Levantamento de peso tem atleta campeão brasileiro e outras medalhas no Rio

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe de levantamento de peso olímpico do Palmeiras fez bonito no Campeonato Brasileiro Adulto e Sub-20 da modalidade, realizado entre quarta-feira (23) e sexta-feira (25), no CEFAN da Marinha do Rio de Janeiro (RJ).  Com grande tradição na modalidade, o Verdão terminou o torneio com uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze conquistadas – a principal conquista veio com Rogério Souza, campeão brasileiro juvenil na categoria +105 kg.

O torneio teve a participação de 107 atletas, sendo 41 mulheres e 66 homens. A primeira atleta do Palmeiras a subir ao pódio foi Érica Souza, terceira colocada em sua categoria. Na sequência, Natasha Fidélis sagrou-se vice-campeã Juvenil, seguida por Lilian Almeida, medalha de bronze no Adulto Feminino. Além do título de Rogério no Juvenil, o Verdão fechou a participação com Yuri Christoni, terceiro na prova de arremesso, e Felipe José Lima, quinto colocado no Adulto. Também em setembro, os atletas do Verdão também disputaram o Torneio Nacional Interclubes e faturaram medalhas.

A equipe do Palmeiras é comandada pelo técnico Luiz Gonzaga de Almeida desde 1967, um dos grandes nomes do levantamento de peso no Brasil. Ele disputou os Jogos Olímpicos do México, em 1968, e de 1972, em Munique, ambos como atleta. Ainda comandou a Seleção Brasileira nos Jogos de Seoul, em 1988, como treinador. O auxiliar técnico é o professor Marcelo Scassi.
[album]

Sobre o levantamento de peso olímpico

O levantamento de peso é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça. Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.