Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

Superior no retrospecto geral ante a Ponte Preta considerando todos os jogos da história, o Palmeiras agora passa a ter um retrospecto idêntico ao da Macaca na própria casa do rival: 25 vitórias para cada lado e outros 16 empates em 66 encontros. O Verdão visitou a Ponte na noite deste sábado e superou a equipe campineira pelo placar de 1 a 0, com gol de Willian aos 33 do primeiro tempo. O duelo foi válido pela 5ª rodada do Campeonato Paulista e, com o resultado, o Verdão chegou à sua terceira vitória em cinco duelos (empatou um – São Paulo, sem gols – e perdeu outro – Red Bull Bragantino, por 2 a 1).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Além disso, se levado em conta o retrospecto de partidas que ocorreram pelo Paulistão na casa da Ponte, o Verdão também igualou os números do adversário: com o triunfo deste sábado (08), agora são 16 triunfos para cada lado e 13 empates em 45 jogos.

O jogo também ampliou uma série invicta. O Verdão não perde para a Ponte Preta desde 16/04/2017, jogo válido pela semifinal do Paulista daquele ano, quando foi superado por 3 a 0 no Moisés Lucarelli – a vitória por 1 a 0 no jogo de volta não foi suficiente para reverter o placar. Desde então, já com o duelo desta noite, são seis confrontos, com cinco vitórias palmeirenses e um empate.

No Campeonato Paulista, este foi o jogo de número 90 entre as equipes. A vantagem é amplamente favorável ao Verdão, pois são 43 vitórias palmeirenses, 27 empates e 20 vitórias da Ponte Preta (140 gp x 93 gc).

Adversários desde 1939, Palmeiras e Ponte Preta se enfrentaram por 132 vezes na história. A vantagem é palestrina, com 67 triunfos, 32 empates e 33 derrotas (215 gp x 138 gc). O primeiro duelo, amistoso em 05/11/1939, aconteceu em Campinas e terminou com triunfo esmeraldino por 5 a 0 – os gols foram anotados por Zalli, duas vezes, Echevarrieta, duas vezes,  e Carnera.

PALMEIRAS: SITUAÇÃO NO PAULISTA 2020

Com 10 pontos (3v, 1e e 1d), o Palmeiras é o atual líder de seu grupo (Santo André, vice-líder, com 9 pontos, e Novorinzontino, terceiro colocado, com 8, jogam amanhã contra o São Paulo e Ituano, respectivamente). Vale ressaltar que o time de Vanderlei Luxemburgo detém a defesa menos vazada do certame estadual até aqui, com apenas dois gols sofridos, ao lado do São Paulo, e, até o fim de sua participação na rodada, o segundo melhor ataque da competição (10 bolas na rede, atrás apenas do Mirassol, com 11).

AGENDA

O Palmeiras volta a campo no domingo (16), às 16h, no Allianz Parque, para enfrentar o Mirassol, pela 6ª rodada do torneio – o duelo marcará a estreia da grama sintética da arena alviverde. Em seguida, novamente em casa, o Verdão enfrenta o Guarani, no dia 20/02 (quinta-feira), às 21h30, pela 7ª rodada. Já a 8ª rodada marcará o próximo compromisso fora de casa do Alviverde, contra o Santos, na Vila Belmiro, no sábado (29/02) – ou seja, só após o Carnaval.

VANDERLEI LUXEMBURGO: NÚMEROS CONSOLIDADOS NO PALMEIRAS

Atualmente em sua quinta passagem, Vanderlei Luxemburgo soma 381 partidas à frente do Palmeiras, acumulando 231 vitórias, 83 empates e 67 derrotas. Tetracampeão paulista pelo Alviverde (1993, 1994, 1996 e 2008), Vanderlei é o treinador que mais levantou canecos do Estadual pelo clube, ao lado de Oswaldo Brandão (que faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Ambos também são os maiores campeões da história do clube, com sete títulos cada um (Luxa soma os Brasileiros de 1993 e 1994 e o Rio-São Paulo de 1993, enquanto Brandão levou os Brasileiros de 1969, 1972 e 1973).

VANDERLEI LUXEMBURGO: ÓTIMO RETROSPECTO DE CONQUISTA EM PAULISTAS

Vanderlei Luxemburgo possui ótimo retrospecto em disputas do Campeonato Paulista pelo Verdão: das cinco vezes anteriores em que comandou o Alviverde no Estadual, o professor conduziu o time ao título em quatro delas: em 1993, 1994, 1996, 2008 e 2009. Com esse número, o treinador se tornou o comandante com o maior número de canecos estaduais levantados pelo clube, ao lado de Oswaldo Brandão (que faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Vale lembrar que o Supercampeonato Paulista de 2002 não entra na conta de Estaduais disputador por Vanderlei, já que o torneio, nessa edição, possuía outra fórmula de disputa e seus dados não são contabilizados para efeito de estatísticas junto aos demais.

2008: ÚLTIMO PAULISTA FOI COM LUXA CONTRA A PONTE

A Ponte Preta traz boas lembranças ao Palmeiras e ao técnico Vanderlei Luxemburgo no Campeonato Paulista. O 22º título estadual do Verdão – o mais recente – foi conquistado em 2008 com Vanderlei Luxemburgo no comando. Após passar pelo São Paulo na semifinal, foi justamente a Ponte Preta o adversário na decisão: o Alviverde venceu por 1 a 0 no jogo de ida, no Moisés Lucarelli (gol de Kleber Gladiador) e goleou por 5 a 0 na partida decisiva (um contra de Ricardo Conceição, um de Valdivia e três de Alex Mineiro). O título também ficou marcado pela preleção histórica de Luxemburgo e pelo discurso do ex-goleiro Marcos antes de subirem ao gramado do Palestra Italia. O time terminou com o melhor ataque (45 gols), o artilheiro (Alex Mineiro, com 15 gols) e foi a campo na final com: Marcos (Diego Cavalieri); Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Valdivia, Diego Souza, Kleber Gladiador (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny).

ÚLTIMO PALMEIRAS X PONTE COM LUXEMBURGO FOI NO MOISÉS LUCARELLI

O técnico Vanderlei Luxemburgo reencontrou a Ponte Preta pela primeira vez desde que retornou ao clube em 2020. Antes desse duelo de hoje, o último duelo dele ante a equipe de Campinas havia sido em 2009: triunfo por 3 a 2 de virada, com três gols do atacante Lenny, no dia 01/02 daquele ano, pelo Campeonato Paulista.

WILLIAN: GOL DA VITÓRIA E ARTILHEIRO ISOLADO DO PAULISTA 2020

Willian chegou a cinco gols no Estadual e segue como artilheiro da competição, agora de forma isolada, deixando para trás Boselli, do Corinthians, Camilo, do Mirassol, e Felipe Ferreira, da Ferroviária, todos com quatro. Os gols do camisa 29 nesta edição foram diante do Ituano, na primeira rodada (triunfo por 4 a 0), do Oeste, na terceira rodada – marcou três vezes (outra vitória por 4 a 0) e, agora, sobre a Ponte Preta.

WILLIAN: ARTILHEIRO DO TIME NA TEMPORADA 2020

Considerando a temporada de 2020, ao todo, Willian soma seis gols – pois além dos cinco tentos pelo Paulistão, marcou também sobre o New York City na Florida Cup, no início do ano – o Alviverde sagrou-se campeão da competição amistosa internacional.

WILLIAN: 3º MAIOR GOLEADOR PALMEIRENSE NO SÉCULO XXI

Vale lembrar que, recentemente, Willian já havia ultrapassado Valdivia em número de gols e se tornado o 3º maior goleador palmeirense neste século: o chileno marcou 41 vezes. Ao ampliar ainda mais este saldo na noite de hoje, agora com 44 gols, o jogador está atrás apenas de Vágner Love (54 gols) e de Dudu (69 gols) nesta lista.

WILLIAN: 63º ARTILHEIRO PALMEIRENSE NA HISTÓRIA

Dentre os atletas que mais fizeram gols em toda a história palmeirense, em todos os tempos, Willian, agora com seus 44 gols, saltou da 64ª para a 63ª posição, e igualou os números de Ministrinho, craque das décadas de 20, 30 e 40. O líder neste quesito é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931.

BRUNO HENRIQUE: PRIMEIRO JOGO DESDE A LESÃO NA FLORIDA CUP

O volante Bruno Henrique foi a campo pela primeira vez desde que sentiu um incômodo no músculo adutor da coxa direita no jogo contra o New York City, dos Estados Unidos, no dia 18 de janeiro, em partida pela Florida Cup, e precisou ser substituído nos primeiros minutos com a bola rolando. O volante passou por tratamento e teve um período de transição física no Núcleo de Saúde e Performance, na Academia de Futebol. Nesta noite, diante da Ponte Preta, o camisa 19 entrou no lugar de Luiz Adriano, aos 25 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 0 X 1 PALMEIRAS

Data: 8 de fevereiro de 2020, sábado
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas/SP
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Douglas Flores
Assistentes: Alex Ribeiro e Luiz Alberto Nogueira

Gols: Willian, aos 32 do 1ºT (Palmeiras)
Cartões amarelos: Apodi, João Paulo, Mateus Anderson, Wellington Carvalho (Ponte Preta); Dudu, Felipe Melo (Palmeiras)
Cartões vermelhos: João Paulo (Ponte Preta); Dudu (Palmeiras)

PONTE PRETA: Ygor Vinhas; Apodi, Wellington Carvalho, Henrique Trevisan e Guilherme Lazaroni; Dawhan, Bruno Reis (Vinícius Zanocelo), e João Paulo; Mateus Anderson (Felipe Saraiva), Bruno Rodrigues (Alisson Safira) e Roger.
Técnico: Gilson Kleina.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Felipe Melo, Gustavo Gomez e Victor Luís; Ramires (Patrick de Paula), Zé Rafael e Lucas Lima; Dudu, Willian e Luiz Adriano (Bruno Henrique).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Fotos do Vestiário (08/02/2020)

O jogadores Willian e Dudu, o fisioterapeuta Marcelo Gondo e o auxiliar técnico Maurício Copertino (E/D), da SE Palmeiras, preparam-se para o jogo contra a equipe da AA Ponte Preta, durante partida válida pela quinta rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Moisés Lucarelli. (Foto: Cesar Greco)

Os jogadores Dudu e Willian, o auxiliar técnico Maurício Copertino, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o fisioterapeuta Marcelo Gondo (E/D), preparam-se para o jogo contra a equipe da AA Ponte Preta, durante partida válida pela quinta rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Moisés Lucarelli. (Foto: Cesar Greco)

O fisioterapeuta Marcelo Gondo, o jogador Willian e o auxiliar técnico Maurício Copertino (E/D), da SE Palmeiras, preparam-se para o jogo contra a equipe da AA Ponte Preta, durante partida válida pela quinta rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Moisés Lucarelli. (Foto: Cesar Greco)

O gerente de futebol Cicero Souza e os jogadores Viña e Gustavo Gómez (E/D), da SE Palmeiras, preparam-se para o jogo contra a equipe da AA Ponte Preta, durante partida válida pela quinta rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Moisés Lucarelli. (Foto: Cesar Greco)

Os jogadores Mayke e Luan (D), da SE Palmeiras, preparam-se para o jogo contra a equipe da AA Ponte Preta, durante partida válida pela quinta rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Moisés Lucarelli. (Foto: Cesar Greco)

+ fotos