Paulista 2020: Verdão amplia participação da base em relação ao título estadual de 2008

Departamento de Comunicação

O 23º título estadual da história do Palmeiras teve um sabor especial para os jogadores com passagens pelo Centro de Formação de Atletas do clube. Além de superarem o maior rival na primeira decisão pelo time profissional, eles fizeram com que Verdão ampliasse a participação de garotos da base no triunfo de 2020 em relação à última conquista do Campeonato Paulista, em 2008.

Base campeã: talentos do Verdão fazem a diferença na campanha do título paulista de 2020 (Divulgação)

Também com Vanderlei Luxemburgo no comando do time, o título regional de 2008 contou com sete atletas oriundos da base alviverde no elenco campeão: os goleiros Marcos e Diego Cavalieri, os defensores Maurício e David Braz, os meio-campistas Wendel e Francis e o atacante Willian.

Já em 2020, a lista conta com nove nomes que foram pelo menos relacionados em um dos jogos: os defensores Victor Luis e Lucas Esteves, os meio-campistas Patrick de Paula, Gabriel Menino e Alan e os atacantes Wesley, Angulo, Gabriel Veron e Gabriel Silva.

Gabriel Veron e Gabriel Silva: dupla campeã nos Paulistas Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional pelo Verdão (Montagem/Divulgação)

Gabriel Menino, com 12 jogos, seguido de Patrick de Paula, com 10, são os atletas com mais partidas pelo Palmeiras no Paulista deste ano. Victor Luis (6 jogos), Gabriel Veron (6 jogos), Wesley (3 jogos) e Angulo (1 jogo) completam a lista de participações dentro de campo. Vale lembrar que o Verdão teve ao menos um atleta formado no CFA em campo nos 16 jogos do torneio.

Entre todos os garotos da base alviverde, somente Patrick marcou gol no tempo normal – no duelo semifinal, contra a Ponte Preta, na vitória do Verdão por 1 a 0. Ele, inclusive, não sabe o que é ser vice-paulista, já que foi tricampeão da competição pela categoria Sub-20.

“Estou muito feliz com tudo o que tem acontecido em minha carreira. Só tenho a agradecer pela confiança do treinador Luxemburgo e de sua comissão em mim. Trabalhei muito para chegar até aqui e quero fazer ainda mais história com a camisa do Palmeiras”, disse o camisa 5 alviverde, responsável pela cobrança decisiva de pênalti no título contra o Corinthians.

Patrick foi o único atleta promovido da base nesta temporada a marcar gol no Paulista (Cesar Greco/Palmeiras)

Outros atletas do time Sub-20 palmeirense também tiveram participação na conquista estadual. O grupo de apoio formado após o retorno dos treinos presenciais da equipe, em julho, reuniu o goleiro Mateus Oliveira, os defensores Henri, Ramon e Ramiro, os meio-campistas Danilo, Vitinho, Pluas e Quiñonez e os atacantes Gabriel Silva, Valdenilson e Marcelinho.

“Ver os garotos que ontem estavam em nosso centro de formação brilharem pelo time principal é de uma alegria imensa não só para mim, mas para todos os profissionais do CFA. Como sempre digo, não formamos só atletas, mas também seres humanos como um todo. Esse desempenho deles mostra o entendimento do que é defender o Palmeiras”, declarou Wesley Carvalho, treinador do time Sub-20 palmeirense.

O sucesso da garotada no time principal é a coroação de um trabalho de reformulação realizado no Centro de Formação de Atletas nos últimos anos. O clube se consolidou como um dos principais na base do país não só pela revelação de jogadores, mas também pela vasta coleção de títulos recentes, como o bicampeonato mundial de clubes Sub-17, o tricampeonato paulista Sub-20, os troféus da Copa do Brasil Sub-17 e Sub-20, a taça do Brasileiro Sub-20, a Supercopa do Brasil Sub-17, entre muitos outros.

A base do Verdão já tem data para reestrear em 2020 após a suspensão das competições nacionais e estaduais por conta da pandemia da Covid-19. O time Sub-20 será o primeiro a entrar em campo, no mês de setembro, pelo Brasileiro da categoria.

O Verdão faturou o caneco do Brasileiro Sub-20 em 2018 (Fabio Menotti/Palmeiras)