Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

Marcos Rocha marcou o seu quinto gol com a camisa do Palmeiras (Cesar Greco/Divulgação)

Perto do centésimo jogo pelo Palmeiras – atualmente possui 95 partidas –, o lateral Marcos Rocha chegou ao seu quinto gol pelo Verdão ao abrir o marcador na noite desta quarta-feira (22) frente o Ituano, pela primeira rodada do Campeonato Paulista 2020, vitória por 4 a 0 (os outros gols foram de Lucas Lima, Zé Rafael e Willian).

O jogador é figura frequente no time titular do Verdão. Desde 2018, ano em que chegou ao clube, divide com Mayke o protagonismo na vaga. Na mesma temporada em que chegou ao Alviverde, aliás, o camisa 2 já se sagrou campeão brasileiro no clube.

Apesar de não ser a principal função de um lateral marcar gols, Marcos Rocha já balançou as redes cinco vezes pelo clube. E, em todas elas, o Palmeiras venceu: vazou a meta rival em 06/05/2018, contra o Atlético-PR (3 a 1 pelo Brasileirão, na Arena da Baixada); em 06/03/2019, diante do Júnior Barranquilla-COL (2 a 0 pela Libertadores, em Barranquilla); em 28/04/2019, sobre o Fortaleza (4 a 0 pelo Brasileirão, no Allianz Parque); e em 02/06/2019, contra a Chapecoense (2 a 1 pelo Brasileirão, na Arena Condá).

Entretanto, não só apenas os gols e a assiduidade em campo que chamam a atenção. O atleta se destaca também em fundamentos técnicos e táticos dentro de campo que agradam a comissão esmeraldina e agregam valores também aos seus companheiros de time.

No Brasileiro do ano passado, por exemplo, Rocha encerrou o torneio como o top 1 de desarmes certos (ou seja, quando um jogador rouba a bola de seu adversário e a pelota continua sob posse de seu time); na ocasião, o camisa 2 do Alviverde fechou o campeonato como o atleta que mais atravancou jogadas rivais, com 103 desarmes, à frente de Gregore, do Bahia, com 102, e de Diogo Barbosa, seu companheiro de time, com 80 lances coibidos.

MARCOS ROCHA E AS ASSISTÊNCIAS

Com uma assistência no jogo desta quarta-feira, para o gol de Zé Rafael, Marcos Rocha só não foi garçom mais vezes na temporada dentre os palmeirenses do que o próprio camisa 8, a quem serviu – Zé acumula dois passes a gol em 2020 (um na Florida Cup, contra o New York City-EUA e outro no próprio duelo diante do Ituano nesta noite – ambos os passes foram para Willian Bigode).

Vale lembrar que, em 2019, o lateral-direito já havia o segundo principal assistente do elenco, com sete passes a gol, ao lado de Gustavo Scarpa – neste quesito, ambos ficaram atrás apenas de Dudu (líder disparado, com 18). Em 2018, também não ficou pra trás no quesito: somou oito assistências, ficando na quarta posição (atrás apenas de Willian, com nove, Lucas Lima, com 12, e de Dudu, com 19).

ÍNDICES DE M. ROCHA SEGUEM AFIADOS EM 2020

Além dos desarmes, o jogador já acumulou bons índices outrora de interceptações e cruzamentos. Neste último quesito, inclusive, de acordo com dados do Footstats – atualizados até o final da partida entre Palmeiras e Ituano desta quarta-feira (22) –, estreia do Campeonato Paulista 2020, Marcos Rocha já ocupa a segunda colocação dentre os jogadores com mais cruzamentos certos no certame (ou seja, quando a bola é cruzada, recebida e dominada pelo companheiro de time): foram dois toques na medida para deixar seus companheiros em chance real de marcar um gol. Neste quesito, apenas Bidu – lateral do Guarani –, com seis cruzamentos, supera Marcos Rocha.

WILLIAN SE ISOLA COMO 4º MAIOR GOLEADOR PALMEIRENSE DO SÉCULO XXI

Willian Bigode sempre vem traduzindo seu trabalho e esforço em gols: com o tento de hoje, chegou aos 40 gols pelo clube, se isolando na 4ª colocação dos que maiores artilheiros da agremiação neste Século (antes, dividia posição com Kleber Gladiador, com 39). Agora, Willian está a apenas um gol de igualar Valdivia (41). No topo da lista, estão Vágner Love (54 gols) e Dudu (68 gols).

LUCAS LIMA: DOIS GOLS NOS ÚLTIMOS DOIS JOGOS

Lucas Lima manteve sua regularidade em relação aos jogos disputados pelo torneio amistoso da Florida Cup. Contra o Ituano, o jogador marcou de pé de esquerdo, após chutar cruzado e cortar seu marcador, em jogada iniciada por Dudu. Antes disso, o meia havia marcado contra o New York City-EUA, na última partida do Alviverde. Com o tento, o camisa 20 chegou ao seu nono gol pelo Maior Campeão do Brasil.

Pela primeira vez desde junho de 2019, Lucas Lima participou pelo sexto jogo seguido do clube escalado dentre os 11 principais do time: foram os três últimos jogos de 2019 (diante do Flamengo, Goiás e Cruzeiro – Brasileirão) e agora os três deste ano (Atlético Nacional-COL e New York City-EUA, pela Florida Cup, e Ituano, pelo Campeonato Paulista).

De maio a julho do ano passado, ainda com o técnico Luiz Felipe Scolari, o camisa 20 completou a marca de oito jogos seguidos como titular (sua última grande sequência até então – da qual, agora, está a duas de igualar). Naquela oportunidade, a série de jogos do Verdão com Lucas Lima na titularidade foi: Sampaio Corrêa-MA (Copa do Brasil), Botafogo-RJ (Brasileirão), novamente o Sampaio Corrêa-MA (Copa do Brasil), Chapecoense, Athletico-PR, Avaí, Guarani e Internacional (todos pelo Brasileirão).