Zé Rafael valoriza período de treinos e vê amadurecimento após pênalti perdido

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Zé Rafael atendeu a imprensa nesta sexta (19)O Palmeiras volta a campo somente na quinta-feira (25), às 23h, para enfrentar o Melgar-PER, no Peru, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores. Sem nenhum duelo oficial marcado até o confronto com os peruanos, o Verdão aproveita o período para intensificar os treinamentos na Academia de Futebol. Em busca de uma oportunidade no time, o meia Zé Rafael vê pontos positivos e negativos nestas semanas sem embates.

“É bom e ruim na verdade. Bom porque conseguimos trabalhar algumas coisas que precisávamos, mas também é ruim porque a gente acaba perdendo o ritmo de jogo. Quem vinha jogando mais voltará como se estivesse zerado o ano. São 15 dias sem jogos, a diferença será no ritmo de jogo que alguns atletas podem sentir novamente”, declarou o palestrino, valorizando também as atividades na Academia.

“A gente vem trabalhando bastante nesses dias sem jogos, melhorando as partes tática e técnica e a condição física. Precisamos melhorar algumas coisas porque, daqui a pouco, não teremos mais esse tempo. Esta semana foi importante para nós ganharmos alguns pontos importantes”, disse.

Com boas apresentações quando esteve em campo, Zé Rafael espera ter ainda mais chances na equipe alviverde nos próximos jogos. “A perspectiva é grande. Sabemos que o elenco é qualificado, mas terão muitos jogos. Como o professor Felipão tem a metodologia de rodízio, todos terão oportunidade durante o ano. Espero que, a cada jogo em que eu tiver oportunidade, eu dê o meu melhor”, afirmou o atleta, que não se abalou com o pênalti perdido na semifinal contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista.

“É a parte ruim que eu não esperava neste início no Palmeiras, mas faz parte do amadurecimento. Grandes jogadores já erraram, mas o mais importante é não sentir o peso. Ninguém quer errar um pênalti nessas circunstâncias, mas acredito que me fez mais forte. Estou fortalecido e espero aproveitar as próximas oportunidades que tiver”, projetou.

Zé, inclusive, conta com o apoio da torcida para o seu crescimento com a camisa do Palmeiras. “No pouco em que acompanhei, vi que a maioria das reações era positiva, de apoio. Ninguém gosta de errar um pênalti nessas circunstâncias, mas a torcida sabe que eu dei o meu melhor e sempre tento dar o meu melhor quando entro. Isso faz a relação ser positiva neste início. Acredito que, se continuarmos aproveitando as oportunidades e evoluirmos para ajudar os companheiros, a torcida estará do nosso lado”, comentou o jogador.

Já sobre o compromisso com o Melgar-PER pela Libertadores, o meia trata como uma decisão. “É mais uma final. A partir de agora, temos muitos jogos decisivos,

principalmente na Libertadores. Mais um jogo em que teremos de competir muito. Será um jogo muito difícil, eles jogam a vida deles porque talvez um resultado negativo já os deixarão fora”, concluiu.

COLETIVA DO MEIO-CAMPISTA ZÉ RAFAEL