Após recordes, base do Palmeiras abre temporada e discute metas para 2020

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras abriu oficialmente a temporada 2020 da base nesta segunda-feira (17). Funcionários das áreas administrativas e de todas as comissões técnicas reuniram-se no Centro de Excelência da Academia de Futebol para comemorar o bom desempenho recente e traçar as novas metas. O encontro foi apresentado pelo gerente de futebol, Cícero Souza, pelo coordenador geral da base, João Paulo Sampaio, e pelo diretor de futebol, Anderson Barros.

Profissionais de todas as áreas no CFA se reuniram na Academia de Futebol 1 nesta segunda-feira (17)

Cícero Souza apresentou os objetivos de 2020 divididos nas quatro áreas que norteiam a gestão do futebol palmeirense há cinco anos: técnica, financeira, de imagem e de formação. Já a base especificamente tem o projeto dividido nas áreas de administração, formação, captação e transição. Em relação à estrutura física, foram apresentadas as melhorias previstas a curto prazo nas dependências da Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.

Além de formar bons atletas, o Palmeiras tem a preocupação de criar bons cidadãos. Dentro de campo, o clube busca jogadores que saibam fazer mais de uma função em campo e que, inseridos na ideia de futebol moderno, tenham equilíbrio nas ações ofensivas e defensivas. Todos os funcionários da base também tiveram a oportunidade de se apresentar e explicar brevemente suas funções dentro do projeto.

O grande desafio será elevar ainda mais o nível do trabalho, já consolidado como referência na formação de atletas no futebol brasileiro. Foram 34 títulos em 2019, com destaque para o bi do Mundial de Clubes Sub-17, na Espanha, as Copas do Brasil Sub-17 e Sub-20 e a Supercopa do Brasil Sub-17, dentre outros títulos estaduais, nacionais e internacionais. O Verdão também cedeu 19 jogadores às seleções brasileiras de base nesta temporada.

O comando da base também esteve representado na reunião pelo diretor estatutário Marcelo Dedeschi. Estiveram presentes funcionários das áreas de coordenação, supervisão, comissões técnicas, diretoria, captação, serviço social, análise de desempenho, Núcleo de Saúde e Performance, psicologia, nutrição, futebol profissional e comunicação.