Sub-20 vence Toluca, mantém 100% e avança antecipadamente às quartas da Copa RS

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Palmeiras _ Gabriel Furtado marcou um dos gols da vitória sobre os mexicanosO Palmeiras está garantido com antecipação nas quartas de final da Copa RS, um dos principais torneios da categoria Sub-20. Com 100% de aproveitamento na primeira fase, o Verdão venceu o Toluca, do México, de virada, por 3 a 2, nesta quinta-feira (6), no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS), e manteve a liderança isolada do Grupo C. Os gols foram marcados por Gabriel Veron, Alan e Gabriel Furtado.

A equipe alviverde tem agora nove pontos conquistados – o River Plate aparece em segundo, com seis pontos, seguido por Vasco (também com seis, mas sem nenhum jogo a mais para disputar), Atlético-MG (três) e Toluca (zero). O Verdão encerra a primeira fase contra os argentinos do River, no sábado (8), às 21h, e assegura a primeira posição com um empate.

O Palmeiras manteve o planejamento de utilizar a Copa RS para dar rodagem ao elenco e entrou em campo com um time 100% modificado em relação ao que atuou durante a temporada 2018. O time mexicano, que precisava da vitória para manter suas chances de classificação, largou na frente e marcou dois gols em contra-ataques no primeiro tempo.

O técnico Wesley Carvalho promoveu cinco alterações no intervalo e o time respondeu logo no início do segundo tempo. Papagaio deu ótimo passe, de primeira, e Gabriel Veron tocou na saída do goleiro para descontar – foi o primeiro gol do jovem de 16 anos pela categoria Sub-20. Minutos depois, Alan bateu de longe e encobriu o goleiro do Toluca: um golaço para empatar.

A virada parecia questão de tempo e aconteceu aos 33 minutos, com Gabriel Furtado, que mostrou oportunismo após cobrança de falta levantada na área.

A Copa RS era considerada o Brasileiro da categoria até 2014, mas mudou de formato após a criação do Brasileiro Sub-20 organizado pela CBF (vencido pelo Verdão neste ano). A Copa RS reúne agora 13 clubes brasileiros e sete convidados estrangeiros. Após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas.

O Alviverde busca o título inédito e após ser vice-campeão três vezes, sendo a última delas no ano passado, contra o São Paulo. No antigo formato, o clube chegou à decisão em 2013 (contra o Internacional) e em 2010 (contra o Cruzeiro).

Palmeiras Sub-20: Gomes; Hélio, Helder (Gabriel Furtado), Mateus Barbosa (Patrick de Lucca) e Marcel (Esteves); Thiago Alves (Matheus Neris), Marcos Antônio (Alan) e Lincon (Papagaio); Cesinha, Wesley e Gabriel Veron. Técnico: Wesley Carvalho.

III Copa Internacional Ipiranga Sub-20 (Copa RS) – 2018

Primeira Fase – Grupo C

30/11: Palmeiras 4 x 2 Vasco – Homero Soldatelli
Gols: Papagaio (2), Airton, Esteves

04/12: Atlético-MG 1 x 2 Palmeiras – Homero Soldatelli
Gols: Papagaio, Guilherme Vieira
 
06/12: Palmeiras 3 x 2 Toluca (MEX) – Homero Soldatelli
Gols: Veron, Alan, Gabriel Furtado

08/12 – 21h: River Plate (ARG) x Palmeiras – Homero Soldatelli (Transmissão: SporTV)