Cosme Nascimento representará boxe do Verdão nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Cosme é um dos principais nomes da equipe brasileira de boxeO Palmeiras conheceu seu primeiro representante nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, marcado para os meses de julho e agosto deste ano. Cosme Nascimento, pugilista super pesado (+91kg) da equipe alviverde, garantiu seu lugar na competição após o encerramento das seletivas da modalidade, na Nicarágua, e reforça a tradição do clube em emplacar atletas no maior evento de esportes coletivos das Américas.

Integrante da Seleção Brasileira de Boxe desde o ano passado e vice-líder do ranking nacional dos super pesados (+91kg), o atleta palestrino vai aos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez na carreira. Em 2018, ele se sagrou campeão paulista e brasileiro, além de faturar a medalha de ouro na 12ª edição da Copa del Pacífico, disputada no Equador.

“A classificatória foi uma prévia do que vou enfrentar no Pan. Adversários duros, de escolas tradicionais, que sempre trazem dificuldade. Consegui lutar com um deles, que é de Cuba, mas infelizmente não fui até o fim por conta de um corte no supercilho. Antes disso, consegui demonstrar um bom trabalho frente a um dos rivais mais difíceis. Estou muito feliz pela vaga e vou me preparar forte para o torneio”, declarou.

Natural de Santana de Parnaíba, interior de São Paulo, Cosme começou a praticar boxe em sua cidade natal aos 15 anos. Em 2012, após conquistar alguns títulos regionais, parou de se dedicar ao pugilismo por falta de apoiadores e estar desiludido com o esporte. Naquele momento, o atleta de 1,98m de altura foi convidado pela equipe técnica do Palmeiras a integrar a recém-inaugurada equipe de boxe do clube.

Sob o comando do experiente técnico Paco Garcia desde então, o atleta se sagrou hexacampeão estadual e tetracampeão brasileiro. Com apenas 24 anos de idade, Cosme é considerado por muitos o melhor pugilista super pesado do país, condição que o colocou novamente na Seleção Brasileira após alguns anos. Seu principal título defendendo o país foi a medalha de ouro da Copa La Romana, na República Dominicana, em 2014.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, quatro atletas do Palmeiras auxiliaram no treinamento dos pugilistas que representaram o Brasil na competição: Leanderson Conceição, Vinicius Barros, Jhonatan Conceição e Cosme Nascimento, todos pertencentes à equipe atual do Palmeiras e representantes das Forças Armadas, serviram de “sparring” para os competidores do país naquela ocasião.

Divulgação _ O pugilista palmeirense derrotou adversários sul-americanos na Copa del Pacifico, no Equador

Palmeiras no último Pan

Em 2015, a Sociedade Esportiva Palmeiras teve quatro expoentes em três modalidades dos Jogos Pan-Americanos e dos Jogos Parapan-Americanos, ambos disputados em Toronto, no Canadá. O Verdão esteve em solo canadense com Hugo Hoyama (técnico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa), Gui Lin (tênis de mesa), Sarah Nikitin (tiro com arco) e Julio Cesar de Oliveira (tiro com arco paralímpico).