Departamento de Comunicação

Um dos destaques da vitória por 2 a 0 sobre o Santo André, na quarta-feira (29), pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o goleiro Weverton celebrou nesta quinta (30) o feito de ter alcançado mais de 100 partidas pelo Palmeiras, obtido pouco antes da pausa das competições por conta da pandemia do novo coronavírus. Atualmente com 106 jogos pelo Verdão, ele recebeu das mãos do ex-zagueiro e atual assessor técnico do clube, Edu Dracena, um quadro com uma camisa comemorativa.

“Completar 100 jogos é incrível, e já estou pensando nos 150, 200, 300. Estou feliz e espero poder aumentar muito o meu número de partidas pelo clube, além de manter a média baixa de gols sofridos e, claro, de conquistar títulos”, afirmou o arqueiro, campeão brasileiro em 2018, às mídias oficiais do Maior Campeão do Brasil.

O goleiro Weverton está no Palmeiras desde 2018 e disputou 106 jogos pelo clube (Cesar Greco/Palmeiras)

A baixíssima média de gols sofridos desde que chegou ao Palestra Italia, há dois anos e meio, realmente impressiona. Vazado apenas 65 vezes em 106 duelos, ele detém a segunda menor média da história do Verdão, com 0,613, atrás somente do paraguaio Benítez, com 0,541 (13 tentos tomados em 24 embates em 1978). Além disso, o atual camisa 1 não sofreu gols em 57 ocasiões, número que o deixa na terceira posição dos arqueiros com mais jogos sem ser vazado no Século XXI, atrás apenas de Marcos (107) e Fernando Prass (101).

“Fico muito feliz por manter essa média boa de sofrer poucos gols. Esse é o principal objetivo do goleiro, e ser pouco vazado é a satisfação do trabalho do dia a dia. Sair zerado de um jogo dá a sensação de missão cumprida e te motiva cada vez mais a trabalhar e tentar manter esse padrão. Sempre gosto de citar a tradição e a importância da Academia de Goleiros do Palmeiras, e fazer parte dela, mantendo essa média baixa, é muito especial para mim”, afirmou o jogador, recorrentemente convocado para defender a Seleção Brasileira – nesta sexta (31), inclusive, completa-se exatos quatro anos da sua primeira convocação, justamente para substituir o lesionado Prass na equipe que viria ser campeã olímpica nos Jogos do Rio 2016 (no torneio, ele sofreu apenas um gol em seis partidas e pegou uma cobrança na vitória brasileira por 5 a 4 nos pênaltis contra a Alemanha na final).

O assessor técnico Edu Dracena (à esquerda) entregou um quadro com uma camisa comemorativa para Weverton (Cesar Greco/Palmeiras)

No Palmeiras, Weverton fechou o ano de estreia, em 2018, com 21 jogos sem sofrer gols. Em 2019, foram 26 (recorde do clube no Século XXI). E neste ano, já são 10 partidas invicto em 17 disputadas. Se sair de campo mais 10 vezes sem ser vazado nesta temporada, ele alcançará uma marca que não é atingida há 23 anos – o último goleiro a ficar três temporadas consecutivas sem sofrer gols em 20 ou mais jogos foi Velloso, em 1995 (28), 1996 (24) e 1997 (27).

Após o duelo com o Santo André, o camisa 1 deixou o Allianz Parque bastante elogiado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. “Criamos algumas chances e eles, também. É aí que aparece o goleiro de time grande. Para jogar em time grande, o goleiro tem que fazer a defesa do jogo. E o Weverton fez boas defesas nas duas chances que eles tiveram”, disse.

Luxemburgo, aliás, e sua comissão técnica (que conta com Rogério Godoy, novo preparador de goleiros desde a retomada da temporada) também são os responsáveis pelo aperfeiçoando de Weverton com os pés, incentivando e treinando a participação dos goleiros na saída de jogo.

“É algo que o professor e sua comissão vêm introduzindo cada vez mais ao estilo de jogo do time dentro de campo. E eu tenho procurado trabalhar bastante para me adaptar a essa nova função. Tenho conseguido fazer com excelência, sabendo que corremos um pouco mais de risco, mas estamos nos preparando bem, com segurança e concentração, seja nos passes firmes na saída de bola seja nos passes longos para surpreender o adversário. Tenho certeza de que ao longo do ano sairão gols desta forma”, finalizou o arqueiro, que soma 301 passes certos e 48 lançamentos certos em 17 partidas nesta temporada.