Departamento de Comunicação
Thiago Kimori

Weverton durante entrevista coletiva nesta terça-feira (21), na Academia de Futebol (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Com atuações seguras e aparições importantes em momentos decisivos, o goleiro Weverton foi um dos destaques do setor defensivo do Palmeiras em 2019 – o arqueiro, inclusive, colaborou bastante para o Verdão ter a melhor defesa do país entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro na temporada passada, com 44 gols em 68 partidas. O Alviverde ainda foi o dono da menor média de gols sofridos (0,65, contra 0,75 do Grêmio) e do maior índice de jogos sem ser vazado (não sofreu gol em 52,94% de seus jogos, seguido do Grêmio, que ficou sem ser vazado em 52,05% de suas partidas).

Aliado ao ótimo desempenho da defesa, o camisa 21 crê em uma evolução ofensiva para que a equipe palestrina volte a conquistar um título em 2020, desta vez sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo. “A expectativa é a melhor possível, a gente sempre entra querendo o título. Tem sido um ambiente bom, leve e de muito trabalho. Vocês (jornalistas) que acompanham o nosso dia a dia sabem que o Luxemburgo cobra bastante intensidade e o alto nível de cada atleta. Temos tudo para fazer um grande ano, brigando por todas as competições. O time está se fortalecendo para fazer um grande ano”, comentou o jogador, que exaltou a qualidade dos companheiros de grupo.

“O elenco está pronto, não está 100% nas condições física e técnica porque não atingiu o número de jogos. Tenho certeza de que, com o passar do tempo e pontualmente, o Palmeiras contratará. Algumas pessoas acham que tem de ser tudo para ontem. Nós temos uma base campeã, um time que foi campeão em 2018 e chegou um grande treinador para nos ajudar. O Palmeiras está no caminho certo, tem tudo para fazer um grande ano. Os reforços chegarão conforme a necessidade”, falou.

Weverton também valorizou a experiência vivida na Florida Cup, torneio amistoso disputado nos Estados Unidos e que teve o Palmeiras como campeão. “A avaliação é muito boa, tivemos um período bom de treinamento. Todos juntos, o grupo se fortalece. O fato de começar o ano competindo é muito importante, principalmente diante de adversários duros como o Atlético Nacional-COL e o time americano (New York City-EUA), que, apesar de jovem, é muito organizado. Aproveitamos bem a pré-temporada e ela será muito importante para a nossa sequência no ano”, afirmou, citando a mudança de estilo de jogo do time em comparação ao último ano.

“É um período de testes e de o Luxemburgo conhecer as características de cada jogador. Claro que ele experimentará sistemas até implantar bem o que ele pensa como equipe. É o tempo de colocar sistema novo e tentar alguma mudança, algo diferente do que estamos acostumados a fazer. O mais importante é que o grupo está entendendo bem o que ele quer. Com certeza nós nos fortaleceremos cada vez mais”, declarou.

O goleiro, por sua vez, não poupou elogios ao comandante palmeirense. “A maior diferença que vi foi, principalmente, a vontade de vencer e de cobrar o alto nível. Com ele aqui, ninguém vai jogar meia boca, sempre será 100%. Essa cobrança tem sido boa, você já consegue ver jogadores com um rendimento um pouco melhor do que fazia no passado. A chegada dele tem proporcionado um ambiente muito legal, estamos muito contentes com o trabalho que ele está fazendo”, contou o atleta, que enalteceu o método de trabalho do treinador.

“O professor nos ganha em vários aspectos do dia a dia. Ele nos ganha quando consegue entender que somos seres humanos e quando mostra que está junto realmente, indo ao campo e explicando o que ele quer. A gente começa a ganhar quando coloca na cabeça que pode ganhar. Ele tem colocado isso, mostrando que podemos. Mas há um caminho longo entre poder e ganhar, a gente vem treinando muito”, projetou.

Por fim, Weverton mostrou enorme desejo de levantar o troféu do Campeonato Paulista, já que a última conquista do Verdão aconteceu em 2008. “Ganhar o Paulista é sempre muito bom, nunca entramos não pensando em ganhar. Já faz um tempo que a gente se cobra, é muito tempo sem ganhar o Paulista. Queremos ganhar e procuraremos fazer isso. Desde que o Luxemburgo pisou aqui, o primeiro papo foi de que é muito importante ganhar esse campeonato para largar bem no ano. Então estamos nos preparando para isso e montando uma equipe competitiva”, finalizou o jogador.