Instalação do gramado sintético na Academia de Futebol é finalizada

Departamento de Comunicação

O Palmeiras concluiu nesta segunda-feira (18) a instalação da grama artificial no campo 3 da Academia de Futebol. Dessa forma, os jogadores do Verdão poderão treinar em um gramado idêntico ao instalado no Allianz Parque sem a necessidade de se deslocar à arena às vésperas dos jogos como mandante, como vinha acontecendo antes da paralisação causada pelo Covid-19.

A reforma, realizada pela Soccer Grass, teve início com o nivelamento do solo e a construção de um colchão drenante formado por brita e pedriscos. Sobre essa camada, instalou-se uma manta de espuma (shock pad) que absorve o impacto e ainda auxilia a drenagem. Os rolos de grama foram abertos acima do shock pad e emendados de forma artesanal com adesivos próprios para tempo chuvoso.

A grande inovação é o uso do TPE, um termoplástico fabricado na Itália que preenche as fibras da grama. Essas partículas cilíndricas reduzem a temperatura do piso de forma mais eficaz do que os compostos de borracha ou fibra de coco empregados em quadras de futebol society, por exemplo.

Os outros dois campos da Academia de Futebol continuam com gramado natural e serão usados pelos atletas nos treinamentos para as partidas como visitante.

O novo gramado é idêntico ao instalado no Allianz Parque (Divulgação)