Priscila Pedroso
Departamento de Comunicação

Texto originalmente publicado na edição 54 da Revista Palmeiras. Para acessar o conteúdo completo desta e de outras reportagens, baixe agora mesmo o App Revista Palmeiras na Play Store ou na Apple Store.

Valdir de Freitas conquistou 15 títulos em diferentes categorias pelo futsal do Palmeiras (Fabio Menotti/Palmeiras)

Falar do futsal do Palmeiras sem exaltar o trabalho de Valdir de Freitas, mais conhecido como Val, é uma missão impossível. Atual técnico das equipes Sub-16 e Sub-18, o profissional de 45 anos coleciona troféus desde a sua chegada ao clube, em 2013. Ao todo, são 15 títulos em diferentes categorias e torneios, entre eles o Campeonato Metropolitano, no qual o comandante contabiliza oito conquistas com o Verdão.

Ex-goleiro, Val nem sequer imaginava se tornar treinador quando pendurou as luvas, em 2008. Graduado em educação física, começou a dar aulas em um colégio de Guarulhos (SP), sua cidade natal. A pedido da diretora da escola, porém, o professor assumiu duas turmas de treinamento de futsal, cujas atividades estavam interrompidas.

“Acabamos conquistando campeonatos escolares e, por conta disso, um amigo me convidou para montarmos na cidade uma escolinha chamada Sai de Baixo”, recorda-se. “Lá, fizemos um bom trabalho e ganhamos algumas competições municipais. Em 2010, tive uma proposta para treinar o Sub-18 do A. D. ASA de Guarulhos e aceitei o desafio.”

O sucesso veio rapidamente. Em 2011, Valdir de Freitas levou o time guarulhense à inédita conquista do Campeonato Estadual – a decisão diante do Corinthians foi uma espécie de prévia dos muitos clássicos que o técnico teria pela frente no comando do Alviverde.

Um deles, em especial, marcou a carreira do treinador palestrino. Em 2018, a final do Metropolitano Sub-16 teve de ser disputada no mesmo fim de semana, em partidas de ida e volta. No sábado, o Palmeiras perdeu para o arquirrival por 3 a 0, resultado que o obrigava a vencer por quatro gols de diferença (ou mais) para erguer a taça. E foi o que aconteceu: no domingo, o Verdão goleou por 6 a 1 e assegurou o título.

“Os garotos tiveram uma performance fantástica, jogaram tudo o que podiam. Foi um momento inesquecível”, diz o técnico, que, naquela mesma temporada, ainda conduziu o clube à conquista do Estadual Sub-12, encerrando jejum de 22 anos do Alviverde na categoria. “Assumi interinamente por seis meses e fomos campeões invictos”, ressalta.

Formação de craques

De acordo com o multicampeão, o sucesso do futsal palmeirense se deve ao apoio da diretoria, à qualidade dos treinadores e profissionais do departamento e ao alto nível dos atletas, além da grandeza do Palmeiras.

“Muitos jovens sonham em vestir a nossa camisa, o que ajuda na captação de talentos”, explica Val, satisfeito com o trabalho de lapidar atletas. “Vencer é bom e não podemos fugir dessa responsabilidade, mas melhorar um jogador, fazendo-o evoluir em diferentes aspectos, é igualmente gratificante. Quase todos os atletas formados pelo Palmeiras são convidados a jogar por outros times. Isso me deixa orgulhoso.” 

Para Val, ver a evolução dos atletas é tão gratificante quanto conquistar títulos (Fabio Menotti/Palmeiras)

Ficha técnica

Nome: Valdir de Freitas
Data de nascimento: 26/10/1974
Local: Guarulhos/SP
Formação: Graduado em educação física e pós-graduado em futsal
Clubes: A. D. ASA e Sociedade Esportiva Palmeiras

Multicampeão
Veja todos os títulos conquistados pelo técnico com o Verdão:

Estadual Sub-12 (2018)
Metropolitano Sub-16 (2014, 2015, 2017, 2018 e 2019)
Estadual Sub-16 (2015, 2017, 2018 e 2019)
Metropolitano Sub-17 (2015 e 2016)
Estadual Sub-17 (2016)
Metropolitano Sub-18 (2017)
Taça Brasil Sub-11 (2019)