Weverton e Matías Viña são convocados para jogos das eliminatórias da Copa do Mundo

Departamento de Comunicação

O goleiro Weverton foi convocado nesta sexta-feira (06) pelo técnico Tite para mais uma vez representar a Seleção Brasileira. Os jogadores chamados defenderão o Brasil nos dois primeiros jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 contra a Bolívia, na Arena Pernambuco, em 27 de março, e o Peru, no Estádio Nacional, em Lima, em 31. A apresentação acontece a partir do dia 22.

Como titular da Seleção, Weverton foi campeão olímpico em 2016 nos jogos do Rio de Janeiro. Em 2019, o arqueiro também integrou a delegação brasileira em fevereiro (amistosos contra Panamá e República Tcheca), no início de setembro (frente a Colômbia e Peru) e em outubro (duelos com Nigéria e Senegal). Recentemente, em fevereiro, ele ampliou seu contrato com o Palmeiras até dezembro de 2024 e, na última quarta-feira (04), diante do Tigre-ARG, atingiu a marca de 100 jogos pelo clube.

O goleiro Weverton em jogo contra a equipe do Tigre-ARG, válido pela primeira rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores (Cesar Greco/Palmeiras)

No clube desde 2018, o arqueiro acumula 58 vitórias, 28 empates e apenas 14 derrotas e já possui uma marca extremamente expressiva: ele detém a segunda menor média de gols sofridos dentre os goleiros palmeirenses em todos os 105 anos de história do clube – levou somente 61 gols, uma média de 0,61 gol sofrido por duelo, ficando atrás somente do paraguaio Benítez, com média de 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos); na terceira colocação, aparece o também paraguaio Gato Fernández, 0,62 (22 gols em 35 jogos). São considerados somente goleiros com ao menos dez jogos disputados pelo Verdão.

O jogador ainda soma 55 jogos sem sofrer gols pelo Palmeiras, número que o coloca na terceira colocação do ranking de goleiros com mais partidas sem ser vazado no século 21, atrás apenas de Marcos (107 jogos) e Fernando Prass (101). Em uma única temporada, Weverton é o recordista do século com 26 jogos sem sofrer gols em 2019.

Celeste Olímpica

Outro integrante do elenco alviverde chamado para defender seu país nas eliminatórias é o lateral-esquerdo Matías Viña, convocado na quinta-feira (05). A Seleção Uruguaia tem apresentação programada para 23 de março. O Uruguai recebe o Chile, dia 26, no Estádio Centenário de Montevidéu, e depois viaja para encarar o Equador, em 31, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito.

O jogador Matías Viña em duelo com o Mirassol, válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista (Cesar Greco/Palmeiras)

Viña foi contratado no final de janeiro para reforçar elenco do Verdão e fez sua primeira partida com a camisa palestrina contra o Mirassol, em duelo válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, e foi titular em todos os jogos do time desde então. O lateral defende a Seleção Uruguaia desde o Sub-20, tendo atuado no Sul-Americano (campeão) e no Mundial da categoria em 2017. Pelo time principal da Celeste Olímpica, ele é chamado regularmente desde sua primeira convocação, em setembro de 2019.

Calendário

O Palmeiras não tem jogos marcados para esta Data FIFA. Antes do período, o Verdão visita o Corinthians, em 22 de março, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Depois, o Maior Campeão do Brasil recebe o Água Santa, no dia 1º de abril, pela última partida da fase de grupos do Estadual.