Departamento de Comunicação

Com gol do volante Patrick de Paula, aos 45 do primeiro tempo, o Palmeiras bateu a Ponte Preta por 1 a 0 e garantiu classificação à final do Campeonato Paulista 2020. Este foi o primeiro gol pelo time profissional do jogador de 20 anos de idade, já que o atleta foi promovido ao time principal no início de 2020 a pedido do técnico Luxemburgo, ao lado de outras #CriasdaAcademia, como Gabriel Menino, Gabriel Veron, Alan, Lucas Esteves e Wesley.

“A gente trabalha bastante para chegar aqui. É um prazer muito grande jogar ao lado de craques como Lucas Lima, Luan e Raphael Veiga. Estou muito feliz e trabalhei bastante para estar aqui, jogando de titular”, declarou Patrick de Paula após o término do primeiro tempo.

Desde o retorno do Campeonato Paulista, o volante foi escalado entre os titulares nos quatro jogos possíveis: contra Corinthians, Água Santa, Santo André e, agora, Ponte Preta.

Ao todo, o jogador já disputou 733 minutos em 12 partidas no ano de 2020 e, neste quesito, dentre os atletas oriundos da base, só fica atrás de Gabriel Menino, que atuou em 863 minutos em 13 jogos.

Patrick foi captado pelo Palmeiras enquanto atuava no futebol amador do Rio de Janeiro em 2017. Fazia, inicialmente, a função de meia armador e assumiu o protagonismo da equipe Sub-20 quando passou a jogar mais recuado, como primeiro volante (atuou até improvisado como zagueiro em algumas partidas das categorias de base).

As #CriasDaAcademia têm ganhado espaço no Palmeiras em 2020 – no total, todos os jogadores que vieram da base, somados, disputaram 2917 minutos neste ano.

ÚLTIMO GOL DE UM ATLETA DA BASE HAVIA SIDO DE GABRIEL VERON

Antes de Patrick de Paula, o jogador oriundo das categorias inferiores do Verdão a ter marcado um gol pelo time de cima foi Gabriel Veron, em 05 de dezembro de 2019, na goleada por 5 a 1 sobre o Goiás-GO, penúltima partida da temporada que marcou a despedida do zagueiro Edu Dracena do futebol, pelo Campeonato Brasileiro – o duelo foi comandado pelo então comandante interino Andrye Lopes. Naquela noite, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, Veron deixou sua marca duas vezes na goleada (os outros tentos foram feitos por Zé Rafael e Dudu, duas vezes).

Vale lembrar que com o gol sobre o Goiás, naquela ocasião Gabriel Veron se tornou o segundo mais novo a balançar as redes pelo clube, aos 17 anos, três meses e dois dias – desbancando Mazzola, então o segundo mais jovem a atingir o feito, com 17 anos, seis meses e cinco dias em 29/01/1956. O recorde segue sendo de Juliano, que marcou aos 16 anos, 11 meses e 23 dias no dia 19/08/1998, contra o Nacional-Uruguai, pela Copa Mercosul.

O fato que chama a atenção é que apenas um jogador em toda a história palmeirense marcou um gol sendo ainda mais jovem do que Veron: trata-se de Juliano, que balançou as redes aos 16 anos, 11 meses e 23 dias, no dia 19/08/1998, contra o Nacional-Uruguai, pela Copa Mercosul. Gabriel Veron, hoje, possui 17 anos, três meses e dois dias – com isso, o jogador do atual elenco desbancou Mazzola, que era o segundo mais novo a marcar um gol, contra o Catanduva, em 29/01/1956 (amistoso), com 17 anos, seis meses e cinco dias.

Veron desfalca a equipe desde o retorno às atividades após a pausa da pandemia (cuja primeira partida desde então fora em 22/07) com uma lesão no músculo posterior da coxa direita – ele jogou por 469 em nove jogos na temporada.