O Palmeiras se sagrou campeão de forma inédita do Torneio União de Clubes de Futsal neste domingo (08), no ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo-SP, ao superar o Corinthians e conquistar a melhor campanha com a soma de pontos entre as categorias de iniciação (Sub-8, Sub-9 e Sub-10).

Divulgação _ O Verdão nunca ficou de fora das finais da competição iniciada em 2017

Mesmo com a vantagem nos critérios de desempate (pontos e saldo de gols da final), o Verdão começou a decisão em busca de uma vitória já com a equipe Sub-8. Dentro da quadra houve um equilíbrio entre os dois times, mas o rival levou a melhor e venceu a partida.

Já na segunda disputa, da categoria Sub-9, o jogo foi marcado pelas defesas dos goleiros e pelas bolas na trave. Apesar de ter um pênalti perdido e sair atrás do placar, o Verdão não se abalou e criou diversas chances com Gustavo, Matheus Campos e Felipe. A insistência se transformou em gol, que saiu dos pés de Marcos Vinícius e selou o empate de 1 a 1.

Com esse resultado, o Palmeiras estava atrás do placar no critério de saldo de gols e precisava da vitória para conquistar o título. A decisão ficou com o Sub-10, que não sentiu a pressão e marcou no início da partida com Matheus e João Vitor. O Corinthians ainda conseguiu descontar, mas a reação foi freada com um novo gol da equipe alviverde anotado por Guilherme Rangel. No final da partida, o rival apostou no goleiro-linha e fez um novo gol, mas sofreu com a forte marcação do Verdão e viu o jogo terminar em 3 a 2.

Durante a campanha, o Sub-8 acumulou nove pontos (três vitórias e três derrotas) e 15 gols marcados. Já o Sub-9 conquistou 16 pontos (cinco vitórias e um empate) e anotou 22 gols. Por fim, o Sub-10 chegou aos 12 pontos (três vitórias e três empates) e 22 gols. Os artilheiros do Verdão durante o torneio foram os atletas Lucas de Moraes e David Makinde, ambos com 6 gols pelo Sub-8, Matheus Campos (8 gols), do Sub-9, e Guilherme Rangel (6 gols), do Sub-10.

Antes do título, a equipe treinada pela multicampeã Fernanda Grande já foi medalhista de prata nas edições de 2017 e 2018 do torneio. O Palmeiras disputou o título do Módulo Verde, grupo que reuniu as melhores campanhas do Paulista de Iniciação em 2019.

Confira os resultados do Verdão nas finais do Torneio União de Clubes:

Sub-8
30/11: Corinthians 6 x 5 Palmeiras – Gin. Pres. Ciro II
08/12: Palmeiras 0 x 1 Corinthians – Gin. Pres. Ciro II

Sub-9
30/11: Corinthians 1 x 2 Palmeiras – Gin. Pres. Ciro II
08/12: Palmeiras 1 x 1 Corinthians – Gin. Pres. Ciro II

Sub-10
30/11: Corinthians 2 x 2 Palmeiras – Gin. Pres. Ciro II
08/12: Palmeiras 3 x 2 Corinthians – Gin. Pres. Ciro II