Departamento de Comunicação

Autor do gol diante do Fluminense pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020, nesta quarta-feira (12), no Maracanã (empate por 1 a 1), Luiz Adriano soma oito tentos na temporada, igualando o número de bolas na rede de Willian Bigode – ambos agora dividem a artilharia do time neste ano.

“Fico feliz. Tive a oportunidade de fazer o segundo gol, acabei batendo de primeira e bati para fora. Faltou concentração no gol deles, por isso saímos com o empate”, declarou Luiz Adriano após a saída de campo, lamentando que o time poderia ter saído com a vitória caso a bola entrasse na chance que ele mesmo teve nos minutos finais, referindo-se ao lance dos 39 minutos do segundo tempo, quando recebeu passe de Lucas Lima, mas finalizou de primeira, de pé esquerdo.

De quebra, Luiz Adriano, manteve sua fama de carrasco contra o Fluminense – é o quarto gol do jogador em sua terceira partida contra o Tricolor pelo Verdão. Recém-chegado ao clube palmeirense em 2019, o atacante fez todos os gols da vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense pelo Brasileirão do ano passado logo em sua sexta partida pelo clube, no Allianz Parque (na ocasião, os clubes colocavam em dia rodada atrasada).

O atacante, aliás, vive fase artilheira. Os últimos dois gols do Verdão foram dele: no jogo anterior, balançou as redes contra o Corinthians, na final do Paulistão 2020, do qual o Alviverde sagrou-se campeão após empatar por 1 a 1 superar o rival nos pênaltis. Além disso, nos últimos seis jogos, o camisa 10 marcou três gols – além deste, contra o Fluminense, e da partida anterior, no Derby, balançou as redes do Água Santa pela 12ª rodada do Campeonato Paulista (último duelo da primeira fase do Estadual).

Dos oito gols de Luiz Adriano em 2020, três foram pelo Paulista (Mirassol, Água Santa e Corinthians), quatro pela Libertadores (um sobre o Tigre-ARG e um hat-trick sobre o Guaraní-PAR) e, agora, um pelo Brasileiro (Fluminense).

Ao todo, no Verdão, o jogador chega ao seu 15º gol em 34 partidas – foram sete em 2019 (em 15 jogos) e, com este, oito em 2020 (em 19 duelos), portanto, superando seus próprios números de bola na rede do ano passado.

Os hat-tricks de Luiz Adriano, como contra o Fluminense no Brasileirão de 2019 e na Libertadores deste ano não são novidades. Fora do Brasil, o jogador já havia alcançado o mesmo feito em outras três oportunidades, além de uma vez em que marcou cinco gols pelo Shakhtar Donetsk-UCR (sendo quatro deles apenas no primeiro tempo), clube onde é o maior artilheiro da história com 130 gols. Ele é também o 7º maior goleador brasileiro na história da Champions League, com 21 tentos – neste ranking, apenas Neymar, Kaká, Rivaldo, Jardel, Élber e Mazzola, revelado pelo Verdão, balançaram mais vezes as redes pela maior competição continental do planeta. E em toda a história, só Luiz Adriano e Lionel Messi fizeram cinco gols em um mesmo jogo de Champions.

Além disso, o jogador possuiu atualmente a melhor média de gols na história do Allianz Parque (arena inaugurada em 2014): 0,75 gol por jogo (9 gols em 12 jogos). Completam o top 10 Borja (2º com 0,38 – 19 gols em 50 jogos), Cristaldo (3º com 0,34 – 11 gols em 32 jogos), Leandro Pereira (4º com 0,33 – 7 gols em 21 jogos), Gabriel Jesus (5º com 0,32 – 11 gols em 34 jogos), Deyverson (6º com 0,30 –13 gols em 42 jogos), Rafael Marques (7º com 0,28 – 12 gols em 42 jogos), Barrios (8º com 0,26 – 5 gols em 19 jogos), Dudu (9º com 0,25 – 33 gols em 127 jogos), Keno (também 9º com 0,25 – 9 gols em 35 jogos), Willian (também 9º com 0,24 – 16 gols em 66 jogos) e Alecsandro (também 9º com o,25 – 6 gols em 24 jogos).

ZÉ RAFAEL TORNA-SE GARÇOM DO TIME NA TEMPORADA, AO LADO DE M. ROCHA E DUDU

Com o belíssimo passe para o gol de Luiz Adriano nesta noite diante do Fluminense, no Maracanã, após jogada iniciada por Vitor Hugo, Zé Rafael se tornou um dos garçons do time em 2020, agora com três assistências, igualando Marcos Rocha e Dudu (que deixou o time recentemente para atuar no futebol do Catar).

Os passes a gol de Zé Rafael em 2020 foram na Florida Cup, quando o camisa 8 deu assistência para o gol de Willian contra o New York City (vitória por 2 a 1 de virada), e pelo Paulista, novamente para gol de Willian, desta vez contra o Ituano na primeira rodada (goleada por 4 a 0).

Já as assistências de Marcos Rocha foram todas pelo Campeonato Paulista (para os gols de Zé Rafael, contra o Ituano na primeira rodada, Willian, diante do Oeste na terceira rodada, e Ramires, contra o Água Santa na 12ª rodada), enquanto as de Dudu foram pela Libertadores (ambas para gols de Luiz Adriano diante do Guaraní-PAR) e pelo Estadual (gol de Lucas Lima diante do Ituano na primeira rodada).