O tiro com arco do Palmeiras encerrou mais uma temporada com conquistas por onde passou. Uma das mais vitoriosas e experientes do país, a equipe do Verdão se destacou com 23 medalhas em torneios nacionais e paulistas (nove ouros, cinco pratas e nove bronzes), além de duas participações em campeonatos internacionais. A cerimônia de premiação da Federação Paulista de Arco e Flecha ocorreu no início deste mês.

Heron Ledon/Divulgação _ A equipe alviverde faturou diversos prêmios nacionais e estaduais em 2019

A competição mais importante do calendário do país é o Campeonato Brasileiro Adulto Outdoor, que ocorreu em novembro, em Maricá-RJ. Magdiel Santos, Fabio Tassinari e Rogerio de Lima, o Zero, sagraram-se vice-campeões da categoria Composto Masculino e mantiveram a tradição do clube de subir ao pódio.

Desde 2005 o Palmeiras chega às finais do Brasileiro Outdoor. Nessas 15 edições, foram 36 disputas e 29 medalhas, sendo 11 de ouro, oito de prata e dez de bronze, um desempenho invejável.

O Brasileiro Outdoor Master, realizado em julho, em Belo Horizonte (MG), foi ainda melhor para o Alviverde. Magdiel, Ivando da Silva e Vilson Tonão dominaram a categoria Composto Masculino e foram campeões por equipes. No individual, prata para Vilson, bronze para Magdiel e 4º lugar para Ivando.

E o Verdão teve mais um destaque no quesito nacional. Foram quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Indoor, que ocorreu em cinco etapas locais. César Hideki foi campeão na Composto Masculino Cadete; Magdiel, Ivando e Vilson conquistaram a prata na Composto Masculino Master por Equipes; Julio Cesar de Oliveira pegou o bronze na Composto Masculino Paralímpico, e Zero, Fabio e Julio também faturaram o bronze na Composto Masculino Adulto por Equipes.

No Campeonato Paulista Outdoor não foi diferente. No individual, dois ouros com César e Julio (Composto Masculino Cadete e Paralímpico), duas pratas com Décio Valente e Ademar Carlini (Recurvo Masculino Master e Paralímpico) e dois bronzes com Zero e Magdiel (Composto Masculino Adulto e Master). Por equipes, bronze para o Verdão no Composto 50 Metros. No geral, 4ª colocação Interclubes.

O desempenho foi semelhante no Paulista Indoor: título para Zero, Vilson, César e Julio e bronze para Ivando. Novamente o Alviverde fechou no 4º lugar Interclubes. O Palmeiras também disputou as duas etapas do Round 1440, do estado de São Paulo, e teve um ouro com Vilson e dois bronzes com Fabio e Ivando.

E os arqueiros palmeirenses também marcaram presença fora do Brasil. César Hideki pela primeira vez foi convocado pela Seleção Brasileira e representou o país no Campeonato Mundial de Tiro com Arco da Juventude, que ocorreu em agosto, em Madri, na Espanha. Já em fevereiro, Magdiel e Julio participaram do The Vegas Shoot, um dos mais importantes torneios indoor do mundo, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, com a presença de mais de 3700 atletas de todo o planeta.