Verdão soma mais que o dobro de vitórias contra times mexicanos

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
#PatriaAmadaPalmeiras

O México, que empatou sem gols com a Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo, assegurou a classificação para as oitavas-de-final do Mundial após vencer Camarões no jogo de estreia e, na última partida, superar a Croácia. Com isso, irá enfrentar a poderosa Holanda, que fez nove pontos nos três jogos que disputou no grupo B.

Se contra os holandeses o time mexicano não terá tarefa fácil, o mesmo pode-se dizer dos clubes do país que encontraram o Palmeiras pelo caminho ao longo da história. Em 28 partidas do Verdão contra equipes do México, o Alviverde venceu 16 vezes, empatou cinco duelos e sofreu sete reveses.

O primeiro encontro entre palmeirenses e mexicanos aconteceu em 1952, quando o Verdão bateu o Necaxa por 3 a 1, na Cidade do México. Curiosamente, os 21 primeiros duelos foram realizados na América do Norte. O Palmeiras recebeu os rivais no Brasil apenas em 1984, no estádio do Pacaembu, em confronto ante a seleção do México – derrota por 2 a 0.

O duelo contra a seleção em 1984 foi o segundo entre Palmeiras e o grupo de selecionados mexicanos. O primeiro havia acontecido em 1952, quando o Verdão venceu por 3 a 2, com gols de Moacir e Jair Rosa Pinto (2).

Já o último encontro foi realizado na Copa Libertadores 2013, contra o Tijuana. Após empatar sem gols no México, o Palmeiras perdeu a segunda partida por 2 a 1, em São Paulo. Antes disso, o duelo mais recente contra mexicanos havia sido em 2000, com vitória do Verdão sobre o Atlas por 3 a 2, no Palestra Italia.