Paraná x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Paraná x Palmeiras
Competição:
Campeonato Brasileiro – 35ª rodada
Data e horário: 18/11/2018, às 17h
Local: Estádio do Café (Londrina-PR)
Transmissão: Globo/Premiere
Suspenso: Luan

O Palmeiras encerrou na manhã deste sábado (17), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Paraná, no domingo (18), em Londrina-PR. Como havia treinado a parte tática na sexta (16), o técnico Felipão comandou uma atividade recreativa em campo reduzido. Na parte final, alguns jogadores ensaiaram cobranças de faltas e pênaltis.

Se empatar ou vencer o rival tricolor, o Verdão irá se isolar como o detentor da maior série invicta da história dos pontos corridos (ou seja, a partir de 2003), superando os 19 jogos sem revés do rival Corinthians obtidos em 2017 – com quem hoje está empatado.

Além disso, nos aspectos individuais, Borja pode alcançar um feito expressivo com a camisa do clube: integrar o top 10 de maiores artilheiros palmeirenses neste século. Para isso, o colombiano precisa marcar um único gol para chegar a esta marca, passando automaticamente a ocupar a 9ª posição da lista, ao lado de Barcos, Marcos Assunção e Muñoz na lista – os líderes deste ranking são Vágner Love e Dudu, ambos com 54 tentos.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Borja é o artilheiro do Palmeiras na temporada, com 20 gols

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 42 ao todo (em 70 partidas) – sete a mais do que a dupla Cruzeiro e Grêmio, com 35. No percentual de vitórias, isso representa 60%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Internacional, 2º no quesito, com 52,83%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 112 ao todo, à frente do Grêmio, com 106. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,60 gol por jogo, o que isola o Verdão como o primeiro colocado neste quesito, seguido do Grêmio, com 1,56. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 66 (devido ao fato de ter marcado 112 tentos e sofrido apenas 46); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 52. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,66 por partida, contra 0,70 do Flamengo, segundo da lista. Com 46 gols sofridos, em números absolutos, o Palmeiras só perde para Internacional, que sofreu 38 gols, e Flamengo, 44 (porém, os dois times jogaram bem menos do que o Alviverde: 17 e 7 jogos a menos, respectivamente). O Alviverde, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas 16 gols nos últimos 30 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

WILLIAN: PALMEIRENSE COM MAIS JOGOS NO ANO
Willian segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 65 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com nove bolas na rede.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Willian entrou em campo 65 vezes nesta temporada
DUDU: LÍDER DE PASSES A GOL DO TIME NO ANO
De forma isolada, Dudu é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 16 vezes (considerando todas as competições).

DUDU: ARTILHEIRO DOS PONTOS CORRIDOS
Dudu possui 31 gols pelo Brasileirão desde que chegou ao clube, em 2015, número que o torna do atacante o maior artilheiro palmeirense do torneio nacional na era dos pontos corridos (ou seja: a partir 2003). Além disso, recentemente, Dudu também igualou o número de gols de Vágner Love (54) e se tornou o maior artilheiro palmeirense do Século XXI.

TIME QUE MAIS VENCEU NO BRASILEIRÃO
O Verdão segue como dono de uma marca importante no BR-18: é o time que mais venceu na competição até aqui, com 20 triunfos. Em seguida, aparecem Flamengo e Internacional, com 18. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASILEIRÃO
De forma isolada, o Palmeiras lidera o posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, tendo sido superado em apenas quatro ocasiões em seus 34 jogos disputados até aqui. Em seguida, estão a dupla Internacional e São Paulo, com cinco resultados negativos cada. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Além de ocupar o primeiro lugar na tabela do Brasileiro, o Verdão lidera uma série de estatísticas na competição
MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO
O Maior Campeão do Brasil possui 55 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa o top 1 dentre os ataques mais positivos do certame, à frente do Flamengo, com 53. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

TIME QUE MENOS SOFRE GOLS NO BRASILEIRÃO
Com 23 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o time do torneio que menos vezes foi vazado até aqui, de forma isolada. Em seguida, aparecem Grêmio e Internacional, com 25 tentos sofridos. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO
O Palmeiras marcou 55 gols e sofreu 23 no BR-18. Com isso, a equipe detém o melhor saldo da competição, que é de 32 tentos, seguido do Flamengo (26). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O sistema defensivo alviverde é o que mais intercepta bolas e mais desarma no Campeonato BrasileiroTIME QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO BRASILEIRÃO
Com apenas sete gols sofridos nos últimos 18 jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 195 oportunidades, contra 147 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

TIME QUE MAIS DESARMA NO BRASILEIRÃO
O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 770 botes, contra 702 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NO BRASILEIRÃO
O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1502, contra 1287 do Vasco, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 645 acertos, contra 566 do São Paulo, vice-líder neste quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ VIRADAS DE BOLA NO BRASILEIRÃO
Além disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 150 no total, contra 144 da dupla Atlético-PR e Ceará, segundo colocado da lista. Dentre as viradas que foram recebidas com sucesso, o Alviverde é o segundo no quesito, ao lado do Vasco, com 120 lançamentos certos, contra 124 do Atlético-PR, primeiro colocado no fundamento. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

2º POSTO DENTRE OS TIMES COM MAIS ASSISTÊNCIAS PARA GOLS NO BRASILEIRÃO
O Palmeiras é ocupa o segundo posto na lista de times com mais assistências para gols no Brasileirão 2018: das 55 bolas na rede que o Verdão enfiou no torneio nacional, 37 contaram com passes a gol – neste quesito, apenas Flamengo e Atlético-MG superam o Alviverde (ambos com 38). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

3º TIME QUE MAIS DRIBLA NO BRASILEIRÃO
De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o terceiro time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 223 fintas aplicadas até aqui, atrás apenas do Corinthians, com 228, e do Santos, com 229. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Destaque no quesito, o Palmeiras completou 223 dribles no Campeonato Brasileiro
>> Dudu completará 225 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná
>> Thiago Santos completará 145 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná
>> Jean completará 120 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná
>> Victor Luis completará 85 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná

MARCOS ROCHA: LÍDER INTERCEPTAÇÕES NO BRASILEIRÃO
Se coletivamente o Palmeiras é o time que mais intercepta jogadas no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Mesmo sem jogar nas últimas cinco rodadas (algumas das quais lesionado), o camisa 2 do Alviverde lidera a lista de principais jogadores que impedem conclusões de passes e lançamentos de seus adversários: foram 29 interceptações até aqui – ele divide esta marca com Victor Cuesta e Iago, ambos do Internacional. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O meio-campista Lucas Lima participou de 30 partidas no Brasileiro 2018LUCAS LIMA: RECORDISTA DO VERDÃO EM PARTIDAS NO BRASILEIRÃO
O meio-campista é o jogador que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, com 30 partidas (de 34 possíveis). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o jogo do Verdão pela 34ª rodada.

DUDU: LÍDER DE MINUTOS EM CAMPO NO BRASILEIRÃO
Se Lucas Lima é o atleta do grupo alviverde que acumula o maior número de partidas no Brasileirão (30), Dudu é o jogador que por mais tempo esteve em campo nesta edição da competição nacional: foram 2258 minutos ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

DUDU: LÍDER DE PASSES A GOL NO BRASILEIRÃO
Além disso, o camisa 7 é o maior garçom isolado do Campeonato Brasileiro 2018, com 11 passes: na 1ª rodada, diante do Botafogo, para o gol de Guerra; na 10ª rodada, contra o Grêmio, para o gol de Willian; na 11ª rodada, contra o Ceará, para o gol de Thiago Santos; na 19ª rodada, contra o Vitória, para o gol de Deyverson; na 20ª rodada, contra o Botafogo, para o gol de Lucas Lima; na 25ª rodada, contra o Bahia, para o gol de Felipe Melo; na 27ª rodada, duas vezes, para os gols de Lucas Lima e Hyoran, respectivamente; na 28ª rodada, diante do São Paulo, para o gol de Gustavo Gómez; na 29ª rodada, contra o Grêmio, para o tento de Deyverson; e na 32ª rodada, contra o Santos, para o gol de Edu Dracena.

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO BRASILEIRÃO
Dentre outras marcas que acumula, o camisa 7 palestrino também é o jogador que mais sofre faltas no BR-18: ao todo, foram 105 infrações marcadas a seu favor. Em seguida, estão Zé Rafael, do Bahia, que sofreu 95 faltas, e Yago Pikachu, do Vasco, que foi parado 91 vezes. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

FELIPE MELO: TOP 5 EM VIRADAS DE BOLA NO BRASILEIRÃO
Felipe Melo compõe o top 5 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro, e ocupa a 4ª posição. O Pitbull soma 25 viradas, empatado com Rodrigo Lindoso, do Botafogo – ambos estão atrás de Richardson, do Ceará, com 26 (3º colocado); de Vinícius, do Bahia, com 30 (2º colocado); e de Cazares, do Atlético-MG, com 39, líder da lista. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

MARCOS ROCHA: TOP 5 DE DESARMES NO BRASILEIRÃO
Se coletivamente o Palmeiras é o time que mais desarma no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. O camisa 2 do Alviverde ocupa a 5ª posição dentre os jogadores que mais acumulam desarmes no Campeonato Brasileiro de 2018. Foram 97 interceptações contra seus adversários, atrás apenas de Cuellar, do Flamengo (101), de Sander, do Sport (104), Patrik Nascimento, do Inter (107), e de Gregore, do Bahia (120) – líder da lista. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 34ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Luiz Felipe Scolari está em sua terceira passagem como técnico do PalmeirasLUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
Nesta sua terceira passagem pelo Verdão, a partir de 2018, Felipão acumula 26 partidas: são 17 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Incluindo também suas duas passagens anteriores (de 1997 a 2000 e, depois, de 2010 a 2012), o treinador dirigiu a equipe, ao todo, em 434 ocasiões (209V, 117E e 108E) – apenas Oswaldo Brandão, com 585 jogos, comandou o Alviverde mais vezes ao longo da história.

>> Bruno Henrique completará 80 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná
>> Lucas Lima completará 60 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná
>> Gustavo Gómez completará 15 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná
>> Vitinho completará 10 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Paraná

PARANÁ X PALMEIRAS: RETROSPECTO GERAL

Ao todo, os caminhos das duas equipes já se cruzaram em 25 oportunidades. O Maior Campeão do Brasil leva ampla vantagem, com 17 vitórias contra cinco triunfos da equipe do estado vizinho – os outros três duelos terminaram empatados. O Verdão vazou o Paraná em 55 oportunidades e sofreu 30 gols.

PRÉ-JOGO: PARANÁ X PALMEIRAS
Com quatro rodadas restantes para o término do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Paraná no Estádio do Café, em Londrina-PR, pela primeira vez na história. O Alviverde, inclusive, tem 100% de aproveitamento nos nove jogos que disputou no local, e o time paranaense será o oitavo a jogar contra o Verdão neste campo (os outros foram Londrina, São Paulo, Fluminense, Figueirense, Guaratinguetá, ASA e América-MG).

RELEMBRE: PALMEIRAS X PARANÁ NO PRIMEIRO TURNO
O encontro Palmeiras e Paraná no primeiro turno, no Allianz Parque, foi o primeiro jogo após o anúncio do retorno do técnico Luiz Felipe Scolari para sua terceira passagem no comando técnico do Verdão. Contra o time paranaense, o treinador foi Wesley Carvalho, comandante da equipe Sub-20 e atual campeão brasileiro da categoria. Em campo, vitória por 3 a 0 para o Alviverde – gols de Bruno Henrique (2) e Lucas Lima.

100% DE APROVEITAMENTO NO ESTÁDIO DO CAFÉ
O Estádio do Café, palco do encontro entre Paraná e Palmeiras neste domingo (18), traz boas recordações ao clube. Nele, a equipe palestrina detém 100% de aproveitamento desde seu primeiro jogo disputado no campo, na vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, em amistoso disputado em 4 de dezembro de 1976.

PALMEIRAS JÁ FOI CAMPEÃO NO ESTÁDIO DO CAFÉ
Além disso, o Palmeiras já se sagrou campeão no Estádio do Café: conquistou o Torneio Cinquentenário de Londrina (Torneio do Café), competição quadrangular realizada em 1984, e os adversários foram São Paulo (vitória por 2 a 0) e Londrina (triunfo por 1 a 0); os gols palestrinos foram marcados por Jorginho Putinatti e Luís Pereira, na primeira partida, e por Baltazar, na segunda. Ao todo, o Alviverde realizou nove partidas no local, marcou 18 gols e sofreu apenas um.