Departamento de Comunicação

Sete atletas das categorias de base do Palmeiras foram convocados pelo clube para integrar um grupo de apoio ao elenco profissional. Os garotos do Sub-20 iniciaram os treinos físicos nesta quinta-feira (2) e devem trabalhar em horários alternados ao time principal na Academia de Futebol. O projeto visa colocá-los em condições para que, se necessário, estejam prontos para reforçar o Verdão em treinos e jogos quando as competições forem retomadas.

O primeiro convocado já havia sido o goleiro Mateus Oliveira, que treinou com os profissionais na quarta-feira (1). Além dele, o zagueiro Henri, o lateral-esquerdo Ramiro, os meio-campistas Erick Pluas e Jean Carlos Quiñonez e os atacantes Gabriel Silva e Valdenilson iniciaram os trabalhos nesta quinta (2). Outros atletas podem se juntar ao grupo de apoio ao longo das próximas semanas.

O meio-campista Quiñonez durante treino na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

“Projetamos um calendário que terá muitos jogos consecutivos a partir do momento que forem liberados. O elenco do Palmeiras conta hoje com 30 atletas, então decidimos estabelecer um grupo de apoio formado por atletas do Sub-20. Quando requisitados pela equipe técnica do profissional, a ideia é que estejam aptos a desempenhar um bom futebol e entregar uma boa resposta”, explica Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras.

Os jogadores da base também seguirão o rígido protocolo de segurança adotado na Academia de Futebol para mitigar o risco de contaminação pelo novo coronavírus, o que inclui testes frequentes e cuidados com a higiene pessoal – o próprio elenco profissional do Verdão foi dividido em grupos que se apresentam para treinar em horários distintos. Os garotos já chegaram uniformizados e receberam kits individuais de suplementação e hidratação.

O gerente de futebol Cicero Souza e o assessor técnico Edu Dracena (à direita) acompanham treinamento dos atletas do Sub-20 (Foto: Cesar Greco)

“Neste ano temos nove atletas da base no elenco profissional, o que configura 27% do grupo. Ficamos felizes, o Palmeiras tem aproveitado cada vez mais os garotos. Teremos muitos jogos consecutivos neste momento delicado, o que pode implicar em um número maior de contusões ou de atletas poupados. O primeiro olhar do Palmeiras agora é para dentro, porque o trabalho na base é bem feito. Para os meninos, é mais uma chance de mostrar o talento que eles têm”, comenta João Paulo Sampaio, coordenador geral da base alviverde.

O zagueiro Henri vê os treinos como uma boa oportunidade de buscar espaço no clube. O jogador foi o capitão da Seleção Brasileira Sub-17 que conquistou o título da Copa do Mundo da categoria no ano passado (na qual Gabriel Veron foi eleito o melhor jogador). Aos 18 anos, ele está no Palmeiras desde 2015 e faz parte de uma geração muito vitoriosa na base.

O zagueiro Henri foi um dos atletas do Sub-20 convocados para treinar na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

“Fiquei muito feliz. Poder apoiar o elenco profissional com meus companheiros da base é gratificante, vamos agarrar com unhas e dentes para fazer nosso melhor. Sabemos que temos de abraçar qualquer oportunidade. Vamos pegar experiência, entender como é e levar isso conosco para evoluirmos e chegarmos ao mesmo nível dos profissionais”, disse.