Departamento de Comunicação

Com a assistência para o tento de Ramires na vitória por 2 a 1 sobre o Água Santa, no domingo (26), o lateral-direito Marcos Rocha somou seu 18º passe para gol pelo Verdão (em 103 partidas) e se tornou o maior garçom do atual elenco, superando Lucas Lima, com 17 (em 119 jogos), e igualando Willian, com os mesmos 18 (em 165 confrontos).

Além disso, o camisa 2 alviverde, que completou 100 embates pelo clube pouco antes da pausa ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, atingiu também a liderança de assistências na temporada: agora são três, todas no Campeonato Paulista, ao lado de Dudu.

Ele é ainda o atleta do atual elenco palestrino com mais passes para gol no Allianz Parque: total de 10 assistências, seguido de Willian, com nove. No geral da história do estádio, está empatado com Róger Guedes e Robinho (ambos também com 10) na segunda posição, todos atrás apenas de Dudu (líder com 35).

Marcos Rocha disputa bola com o atacante Uederson, do Água Santa, durante o duelo do último domingo (26), no Allianz Parque (Cesar Greco/Palmeiras)

“Fico muito feliz pelos números e marcas que estou atingindo no clube. É uma dificuldade grande enfrentar adversários fortes, criar espaços e contribuir no ataque. Sempre priorizei aprimorar muito o passe e o cruzamento, e as assistências são fruto deste trabalho árduo. Alcançar marcas importantes me dá motivação para continuar evoluindo e melhorando ainda mais”, afirmou Marcos Rocha.

Após o treino desta terça (28), na Academia de Futebol, o lateral recebeu uma camisa personalizada em alusão à marca de 100 jogos registrados pelo Maior Campeão do Brasil. “Todo jogador profissional busca marcas como a de 100 jogos por um clube da grandeza como é a do Palmeiras. É um privilégio poder escrever uma história aqui, ainda mais com a concorrência do atual elenco. Agora é continuar trabalhando para aumentar este número e buscar também mais títulos”, disse o campeão brasileiro em 2018.

Rocha cumpriu suspensão automática contra o Corinthians e voltou ao time titular contra o Água Santa. Nesta quarta (29), o compromisso será diante do Santo André, às 21h30, no Allianz Parque, pelas quartas de final do Paulistão. “Dá uma ansiedade, um friozinho na barriga. Foram quatro meses sem atuar e agora tem um jogo importante de mata-mata pela frente. Mesmo sem a nossa torcida, vamos tentar nos beneficiar do fator casa e buscar o resultado, pois nosso objetivo maior é o título estadual”, comentou.

Marcos Rocha recebeu uma camisa em comemoração aos seus 100 jogos pelo clube (Cesar Greco/Palmeiras)

Eficiência defensiva

Em 2019, além de ter sido o segundo maior garçom do elenco na temporada com sete passes para gol (ao lado de Gustavo Scarpa e atrás apenas de Dudu, com 18), Rocha fechou o Brasileirão como o atleta que mais desarmou jogadas rivais contando todos os times, com 103 interceptações, enquanto o ala-esquerdo Diogo Barbosa ficou na terceira posição com 80 – Gregore, volante do Bahia, ficou na 2ª colocação do ranking com 102.

“Sempre busquei de cada treinador as melhores orientações em relação à parte defensiva, que, no meu começo de carreira, fui alvo de questionamentos. É tudo experiência, evolução e poder ter tido grandes treinadores na minha carreira, que me ajudaram muito. Ano passado, no Brasileiro, me destaquei também no quesito roubadas de bola. Então, para um lateral-direito que era bastante questionado, chegar a uma marca dessa é sinal de evolução, crescimento”, finalizou.