Atletas do Verdão levam prêmios no Brasileiro de Levantamento de Peso

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

CBLP/Divulgação_Érica Souza foi vice-campeã da categoria até 63kgO departamento de levantamento de peso do Palmeiras faturou mais duas medalhas para sua vasta galeria. Pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado na Associação Atlética Banco do Brasil, em Belo Horizonte (MG), a palestrina Lilliam Hora, pela categoria 90kg e acima, ganhou o ouro, e Érica Souza, nos 63kg, ficou com a prata.

Ao todo, o Verdão contou com três atletas no torneio – Evelyn Silva e Silva não conseguiu a classificação para as etapas finais. O levantamento de peso da Sociedade Esportiva Palmeiras é comandado pelo treinador Luiz Gonzaga de Almeida, técnico do departamento desde 1967 e Presidente da Federação Paulista de Levantamento de Peso de 1991 a 2009.

Sobre o levantamento de peso olímpico

O levantamento de peso é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça. Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.