Sub-11 e Sub-13 avançam às oitavas do Paulista com goleadas sobre o Taboão da Serra

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras garantiram a melhor campanha de seus respectivos grupos no Campeonato Paulista antes da disputa das oitavas de final. No último domingo (16), na Academia de Futebol 2, os garotos derrotaram o Taboão da Serra por 7 a 0 e 10 a 0, respectivamente, na última partida da fase classificação do torneio estadual.

A caminhada dos times palestrinos no mata-mata inicia já neste domingo (23), fora de casa. O Sub-11 enfrenta a Inter de Limeira no CT do adversário, às 9h, enquanto o Sub-13 mede forças contra o Rio Branco no estádio Décio Vitta, em Americana (SP), às 10h30. As partidas de volta estão marcadas para o dia 30 de setembro (domingo), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP).

Os tentos da goleada do Sub-11 foram marcados por Nicholas, Lucas Corrêa, Pedro Barbosa, Luis Henrique e Lucas Astolfi, artilheiro do time no estadual com 12 bolas na rede. Pelo Grupo 5, o Verdão chegou aos 33 pontos e soma atualmente dez vitórias, três empates e uma derrota, além de ter o melhor ataque (39 gols) e a defesa menos vazada (oito gols).

Invicto, o Sub-13 tem campanha impecável, com 36 pontos em 14 jogos (11 vitórias e três empates). A equipe atropelou o adversário com gols de Endrick (3), Marllon Mike, Luis Guilherme (2), Athos, Pedro Inácio, Mateus Henrique e Lucas Pássaro, artilheiro do time no certame com 10. Aliás, o ataque da categoria impressiona pelo número de tentos: são 62 até aqui.

Paulista Sub-11 e Sub-13

Os clubes foram divididos em seis grupos compostos por oito ou sete equipes. O Alviverde esteve no Grupo 5 ao lado de Portuguesa, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Audax, Nacional, Oeste e São Paulo. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificaram para as oitavas de final, iniciado os mata-matas em duelos de ida e volta até a final.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra nesta conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato do Paulista na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. Já o Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. As duas categorias já levaram taças em 2018: o Sub-11 venceu a GO Cup e o tri da Copa Bellmare, no Japão, e o Sub-13 conquistou a Mito HollyHock Cup, no Japão.