thiago Santos, Lucas Lima, Arthur Cabral (1).

Assistências:

Dudu (18); Marcos Rocha, Gustavo Scarpa (7); Lucas Lima, Bruno Henrique (5); Hyoran, Diogo Barbosa (4); Ricardo Goulart, Moisés, Zé Rafael, Deyverson (3); Raphael Veiga, Borja, Mayke (2); Edu Dracena, Luan, Felipe Melo, Gabriel Veron, Jean, Willian, Luiz Adriano (1).