Palmeiras x Fluminense: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Palmeiras x Fluminense – Campeonato Brasileiro (16ª rodada)
Data e hora: 10/09/2019 (terça-feira) | 21h00
Transmissão: Premiere
Pendurados: Marcos Rocha, Thiago Santos, Dudu, Deyverson e Antônio Carlos
Suspenso: Lucas Lima
Retorno de suspensão: Felipe Melo

O Palmeiras encerrou na tarde desta segunda-feira (09), na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Fluminense, na terça (10), às 21h, no Allianz Parque, em partida atrasada válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Mano Menezes separou o provável time titular e realizou diversos ensaios como bolas aéreas, transições, marcações, saídas de bola etc. Antes da atividade, o elenco alviverde assistiu a um vídeo sobre o adversário no auditório do centro de excelência.

O meio-campista Zé Rafael, vítima de uma concussão no duelo com o Goiás, no sábado (07), será desfalque, assim como Lucas Lima, que irá cumprir suspensão por ter sido expulso contra o time esmeraldino. O jogador voltará a treinar na quarta (11), quando passarão as 72 horas protocolares em caso de choques de cabeça. Já o volante Felipe Melo, após ter cumprido dois embates de suspensão, pode ser uma novidade.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Bruno Henrique é o capitão do timeSEGUNDO MELHOR APROVEITAMENTO DO BRASIL EM 2019

Com 27 vitórias, 14 empates e seis derrotas em 47 jogos na temporada – sem contar amistosos –, o Palmeiras é o clube da Série A com o segundo melhor aproveitamento de pontos em 2019: 67,4%, atrás apenas do Flamengo, com 69.4% – o Rubro-Negro possui 30 vitórias, 12 empates e sete derrotas em 49 jogos. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 09/09.

TIME COM MENOS DERROTAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com apenas duas derrotas sofridas nos 17 jogos disputados (para o Ceará e Flamengo, ambos fora de casa), o Palmeiras é a equipe do Brasileirão 2019 com menos reveses, ao lado do Corinthians, que também perdeu duas vezes. Com três derrotas aparecem Santos, São Paulo e Flamengo. Os dados estão atualizados até o fechamento da 18ª rodada.

3º MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O time alviverde soma 26 gols no Brasileirão até aqui, sendo o terceiro melhor ataque do certame, isolado. Neste quesito, apenas Santos e Flamengo superam a equipe alviverde: possuem 30 e 41 gols marcados, respectivamente. Os dados estão atualizados até o fechamento da 18ª rodada, no entanto, Palmeiras e Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes.

GUSTAVO SCARPA: ARTILHEIRO DA TEMPORADA 2019

Autor do gol da vitória contra o Goiás, nos acréscimos do segundo tempo da partida, o meio-campista Gustavo Scarpa ampliou sua vantagem na liderança do ranking de artilheiros da equipe na temporada. Com o tento, o dono da camisa 14 chegou aos 11 gols em 2019. O segundo colocado é o atacante Dudu, com nove bolas na rede. Nesta terça-feira (10), no Allianz Parque, Scarpa irá reencontrar o Fluminense, equipe que defendeu entre 2014 e 2017. No Palmeiras desde o início de 2018, o jogador soma 56 partidas e 17 gols. Ele fez parte da vitoriosa conquista do Brasileirão do ano passado.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Victor Luis (foto) e Hyoran possuem vários jogos invictos (sem contar amistosos)DIOGO BARBOSA: LÍDER DE DESARMES DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O lateral-esquerdo do Palmeiras é o líder de desarmes certos nesta edição do Campeonato Brasileiro até aqui, considerando todos os clubes. Diogo Barbosa roubou a bola corretamente em 51 oportunidades ao longo dos 14 jogos que disputou, enquanto Gregore, do Bahia, o segundo colocado, registra 47 em 15 duelos. Na última partida, contra o Goiás, o dono da camisa 6 alviverde desarmou o adversário três vezes, assim como Bruno Henrique e Marcos Rocha. Os dados são do Footstats.

WILLIAN: PRIMEIRO GOL APÓS LESÃO

Após se recuperar de lesão no ligamento cruzamento anterior do joelho, sofrida depois de conceder perfeita assistência para Deyverson marcar o gol do título brasileiro do Palmeiras em 2018, contra o Vasco da Gama, o atacante Willian voltou aos campos no último dia 10 de julho, diante do Internacional, pela Copa do Brasil, e, no último sábado (07), contra o Goiás, fora de casa, voltou a balançar as redes pelo clube. Ele marcou o primeiro gol do Alviverde na vitória por 2 a 1. Ao todo, o Bigode já disputou 132 partidas e marcou 35 gols.

LUAN: 70 JOGOS COM A CAMISA DO PALMEIRAS

Titular na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, o zagueiro completou 70 jogos com a camisa do Palmeiras e, de quebra, com 25 jogos no ano, fez de 2019 a temporada com mais partidas pelo Verdão até aqui. Ele chegou em 2017, ano em que atuou 21 vezes, e estava empatado com 2018, quando jogou 24 vezes. Luan marcou cinco gols pelo clube, sendo um deles em 2019.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Edu Dracena é sinônimo de experiência na zagaVITOR HUGO CHEGA À 70ª VITÓRIA E PERTO DO TOP 5 DENTRE OS ZAGUEIROS COM MAIS JOGOS NO SÉCULO XXI

Campeão pelo Palmeiras em 2015 (Copa do Brasil) e em 2016 (Brasileiro), Vitor Hugo chegou, contra o Goiás, à sua 70º vitória pelo Verdão. O zagueiro possui, hoje, 134 jogos pelo clube – o que lhe credencia como o 6º defensor que mais jogou neste século (atrás de Maurício Ramos, 191 jogos entre 2009 e 2016; Henrique, 161 partidas entre 2008 e 2014; Danilo, 154 duelos entre 2009 e 2011; Leonardo, 147 prélios entre 2001 e 2006; e Nen, 139 embates entre 2004 e 2007).

VITOR HUGO PERTO DO TOP 10 DE ZAGUEIROS-ARTILHEIROS PALMEIRENSES EM TODOS OS TEMPOS

Vitor Hugo possui, hoje, 13 gols marcados pelo Palmeiras (todos em sua passagem anterior). Com esse número, se fizer mais um gol, o camisa 4 entrará no top 10 de zagueiros-artilheiros da agremiação esmeraldina em todos os tempos, igualando Nen e Henrique na 9ª posição (ambos com 14 gols). Completam o ranking Júnior Baiano e Roque Júnior, com 16 gols, empatados na 7ª colocação; Daniel, com 18 tentos, isolado na 6ª posição da lista; Bianco Gambini, com 15 gols, na 5ª posição; Cléber, com 21 tentos na 4ª posição; Vágner Bacharel, com 22 bolas na rede, 3º isolado; Loschiavo, com 31 gols na vice-liderança; e Luis Pereira, com 35 gols, maior zagueiro-artilheiro da história do Alviverde.

DUDU: ARTILHEIRO DO TIME NO BRASILEIRÃO 2019

Um dos líderes do atual elenco, o atacante Dudu é o principal goleador da equipe no certame nacional até aqui, com cinco bolas na rede. O dono da camisa 7 fez gols contra a Chapecoense, na sétima rodada, contra o São Paulo, na décima rodada, diante do Bahia (duas vezes), na 14ª rodada, e frente o Grêmio, na 15ª etapa.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu possui números imbatíveisDUDU: LÍDER EM PARTIDAS NO BRASILEIRÃO 2019

Dudu jogou em 16 das 17 partidas possíveis até aqui no Nacional (o Verdão tem uma rodada a menos) e, com isso, é o atleta mais assíduo do atual elenco nesta edição do Brasileirão.

DUDU: VICE-LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO 2019

Dudu se destaca não só pelos gols, mas também pelas participações ofensivas: ele é o segundo principal garçom do Brasileirão 2019, com cinco assistências, atrás apenas do meia De Arrascaeta, do Flamengo, com sete. Os passes a gol de Dudu neste certame nacional foram para o gol de Deyverson, na 3ª rodada (Internacional); para o gol de Bruno Henrique, na 4ª rodada (Atlético-MG); e para os gols de Gustavo Gómez, Deyverson e Hyoran, na 5ª rodada (Santos).

MANO MENEZES: NOVO TÉCNICO DO PALMEIRAS

Contratado na última terça-feira (03), o técnico Mano Menezes venceu o Goiás por 2 a 1 em sua partida de estreia, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Hoje, contra o Fluminense, completa uma semana no cargo. Com contrato até o fim de 2021, o comandante é o atual bicampeão da Copa do Brasil (ambos títulos pelo Cruzeiro, onde também foi bicampeão estadual) e acumula passagens por Grêmio (campeão da Série B), Corinthians (campeão da Série B e Campeonato Paulista), Shandong Luneng-CHI e Seleção Brasileira (medalha de prata nas Olimpíadas).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Mano Menezes estreou com o pé direito: time venceu por 2 a 1, de virada

MANO MENEZES: NÚMEROS GERAIS DA ESTREIA

A estreia do técnico Mano Menezes contra o Goiás, no último sábado (07), contou com números extremamente favoráveis ao Verdão, que, mesmo com um jogador a menos, conseguiu virar o jogo diante do time esmeraldino. O Alviverde teve mais posse de bola – 59,3% a 40,7% -, finalizou mais vezes corretamente – nove vezes contra apenas duas – e acertou mais do que o dobro de passes – 456 a 204.

MANO MENEZES: JOGADORES COM QUEM JÁ TRABALHOU DO ELENCO ATUAL

O novo treinador do Palmeiras já trabalhou com oito jogadores do atual elenco alviverde. São eles: Mayke e Diogo Barbosa, em 2017, no Cruzeiro, Willian, em 2015 e 2016, também no time mineiro, Dudu, Jean e Ramires, na Seleção Brasileira, e a dupla Weverton e Bruno Henrique, no Corinthians.

MANO MENEZES: 12º TÉCNICO A COMANDAR O PALMEIRAS NA ARENA

Inaugurado em novembro de 2014, o Allianz Parque já recebeu 11 treinadores do Palmeiras. Mano Menezes, nesta terça-feira (10), contra o Fluminense, será o 12º profissional a comandar o Verdão no local. Os técnicos anteriores foram Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira, Alberto Valentim, Marcelo Oliveira, Tico dos Santos (auxiliar Marcelo Oliveira), Cuca, Cuquinha (auxiliar Cuca), Eduardo Baptista, Roger Machado, Wesley Carvalho (técnico do time sub-20 palmeirense) e Felipão.

PALMEIRAS x FLUMINENSE: RETROSPECTO GERAL

O retrospecto geral de partidas entre Palmeiras e Fluminense aponta 109 jogos entre as equipes, sendo 59 vitórias palestrinas, 16 empates e 34 derrotas. O Verdão marcou 190 gols e foi vazado 152 vezes.

PALMEIRAS x FLUMINENSE: RETROSPECTO NO ALLIANZ PARQUE

Os dois times já se encontraram cinco vezes no Allianz Parque e o Verdão levou a melhor em todas as oportunidades – duplo 2 a 1 em 2015, 2 a 0 em 2016, 3 a 1 em 2017 e 3 a 0 em 2018.

PALMEIRAS x FLUMINENSE: ÚLTIMO JOGO

A partida mais recente entre Palmeiras e Fluminense aconteceu no dia 14/11/2018, pela 34ª rodada do Brasileirão, e fez o Verdão se aproximar ainda mais do título nacional daquela temporada. Com gols de Borja, Felipe Melo e Luan, o Maior Campeão do Brasil superou o rival carioca por 3 a 0. Naquela oportunidade, sob o comando de Felipão, o Palmeiras foi a campo com Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima (Felipe Melo); Willian (Gustavo Scarpa), Dudu (Jean) e Borja.

PALMEIRAS x FLUMINENSE: ÚLTIMOS 10 JOGOS

O retrospecto entre Palmeiras e Fluminense nas últimas 10 partidas entre os clubes é amplamente favorável ao Verdão. Foram oito vitórias palestrinas e apenas duas derrotas. Nesse período, o Alviverde marcou 20 gols e foi vazado em apenas sete oportunidade. Foram cinco jogos no Allianz Parque (cinco vitórias do Palmeiras), quatro no Maracanã (duas vitórias para cada lado) e um no Mané Garrincha, em Brasília, com outra vitória do Verdão.

ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO GERAL E PÚBLICO RECORDE

O retrospecto do Palmeiras no Allianz Parque é de 143 jogos, 95 vitórias, 26 empates e 22 derrotas. Foram 265 gols marcados e 108 sofridos. O recorde de público do estádio é de 41.256 pessoas, estabelecido em 2018, contra o Vitória, na partida que marcou a entrega da taça de campeão brasileiro daquele ano.

ALÉM DISSO…
>>> Vitor Hugo irá completar 135 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Fluminense
>>> Bruno Henrique irá completar 125 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Fluminense
>>> Victor Luis irá completar 105 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Fluminense
>>> R. Veiga irá completar 45 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Fluminense
>>> H. Dourado irá completar 40 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Fluminense

DADOS DO ELENCO
Mais jogos em 2019: Dudu (45)
Mais minutos em 2019: Dudu (3926)
Mais gols em 2019: Gustavo Scarpa (11), Dudu (9), Deyverson (6), Borja e R. Veiga (5); R. Goulart, B. Henrique, Zé Rafael, F. Melo e G. Gómez (4); M. Rocha (3), Moisés e Hyoran (2), Luan, Mayke, F. Pires, Edu Dracena, C. Eduardo, A. Cabral e Luiz Adriano (1).
Mais assistências em 2019: Dudu (12); Marcos Rocha (7); Hyoran e Gustavo Scarpa (4); Ricardo Goulart, Moisés, Diogo Barbosa, Deyverson e Bruno Henrique (3); Zé Rafael, Mayke e Borja (2); Edu Dracena, Raphael Veiga, Luan e Lucas Lima (1)

Mais jogos no Brasileiro: Dudu (16)
Mais gols no Brasileiro: Dudu (5); Bruno Henrique (4); Raphael Veiga e Deyverson (3); Gustavo Scarpa (2); Zé Rafael, Gustavo Gómez e Marcos Rocha; Hyoran, Felipe Melo e Willian (1)
Mais assistências no Brasileiro: Dudu (5); Marcos Rocha (3); Zé Rafael, Hyoran e Deyverson (2); Diogo Barbosa, Raphael Veiga, Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Borja (1)

Mais jogos na Libertadores: Dudu, G. Gómez e Weverton (10)
Mais minutos na Libertadores: G. Gómez (963)
Mais gols na Libertadores: G. Scarpa (6); Borja, Dudu, Deyverson e F. Melo (2); M. Rocha, R. Goulart, Hyoran, G. Gómez, Moisés, Raphael Veiga e Luiz Adriano (1)
Mais assistências na Libertadores: Dudu (3); Ricardo Goulart, G. Scarpa, Hyoran e Marcos Rocha (2); Bruno Henrique, Borja, Luan, Moisés e Diogo Barbosa (1)

Mais jogos na Copa do Brasil: Felipe Melo, Lucas Lima e Dudu (4 jogos)
Mais minutos na Copa do Brasil: Felipe Melo (255)
Mais gols na Copa do Brasil: Zé Rafael (2)
Mais assistências na Copa do Brasil: Dudu, Mayke e Bruno Henrique (1)

Mais jogos no Paulista: Dudu e Bruno Henrique (14)
Mais minutos no Paulista: Dudu (1222)
Mais gols no Paulista: Borja, R. Goulart e G. Scarpa (3)
Mais assistências no Paulista: Dudu e Moisés (2); Diogo Barbosa, Gustavo Scarpa, Mayke, R. Goulart, Felipe Pires, Marcos Rocha, Deyverson, Bruno Henrique e Edu Dracena (1)
OBS: Uma das assistências de Dudu foi para o gol de Edu Dracena no amistoso contra o Guarani, vencido pelo time campineiro por 2 a 1.