Boxeador juvenil do Verdão conquista primeira medalha internacional da carreira

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

João Victor Gomes, pugilista juvenil da Sociedade Esportiva Palmeiras, conquistou a primeira medalha internacional da carreira na nesta quinta-feira (4), após faturar o bronze no Torneio Internacional Emil Jechev Memorial, tradicional torneio europeu da modalidade sediado em Botevgrad, na Bulgária.

Federação Búlgara de Boxe _ Esta foi a primeira medalha de João (azul) na temporada 2019

Em sua quarta edição, o torneio destinado a atletas de base reuniu as principais escolas do boxe mundial, sobretudo as europeias. Logo na estreia da categoria dos pesados (-91kg), João derrotou Nikita Batechko, da Rússia, por pontos (4 a 1). Já na semifinal, apesar do revés para o francês Wilfried Florentin, o pugilista palmeirense já havia garantido o bronze.

Dos quatro atletas convocados pela Seleção Brasileira para o torneio europeu, João foi o único medalhista. Com apenas 18 anos, o boxeador é o atual campeão brasileiro de sua categoria e já desponta como uma grande promessa da modalidade no país.

“Essa foi minha primeira viagem internacional da vida. O torneio é muito famoso na Europa, mobilizou a cidade e reuniu grandes boxeadores do mundo todo. Estou muito feliz pela medalha e pelo aprendizado obtido com eles. Só tenho a agradecer ao Palmeiras e à Confederação Brasileira de Boxe pela oportunidade de defender o país e fazer história”, declarou o atleta.

Quem também teve a primeira experiência internacional da carreira pela Seleção Brasileira foi o pugilista juvenil palmeirense Kaian Reis, que valorizou a oportunidade de desenvolver suas habilidades na escola europeia. Pela categoria dos 60kg, o atleta alviverde, também tratado como um dos talentos do boxe brasileiro, foi superado na estreia pelo italiano Emanuele Santini.

A programação da CBBoxe faz parte do ciclo de desenvolvimento de atletas para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Além disso, Cosme Nascimento, principal nome do boxe brasileiro amador nos super pesados (+91kg), concorre neste mês de abril a uma das vagas aos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em seletiva disputada na Nicarágua.